04/11/2020 às 17h42min - Atualizada em 04/11/2020 às 17h41min

3 Dicas de Marketing Digital Para Começar Hoje

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Marketing Digital significa simplesmente esforços de marketing realizados online: por meio de seu site, blog, perfis de mídia social, Ads, SEO, etc. Basicamente, qualquer coisa que sirva ao propósito de promover seu negócio e exija uma conexão com a internet pode se dizer que seja parte do marketing digital.

 

Se você está começando a considerar a inclusão de esforços de marketing digital em suas estratégias de marketing convencional, pode ser difícil saber por onde começar.

 

O que eu coloquei aqui não é de forma alguma uma lista exaustiva de como entrar no marketing digital. Em vez disso, meu objetivo aqui é aliviar a pressão, para que você não precise começar do zero com seus esforços e fazer tudo de uma vez.

 

Sim, uma estratégia de marketing digital é essencial para empresas que desejam competir no mercado moderno. Confira essas 3 dicas abaixo para começar hoje!

 

1- Comece a criar um conteúdo melhor 

 

Mesmo que seu site não tenha o design mais moderno, você pode começar a criar um conteúdo melhor agora mesmo. Mas o que realmente é "conteúdo melhor?" Isso significa conteúdo que seu público-alvo realmente deseja ler, que seja relevante para ele. 

 

Isso significa sair das táticas de venda mais tradicionais e oferecer conteúdo que eduque seu público que vá além dos recursos e benefícios do seu produto.

 

Os consumidores desejam saber diferentes tipos de informações sobre seus produtos e segmento com base em onde eles estão no seu funil de vendas:

 

Os consumidores no topo do seu funil procuram informações mais genéricas, como dicas e tendências. Os consumidores mais no fundo do funil de vendas irão procurar informações mais específicas e técnicas do seu produto.

 

Se o seu público acredita que você é o especialista em sua área, você não precisará convencê-los de que seus produtos são melhores, pois isso estará implícito.

 

Claro que descobrir exatamente quem é o seu público-alvo e o que eles querem saber levará algum tempo, por isso é tão importante a construção de um modelo de persona e se comunicar diretamente com ele. 

 

Se você não realizou uma pesquisa adequada sobre o seu público - incluindo como eles pesquisam os produtos, o que desejam em um produto e como ganhar sua fidelidade - nos últimos três anos, não pode ter certeza se está entregando as informações certas para o público certo.

 

Mas, não se preocupe. Você ainda pode começar a criar um conteúdo mais otimizado hoje com base no que você conhece. 

 

Aqui estão 3 etapas para ajudá-lo a começar a criar um conteúdo mais direcionado:

 

Passo 1

 

Faça uma lista de perguntas que você sabe que seus clientes (ou mesmo os clientes de seus clientes) têm.

 

Um ótimo conteúdo serve a um propósito imediato, é acionável e atinge um ponto problemático.

 

Aqui estão alguns recursos que podem ter alguns insights sobre o que seus clientes em potencial desejam saber:

 
  • Se você tiver uma central de atendimento ao cliente, verifique os registros de chamadas para ver quais são as 5 a 10 perguntas mais comuns.

  • Entre em contato com alguns clientes fiéis para descobrir o que eles querem saber das empresas que fabricam sua categoria de produto.

  • Pergunte a seus distribuidores que perguntas os deixam perplexos quando seus clientes perguntam sobre seu produto.

 

Passo 2

 

Use essa lista para criar uma nova lista de artigos para blog (ou conteúdo de página da web) que responderá a essas perguntas de forma sucinta e clara.

 

Antes de começar a publicar artigos de blog, dê uma olhada nas páginas do seu site e veja se as respostas para alguma dessas perguntas devem ser colocadas em uma página relevante.

 

Passo 3

 

Comece a escrever.

 

Sim, existe um processo muito mais profundo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo completa. Sim, ter uma estratégia de conteúdo definida e documentada que inclua objetivos de negócios, uma voz clara da marca e muito mais é, em minha opinião, essencial para o sucesso futuro de sua empresa e de seu conteúdo.

 

Mas essas coisas levam semanas, até meses para serem descobertas e mais ainda para serem implementadas, mas comece aos poucos e vá aprimorando. 

