29/10/2021 às 14h16min - Atualizada em 29/10/2021 às 14h11min

Videogames e o impacto no desenvolvimento cognitivo das crianças?

Geralmente vistos como os vilões da educação, os videogames são alvos de muitas críticas e desconfianças por parte da sociedade, principalmente por pais, responsáveis e educadores. Os quais estão sempre preocupados com os jogos online que as crianças e os adolescentes tanto amam.

 

Acontece que os jogos online e os videogames só são um problema quando não existe a supervisão e a conferência de um adulto a respeito de quais jogos o filho joga, com quem joga, qual a temática do jogo e para qual faixa etária determinado game é indicado. 

Caso contrário, é um grande equívoco pensar que os videogames e jogos online trazem apenas malefícios para os jovens e para as crianças. Na verdade, é bem o contrário. Muitos jogos e videogames são capazes de conceder diversos benefícios, quando administrados da forma correta. 

 

Na realidade o uso dos jogos online e dos videogames deveria ser estimulado, ao invés de condenado. Pois com os games certos, é possível ajudar o jovem e a criança a desenvolver certas habilidades, estimular o cérebro e auxiliar em grande escala o desenvolvimento cognitivo. 

 

Se você tem um filho e deseja saber mais sobre como os jogos online podem ajudar no desenvolvimento cognitivo dele e auxiliar no aprendizado, continue lendo este artigo e veja de que forma os jogos podem beneficiar o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos e dos jovens.

Como o videogame auxilia no desenvolvimento da criança?

Quando os pais direcionam os jogos certos aos filhos e de forma correta, eles podem ajudar a ativar e a desenvolver várias partes do cérebro de forma simultânea, o que funciona como um importante e eficiente exercício para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. 

 

No caso de crianças muito pequenas, existem vários jogos online gratis que podem ajudar tanto a desenvolver essas funções cognitivas, quanto a fortalecer desde já o interesse da criança pelo aprendizado, o que será muito útil futuramente.

Sendo assim, você pode ver que os jogos online podem auxiliar crianças e jovens de todas as idades a desenvolver habilidades importantes para seu futuro profissional, escolar e também para todas as situações da vida em geral. 

 

Além disso, manter um contato com a tecnologia desde cedo é demasiadamente importante para crianças e jovens do século XXI, afinal de contas, esta é a era tecnológica e todos devem saber a importância disso e usar a tecnologia como for possível, seja apenas por diversão ou para o aprendizado. 

Benefícios dos videogames e jogos online para o desenvolvimento infanto juvenil

Agora que você já sabe como o videogame auxilia no desenvolvimento cognitivo e demais aprendizados das crianças e dos jovens, qual tal ver quais são alguns dos muitos benefícios que os games online podem proporcionar para eles?

Ajuda a desenvolver capacidades cognitivas

Os videogames ajudam as crianças e os jovens a desenvolver todas as capacidades cognitivas, como a memória a curto e a longo prazo e a coordenação motora. Ambas essas habilidades são essenciais para uma boa experiência na carreira acadêmica e profissional de um adulto bem-sucedido.

Ajuda a lidar com frustrações 

É comum que nos jogos online de todos os tipos às vezes se perde e às vezes se ganha. Essa variância entre perdas e ganhos permitirá que o jovem e a criança aprendam desde cedo a lidar com frustrações e a desenvolver resiliência. 

Além disso, as perdas farão com que ele aprenda a persistir e a nunca desistir até conseguir alcançar o objetivo que deseja. Outra qualidade imprescindível na vida de um adulto.

Ajuda a desenvolver o raciocínio lógico

A necessidade de pensar rápido e desenvolver estratégias nos jogos para que seja possível concluir todas as metas e objetivos impostos pela história para alcançar a vitória, é um exercício demasiadamente importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de melhorar também a habilidade de raciocinar de forma rápida e ágil.

Os videogames não são os vilões

Observou quanta intimidade existe entre os jogos online e o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado dos jovens e das crianças? Sendo assim, tente não ver os games como vilões e enxergue-os como grandes auxiliares do aprendizado e do desenvolvimento do seu filho. Assim, você ficará mais tranquilo quanto aos jogos e seu filho colherá todos os benefícios.


Acompanhe os nossos site para ficar por dentro de mais conteúdos como este!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp