Chegar na primeira página do Google é o sonho de toda empresa que possui um site na internet e que conheça os benefícios que um bom posicionamento no Google pode trazer para o seu negócio.
Como dizem por aí, o Google é uma máquina de gerar vendas e para aproveitar o potencial dessa poderosa máquina em favor do seu negócio, tudo o que você precisa é aparecer na primeira página.
No entanto, há um pequeno empecilho nessa tarefa: A internet conta com uma infinidade de sites, muitos deles, talvez, no mesmo segmento que o da sua empresa.
É como se o seu site estivesse correndo, a maratona da São Silvestre, com milhares de pessoas tentando chegar entre os primeiros lugares, alguns muito bem preparados e outros nem tanto. Mas, alguém tem que chegar em primeiro, não é mesmo?
Se você, fosse um corredor maratonista, teria duas escolhas, ficar para trás ou se preparar para chegar entre os primeiros. O mesmo acontece com o seu site, você pode deixá-lo ficar para trás ou prepará-lo para chegar entre os primeiros.
Mas, como preparar o seu site para chegar entre os primeiros e aparecer na primeira página do Google? A resposta é simples, por meio de técnicas avançadas de SEO.
O SEO é o melhor método de preparo para que o seu site apareça entre os primeiros resultados do Google. Vamos falar mais sobre o assunto. Continue conosco!
Para que você entenda, onde queremos chegar, o termo SEO, tem origem na língua inglesa e se refere a Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em uma tradução aproximada para o português.
Preparar o seu site por meio das técnicas de SEO, fará com que ele esteja pronto para assumir a primeira página do Google e uma boa colocação nesta corrida pela primeira página e pelo maior volume de vendas.
No entanto, aplicar técnicas de SEO, é como um treinamento para um campeão olímpico, são muitas as etapas e é preciso determinação.
Para que você tenha uma ideia, o Google leva em consideração mais de 200 fatores de SEO como critério para definir quem chega na primeira página. Sendo assim, começar a conhecer esses fatores e ir adaptando e preparando o seu site é o primeiro passo.
Como são muitos os fatores, listamos os mais importantes dentre eles, dividindo em dois grupos:
Estratégias de SEO On Page: Parte do SEO que depende única e exclusivamente da otimização do seu site.
Estratégias de SEO Off Page: Parte do SEO que depende de fatores externos, mas que também pode interferir no posicionamento do seu site.
Finalmente, é hora de conhecer as técnicas mais importante de SEO para que um site apareça na primeira página do Google.
Começaremos falando sobre as estratégias On Page. Vamos nessa!
Tamanho e qualidade dos conteúdos: Para o Google, tamanho é documento.
De acordo com os critérios de posicionamento do algoritmo utilizado pelo Google, textos com maior número de palavras e caracteres são geralmente mais completos e portanto podem oferecer exatamente o que o usuário precisa, merecendo uma posição de destaque.
É claro, que a qualidade também precisa caminhar junto. Não adianta produzir um conteúdo com 10.000 palavras que não possua qualidade e relevância, o Google é inteligente a esse ponto.
Palavras-chave: As palavras chave precisam aparecer durante o texto e também nos títulos e subtítulos.
Elas devem corresponder com exatidão ou proximidade aos assuntos mais buscados pelo público que deseja-se atingir.
Escaneabilidade: A escaneabilidade visa identificar se o conteúdo em questão é bem organizado, estrutura e de fácil leitura.
O Google definitivamente não gosta de conteúdos em grandes blocos de texto e sem imagens por exemplo. Isso dificulta a leitura!
Title tag: O Title Tag nada mais é do que o título dos conteúdos do seu site. Aqui não há muito segredo, eles precisam basicamente conter as palavras-chave para as quais o seu site deve posicionar na primeira página.
Meta description: A Meta Description, é o pequeno trecho que aparece logo abaixo do título nos resultados de busca do Google. Além de conter a palavra chave do texto, ele deve ser atrativo e capaz de chamar à atenção do público.
Heading Tags: As Heading Tags, são os subtítulos do texto, que precisam guardar relação com o assunto e conter as palavras chaves. Além disso, elas servem para auxiliar na organização da estrutura do conteúdo.
URL: A URL, nada mais é do que o endereço do seu site ou de uma página em questão. Como não poderia ser diferente, ela deve ter relação com o assunto abordado.
Links internos e externos: Links internos levam para outras páginas de um mesmo site e links externos para outros sites.
Ambos são importantes para uma boa otimização SEO.
Responsividade: A responsividade é a capacidade que um site possui de se adaptar a diferentes dispositivos, como tablets, smartphones e notebooks, mantendo a qualidade da navegação.
Sem dúvidas, um fator muito importante para o Google.
Agora que você já conheceu um bom número de estratégias On Page para otimização SEO, é hora de conhecer alguns critérios Off Page.
Backlinks: Os Backlinks nada mais são do que links que outros sites podem utilizar para fazer referência ao seu site.
Imagine por exemplo, o número de acessos que um link na página principal do G1, poderia trazer para o seu site.
Menções à marca: A inteligência artificial do Google já consegue identificar menções à marca, mesmo que sem qualquer tipo de linkagem.
O Google sabe que quanto maior o número de menções, mais importante é o seu site, passando a destacá-lo cada vez mais nos resultados de busca.
Buscas diretas: Por fim, vale citar também as buscas diretas, que é quando os usuários buscam diretamente pelo nome do seu site no Google.
Sem dúvidas são muitos os fatores que podem contribuir para que o seu site apareça na primeira página do Google.
Citamos aqui, apenas alguns fatores, dentre os mais conhecidos e este conteúdo ficou extenso.
Sendo assim, o melhor mesmo a se fazer para posicionar o seu site na primeira página do Google, é contar com a expertise de uma agência de SEO ou de profissionais que realmente entendem do assunto, como os especialistas em SEO.
Sem dúvidas, o investimento valerá muito à pena. Afinal, como falamos logo no início deste conteúdo. O Google, é uma verdadeira máquina de vendas!