 

2- Aumente os pontos de conversão em seu site

 

Os pontos de conversão são simplesmente lugares onde os visitantes do seu site podem inserir suas informações de contato em troca de algo seu.

 

Às vezes, a “conversão” significa que eles colocam algo em seu carrinho de compras online e fornecem suas informações de pagamento em troca do produto.

 

Mas, nem sempre precisa ser uma troca desse nível. 

 

A conversão também pode significar a inscrição em um boletim informativo, o download de um e-book ou a inscrição em um webinar que você está desenvolvendo.

 

Você provavelmente já tem um formulário de boletim informativo, um formulário de contato e, possivelmente, um recurso de comércio eletrônico.

 

E embora você queira deixar todos esses pontos de contato claros para o seu público, também deseja aumentar os pontos de conversão para atrair mais leads.

 

A conversão é crucial, porque uma vez que você começa a reunir informações de contato, você pode começar a nutrir seus leads. 

 

Mesmo que seus pontos de conversão atuais não tenham um desempenho tão bom, isso não significa que seu público não esteja interessado em ouvir você.

 

Mais provavelmente, significa que você não mostrou a eles que seu conteúdo os ajudará, que irá sanar suas dores. Mas, isso está prestes a mudar.

 

Lembra de todo aquele ótimo conteúdo que você vai começar a criar? Bem, se for muito, muito bom, então você pode colocar parte dele atrás de um formulário que pede ao leitor para inserir suas informações de contato se quiser continuar a ler o que você escreveu.

 

Antes de prosseguirmos, aqui vai uma dica importante sobre formulários e como solicitar informações de contato:

 

Não peça muitas informações!

 

Você deseja que a qualidade e a quantidade das informações estejam diretamente relacionadas à quantidade de informações de contato que você está solicitando. Lembre-se de que você pode começar a gerar leads com apenas um endereço de e-mail.

 

Faça seu público sentir que está recebendo mais do que dando. Isso significa um conteúdo realmente bom para apenas uma quantidade mínima de informações de contato. Pedir seu nome e endereço de e-mail deve ser suficiente para começar.

 

É claro que há exceções à regra de pedir apenas 2 ou 3 informações. Existem diferentes tipos de formulários e diferentes incentivos que irão encorajar os visitantes do seu site a oferecer mais informações.

 

Comece a enviar mensagens direcionadas 

 

Primeiro, pense no que você NÃO faz:

 

Você não continua a enviar a todos exatamente a mesma atualização, exatamente ao mesmo tempo, com as mesmas informações?

 

Você certamente não olha as informações particulares de cada indivíduo e envia a eles o conteúdo que mais interessa com base em como eles interagiram com o seu site. Isso é chamado de “mensagem direcionada” ou “personalizada”.

 

Ao alimentar seu público com conteúdo sobre estratégias de vendas, você está mostrando que está nisso com eles. Então, quando eles tiverem que escolher entre o seu produto e o do concorrente, eles terão mais chances de escolher você, porque você os ajudou a cumprir suas metas de vendas.

 

Enquanto você está aumentando seus novos esforços digitais e leads estão lentamente aparecendo, você será capaz de rastrear suas ações e enviar mensagens direcionadas manualmente.

 

Mas, à medida que sua nova gestão de marketing digital comece a decolar, será quase impossível verificar manualmente, escrever mensagens e enviá-las para seus respectivos leads todos os dias.

 

O software de automação de marketing permite que você configure o rastreamento de eventos, envie mensagens com base em como seu público interage no seu site e, em seguida, envie mensagens de acompanhamento com base no fato de eles abrirem seu e-mail, clicarem nos links do e-mail ou nem mesmo perceberem. 

 

Embora você não possa configurar a automação de marketing em um piscar de olhos, você pode colocá-la em pleno funcionamento em cerca de 3 a 6 meses. E para algo que pode potencialmente aumentar sua taxa de cliques de e-mail em 152%, o que é muito interessante para sua empresa.

 

O que achou dessas 3 dicas simples? Comece a estruturar essas estratégias hoje e acompanhe os resultados de perto!

 

Guest post produzido por Accenda Digital

 
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