04/11/2021 às 17h39min - Atualizada em 04/11/2021 às 17h38min

Entenda como o Marketing Digital pode alavancar seu negócio

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O ano passado foi definitivamente um ano de muitos desafios. Afinal, os empreendedores do dia para a noite tiveram que se virar e começar a vender na internet. 

 

Até porque, o abre e fecha nas cidades não deixaram os comércios físicos funcionarem, exceto setores essenciais como supermercados e farmácias. 

 

Entendendo isso, mesmo chegando ao fim do ano de 2021, muita gente ainda tem dúvidas sobre como o Marketing Digital pode ajudar as empresas a venderem mais. Esse artigo vai tentar responder essa pergunta. Confira:

 

1- Relacionamento com o cliente

 

Muita gente só quer estar presente nas redes sociais para vender, e não tem nada de errado nisso. 

 

O problema é que as pessoas não estão nas redes sociais para comprar, e sim na maioria dos casos para se entreter.

 

Gerar valor pro cliente é essencial no Marketing Digital, e não estamos falando de muita coisa não, pode ser um simples ensinamento que vai fazer diferença na vida dele.


Sendo assim, use as redes sociais do seu negócio para criar relacionamento, gerar conexão e na hora certa fazer uma oferta. 

 

Outra coisa que muitas pessoas também erram é tentar criar um relacionamento com o cliente e focar apenas no Whatsapp e Instagram. 

 

Estar em todos os lugares é importante, ou seja, utilizar todos os canais de marketing é importante, como YouTube, Pinterest, Website, entre outros.

 

2- Fácil de escalar

 

Tendo dinheiro, as possibilidades são infinitas. Se nos meios de mídias tradicionais não é possível medir de fato quantas pessoas viram o anúncio, quantas compraram por causa dele, no meio digital é diferente. Os dados são uma verdadeira mina de ouro nos anúncios digitais.

 

É possível, por exemplo, enviar um anúncio direcionado a quem acessou o seu site e não fez nenhuma ação. Dá pra ir além, direcionando anúncios a quem acessou o site, adicionou no carrinho e não comprou.

 

Segundo o especialista na área, Isael Oliveira, são essas vantagens citadas nesse tópico que faz com que o marketing digital seja muito melhor do que as mídias tradicionais.

 

3- Tráfego de graça

 

Se o seu bolso está apertado, ou simplesmente não quer gastar muito, o Marketing Digital pode te ajudar nisso. 

 

É só investir em marketing de conteúdo, que é um tipo de marketing voltado a ganhar tráfego orgânico. 

 

Tráfego orgânico é o nome que se dá às pessoas que você consegue alcançar sem gastar com publicidade. Seria por exemplo investir em postagens nas redes sociais, artigos para o blog e email marketing. 

 

4- Bom para quem é pequeno

 

Se para anunciar nos principais canais abertos de TV é preciso desembolsar algumas centenas de milhares de reais, é possível anunciar nos canais do youtube com 100 reais.

 

É óbvio que não vai alcançar a mesma quantidade de pessoas, mas só de ter essa possibilidade o marketing digital já é muito democratico permitindo até mesmo pequenos negócios fazerem sua publicidade. 

 

Comparando o custo de se anunciar no digital e no físico com a panfletagem, é de assustar. 

 

Vale ainda ressaltar que no digital é possível saber de fato quantas pessoas leram o “panfleto digital”.

 

5- Formatos

 

Apesar de as plataformas dominantes serem o Facebook e o Google, a verdade é que dá para anunciar digitalmente em muitos lugares. 

 

De redes sociais menos conhecidas como TikTok e Pinterest, Twitter, até mesmo plataformas de publicidade nativas como Taboola, Mgid, Smarftfeed e Outbrain.

 

O bom de publicidades nativas é que elas não são intrusas, se parecem com as que vemos rolando o feed das redes sociais, só que em sites de notícias. 

 

Com isso, é possível obter altas taxas de cliques e conversão por um preço mais baixo do que nas plataformas de anúncios mais famosas (Facebook Ads e Google Ads).

 

6- Anunciar com Influenciadores

 

Já falamos nesse artigo de várias plataformas para anúncios, mas nenhuma delas tem o poder de um influencer falando bem da sua marca. 

 

Afinal, um influenciador pode trazer além de trazer as vendas, ainda traz na bagagem credibilidade.

 

E o marketing digital consegue unir essa credibilidade e poder de vendas dos influenciadores pelos dados que é possível obter disso, podendo saber qual foi o resultado real de se anunciar com aquele perfil. 

 

Fora isso, a internet possibilitou com que qualquer pessoa obtivesse voz podendo anunciar também em perfis pequenos, menores e com o preço mais baixo também.

 

7- Dados

 

E para finalizar o artigo, como mencionado nos tópicos anteriores, no marketing digital tudo se resume a dados. 

 

É possível realizar testes até para ver com qual preço o produto da sua loja se converte mais. São centenas de canais, muitos formatos que geram muitos dados para serem analisados. 

 

No marketing digital dados são ouro e com eles é possível fazer uma análise e testar podendo obter em uma só mudança, melhorias significativas que alavanque sua empresa. 

 

Se dados são ouro, picaretas são as ferramentas que podem ajudar o seu negócio a crescer no digital.

 

Ferramentas como Semrush, Google Analytics, Hotjar, Mailchimp permitem aos empreendedores obter dados, e utilizá-los, testá-los.

 

E então, quais dessas estratégias você pretende implementar para começar a escalar o seu negócio ainda esse ano?

 

Comente aqui embaixo o que achou do conteúdo :)

 
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