01/12/2020 às 18h20min - Atualizada em 01/12/2020 às 18h18min

Saiba como deixar sua empresa na primeira página do Google

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Chegar na primeira página do Google é o sonho de toda empresa que possui um site na internet e que conheça os benefícios que um bom posicionamento no Google pode trazer para o seu negócio.

 

Como dizem por aí, o Google é uma máquina de gerar vendas e para aproveitar o potencial dessa poderosa máquina em favor do seu negócio, tudo o que você precisa é aparecer na primeira página.

 

No entanto, há um pequeno empecilho nessa tarefa: A internet conta com uma infinidade de sites, muitos deles, talvez, no mesmo segmento que o da sua empresa. 

 

É como se o seu site estivesse correndo, a maratona da São Silvestre, com milhares de pessoas tentando chegar entre os primeiros lugares, alguns muito bem preparados e outros nem tanto. Mas, alguém tem que chegar em primeiro, não é mesmo?

 

Se você, fosse um corredor maratonista, teria duas escolhas, ficar para trás ou se preparar para chegar entre os primeiros. O mesmo acontece com o seu site, você pode deixá-lo ficar para trás ou prepará-lo para chegar entre os primeiros.

 

Mas, como preparar o seu site para chegar entre os primeiros e aparecer na primeira página do Google? A resposta é simples, por meio de técnicas avançadas de SEO.

 

O SEO é o melhor método de preparo para que o seu site apareça entre os primeiros resultados do Google. Vamos falar mais sobre o assunto. Continue conosco!

O que é SEO?

Para que você entenda, onde queremos chegar, o termo SEO, tem origem na língua inglesa e se refere a Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em uma tradução aproximada para o português.

 

Preparar o seu site por meio das técnicas de SEO, fará com que ele esteja pronto para assumir a primeira página do Google e uma boa colocação nesta corrida pela primeira página e pelo maior volume de vendas.

 

No entanto, aplicar técnicas de SEO, é como um treinamento para um campeão olímpico, são muitas as etapas e é preciso determinação.

 

Para que você tenha uma ideia, o Google leva em consideração mais de 200 fatores de SEO como critério para definir quem chega na primeira página. Sendo assim, começar a conhecer esses fatores e ir adaptando e preparando o seu site é o primeiro passo.

 

Como são muitos os fatores, listamos os mais importantes dentre eles, dividindo em dois grupos:

 

Estratégias de SEO On Page: Parte do SEO que depende única e exclusivamente da otimização do seu site.

 

Estratégias de SEO Off Page: Parte do SEO que depende de fatores externos, mas que também pode interferir no posicionamento do seu site.

Conhecendo as principais técnicas de SEO para aparecer na primeira página do Google

Finalmente, é hora de conhecer as técnicas mais importante de SEO para que um site apareça na primeira página do Google.

 

Começaremos falando sobre as estratégias On Page. Vamos nessa!

Estratégias On Page

Tamanho e qualidade dos conteúdos: Para o Google, tamanho é documento. 

 

De acordo com os critérios de posicionamento do algoritmo utilizado pelo Google, textos com maior número de palavras e caracteres são geralmente mais completos e portanto podem oferecer exatamente o que o usuário precisa, merecendo uma posição de destaque.

 

É claro, que a qualidade também precisa caminhar junto. Não adianta produzir um conteúdo com 10.000 palavras que não possua qualidade e relevância, o Google é inteligente a esse ponto.

 

Palavras-chave: As palavras chave precisam aparecer durante o texto e também nos títulos e subtítulos. 

 

Elas devem corresponder com exatidão ou proximidade aos assuntos mais buscados pelo público que deseja-se atingir.

 

Escaneabilidade: A escaneabilidade visa identificar se o conteúdo em questão é bem organizado, estrutura e de fácil leitura.

 

O Google definitivamente não gosta de conteúdos em grandes blocos de texto e sem imagens por exemplo. Isso dificulta a leitura!

 

Title tag: O Title Tag nada mais é do que o título dos conteúdos do seu site. Aqui não há muito segredo, eles precisam basicamente conter as palavras-chave para as quais o seu site deve posicionar na primeira página.

 

Meta description: A Meta Description, é o pequeno trecho que aparece logo abaixo do título nos resultados de busca do Google. Além de conter a palavra chave do texto, ele deve ser atrativo e capaz de chamar à atenção do público.

 

Heading Tags: As Heading Tags, são os subtítulos do texto, que precisam guardar relação com o assunto e conter as palavras chaves. Além disso, elas servem para auxiliar na organização da estrutura do conteúdo.

 

URL: A URL, nada mais é do que o endereço do seu site ou de uma página em questão. Como não poderia ser diferente, ela deve ter relação com o assunto abordado.

 

Links internos e externos: Links internos levam para outras páginas de um mesmo site e links externos para outros sites.

 

Ambos são importantes para uma boa otimização SEO.

 

Responsividade: A responsividade é a capacidade que um site possui de se adaptar a diferentes dispositivos, como tablets, smartphones e notebooks, mantendo a qualidade da navegação.

 

Sem dúvidas, um fator muito importante para o Google.

Estratégias Off Page

Agora que você já conheceu um bom número de estratégias On Page para otimização SEO, é hora de conhecer alguns critérios Off Page.

 

Backlinks: Os Backlinks nada mais são do que links que outros sites podem utilizar para fazer referência ao seu site.

 

Imagine por exemplo, o número de acessos que um link na página principal do G1, poderia trazer para o seu site.

 

Menções à marca:  A inteligência artificial do Google já consegue identificar menções à marca, mesmo que sem qualquer tipo de linkagem.

 

O Google sabe que quanto maior o número de menções, mais importante é o seu site, passando a destacá-lo cada vez mais nos resultados de busca.

 

Buscas diretas: Por fim, vale citar também as buscas diretas, que é quando os usuários buscam diretamente pelo nome do seu site no Google.

Sua empresa na primeira página do Google: Considerações Finais

Sem dúvidas são muitos os fatores que podem contribuir para que o seu site apareça na primeira página do Google.

 

Citamos aqui, apenas alguns fatores, dentre os mais conhecidos e este conteúdo ficou extenso.

 

Sendo assim, o melhor mesmo a se fazer para posicionar o seu site na primeira página do Google, é contar com a expertise de uma agência de SEO ou de profissionais que realmente entendem do assunto, como os especialistas em SEO.

 

Sem dúvidas, o investimento valerá muito à pena. Afinal, como falamos logo no início deste conteúdo. O Google, é uma verdadeira máquina de vendas!

 
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