Muito provavelmente você já deve ter ouvido que investir nas redes sociais deixou de ser uma opção há muito tempo, e passou a ser uma necessidade, certo? Afinal, trata-se de canais valiosos para construir uma relação positiva e duradoura com o público.
No entanto, muitos empreendedores ainda negligenciam a importância de promover seus produtos e serviços nas redes sociais; ou mesmo a relevância dos canais como plataformas de relacionamento. Mas chegou a hora de desmistificar essa ideia!
Nesse sentido, é importante mencionar que saber como utilizar as redes sociais para manter uma relação mais próxima com o público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, é necessário, antes de mais nada, fazer um bom planejamento de marketing.
Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 passos simples para que você possa criar uma estratégia de marketing nas redes sociais. Continue lendo e confira! Lembre-se que sempre poderá contar com a ajuda de um freelance web designer.
Antes de tudo, vale destacar que tudo em marketing exige planejamento. Afinal, de nada adianta ficar criando perfis e páginas se você não tem um planejamento estratégico para servir como diretriz para suas ações.
É claro que a parte prática é muito mais interessante. No entanto, sem um planejamento estratégico, você acabará desperdiçando tempo e dinheiro com estratégias que não lhe trarão bons resultados.
Vamos imaginar que você queira promover a sua marca de sensor de temperatura e umidade nas redes sociais. Assim, é essencial elaborar um bom planejamento a partir da análise do seu mercado.
O próximo passo para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é definir o que a sua marca espera das mais diversas mídias sociais. Geralmente, as empresas possuem os seguintes objetivos:
Exposição da marca: fazer com que a marca seja cada vez mais conhecida pelo público;
Geração de tráfego: um dos objetivos comuns nas redes sociais é gerar tráfego qualificado para o site, visando aumentar o número de visitas de página e, assim, criar mais oportunidades de conversão;
Geração de leads: criação de interesse pelos produtos e serviços da marca;
Vendas: ações que visam exclusivamente a venda de algum tipo de produto ou serviço.
Escolher os canais que você irá utilizar na sua estratégia é fundamental. Para isso, é preciso que você faça uma pesquisa de público-alvo e identifique quais são as redes sociais mais utilizadas por ele.
Suponhamos que você trabalhe com SPDA para raio. Por se tratar de uma área B2B, é interessante apostar no Linkedin para estabelecer conexões profissionais e falar um pouco mais sobre o seu negócio.
Por fim, vale mencionar que os consumidores se conectam com histórias. Sendo assim, de nada adianta ficar ‘’empurrando’’ produtos e serviços nas redes sociais. É necessário criar conteúdos que eduquem, informem e engajem os usuários.
Pense que os seus seguidores buscam comprar imã de neodímio. Nesse sentido, você pode promover conteúdos voltados a esse nicho, visando tirar dúvidas e manter os usuários bem informados.