30/09/2021 às 15h07min - Atualizada em 30/09/2021 às 15h05min

Como diminuir a bochecha? Conheça o procedimento de bichectomia

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Ao procurar como diminuir a bochecha na internet, é fácil encontrar diversos resultados com várias opções e um deles é o procedimento de bichectomia.
 
A cirurgia nas bolsas de bichat, que antes tinha fins odontológicos, passou a ser também uma opção para harmonizar a estética do rosto, deixando-o mais fino e harmônico.
 
O procedimento ficou conhecido porque alguns atores e personalidades famosas na mídia assumiram que fizeram bichectomia.
 
Hoje, a bichectomia masculina é uma das mais procuradas pelos homens que querem deixar seus traços mais harmônicos, além de ganhar mais definição.
 
Quer saber quem pode fazer e quando a bichectomia é indicada? Continue lendo e saiba tudo sobre o procedimento:
 
- O que é bichectomia?
- Quando o procedimento de bichectomia é indicado?
- Como é feita a bichectomia?
- Bichectomia masculina para harmonização facial
- Quanto custa uma bichectomia?
- Onde fazer bichectomia?

O que é bichectomia?

A bichectomia é um procedimento cirúrgico para diminuir a bochecha que remove as bolsas de bichat, que são bolsas de gordura que se acentuam na região malar, deixando o rosto sem tanta profundidade nas laterais.

 
No rosto existem diversas estruturas esponjosas que são protegidas por camadas feitas de gorduras.
 
As bolsas de bichat ou bolas de bichat são uma dessas estruturas que se estendem pelas laterais do rosto, indo das têmporas até a área da mandíbula.
 
Especialmente perto da área da bochecha (osso zigomático), a bolsa de bichat é mais densa e espessa, deixando o rosto mais volumoso.
 
Na cirurgia, a bolsa é retirada exatamente nessa região, modificando a marcação de profundidade no rosto, tornando o contorno facial mais fino.
 
Esse formato de rosto é influenciado fortemente pela genética de cada pessoa. Por isso, algumas possuem o rosto anguloso e oval sem profundidade e outras possuem essa característica naturalmente.
 

Imagem: Reprodução/Revista ISTOÉ.

Quando o procedimento de bichectomia é indicado?

Agora que você sabe que a bichectomia é um dos procedimentos de como diminuir a bochecha é importante saber também quando ele é indicado.
 
A primeira indicação é de caráter odontológico. Os pacientes que mordem a bochecha de maneira insistente, acabam provocando lesões doloridas na mucosa lateral da boca.
 
Dessa forma, a bichectomia é indicada para esses casos como forma de impedir que esse movimento continue.
 
Outra indicação da bichectomia é quando se está procurando como diminuir a bochecha para melhorar o contorno facial.
 
Esses pacientes possuem o rosto mais volumoso na região das bochechas e com isso não tem a definição acentuada.
 
Como é um procedimento cirúrgico, a bichectomia só deve ser realizada por um profissional especializado. Existem nervos motores e sensoriais, dutos de saliva e vasos sanguíneos na região que não podem ser danificados.

Cuidados do pré-operatório

Então, se ao procurar como diminuir a bochecha, você decidir pelo procedimento de bichectomia, é importante fazer todos os cuidados pré-operatórios.
 
Primeiro, o médico deve avaliar as condições de saúde do paciente. Ele pode pedir exames clínicos como o de sangue, radiografias e até um ultrassom, se necessário, para visualizar melhor as condições dessa parte do rosto.
 
Com essas informações, o médico pode ponderar as expectativas de sucesso da cirurgia e ter certeza que a bichectomia pode proporcionar um bom resultado. 
 
Existem alguns casos, em que os pacientes estão com sobrepeso ou apenas alguns quilos acima do peso ideal.
 
Fazer a bichectomia nesses casos pode gerar um resultado diferente, se o paciente perder peso depois, já que a gordura corporal influencia no formato do rosto.
 
Para evitar um resultado negativo, é importante levar esse e outros fatores que o médico deve levar em conta para que a cirurgia tenha o sucesso esperado.

Como é feita a bichectomia?

A bichectomia é feita por via intraoral, ou seja, pela parte interna da boca.
 
Através de uma incisão feita na altura das bolsas de bichat, é feita a remoção parcial (em casos raros é feita a remoção total) das estruturas.
 
Essa técnica acelera a cicatrização e não deixa marcas aparentes do lado de fora da pele.
 
A duração da cirurgia varia de caso para caso, mas dura em média de uma hora a uma hora e meia.
 
Como a técnica é feita em uma área sensível, o profissional que vai realizar a bichectomia deve ter a qualificação correta e experiência na modalidade.

Cuidados pós-operatório

O pós-operatório da cirurgia nas bolsas de bichat é bastante tranquilo. A região da incisão fica inchada nos primeiros dias, mas é uma reação normal.
 
Para evitar manchas na pele por causa de pequenos hematomas que podem surgir, é recomendado usar protetor solar todos os dias.
 
Esse procedimento de como diminuir a bochecha começa a ser percebido, em média, após três semanas da cirurgia. Depois de seis meses, o efeito da bichectomia no rosto é 100% visível.

Bichectomia masculina para harmonização facial

Atualmente, os homens estão mais vaidosos do que nunca e a bichectomia masculina é extremamente popular entre eles também.
 
Quando os procedimentos externos de harmonização facial não conseguem equilibrar as proporções faciais, a retirada das bolsas de bichat podem cumprir esse papel.
 
É importante consultar um bom médico para avaliar o seu rosto e as proporções para obter todas as informações para optar pela cirurgia com segurança.
 

Localização da bolsa de bichat. Imagem: Reprodução/Fosi Institute.

Quanto custa uma bichectomia?

O custo de um procedimento de bichectomia varia de acordo com a região do país e o médico escolhido para fazer o procedimento.
 
Além disso, é importante considerar outros gastos como anestesia e equipe médica.
 
A confiança no profissional é essencial, então não hesite em procurar mais de uma opinião e valorizar médicos com experiência em bichectomia.

Onde fazer bichectomia?

Procure profissionais perto de você que ofereçam a estrutura completa para fazer a bichectomia. Assim, você evita a necessidade de se deslocar e vai ter tudo que precisa em um lugar só.
 
Informe-se também sobre a qualidade dos equipamentos e da técnica que vai ser utilizada e se a equipe auxiliar tem a capacitação necessária.
 
Assim, você pode comparar orçamentos com mais segurança e escolher o melhor médico para diminuir a bochecha, sem prejudicar sua saúde.
 
Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do Instituto Maxilo Facial de apresentar os benefícios possíveis do procedimento de bichectomia para diminuir a bochecha e fazer a harmonização facial.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp