03/11/2020 às 12h42min - Atualizada em 03/11/2020 às 12h36min

Como o marketing Digital pode te ajudar neste momento

Em 26 de fevereiro deste ano foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no Brasil e, de lá pra cá, a sociedade sofreu transformações significativas em todos os setores. 

 

As incertezas e urgências provocadas pela pandemia trouxe prejuízos incalculáveis. É o caso do número de empreendimento que fecharam as portas devido às exigência do isolamento social e o período de quarentena.

 

Segundo dados divulgados pelo IBGE em junho, mais de 716 mil empresas - pequenas e médias em sua grande maioria, e responsáveis por 80% dos empregos formais no país - encerraram as atividades, e as que conseguiram se manter foram obrigadas a reduzir o quadro de funcionários, provocando o um número recorde na taxa de desemprego, chegando a atingir quase 14 milhões de pessoas.

 

Por conta dessa situação, as relações, as interações, a comunicação, o trabalho a locomoção, etc. sofreram mudanças significativas. Se reinventar para sobreviver nesse contexto virou regra.

 

Diante dessa nova realidade, a internet e a tecnologia tem sido de grande importância para o processo de adaptação e manutenção de muitos negócios, além de alternativa ao desemprego para muitas pessoas. 

 

O investimento em marketing digital  se tornou uma possibilidade indispensável para driblar os problemas.

O que é marketing digital

O marketing digital pode ser definido como conjunto de estratégias e ações utilizadas para promover produtos, serviços e empresas na internet ou em dispositivos eletrônicos, de forma a satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor e conduzi-lo na finalização de uma compra.

 

Ele se impôs como a forma mais eficiente para atrair e cativar o cliente, além de ser um meio de alcançar um público maior e fortalecer a presença de um empreendimento na internet.

Como o marketing digital pode te ajudar

Após essa breve explicação sobre o que é marketing digital, fica fácil entender sua importância para a sobrevivência das empresas afetadas pela pandemia.

 

E como implementar ações de marketing no cotidiano de seu negócio, ou buscar oportunidades de atuação como profissional da área é uma opção acertada e viável para sair do sufoco.

1. Se você quer manter ou alavancar o seu negócio

 

Quando você aplica estratégias de marketing digital em sua empresa, as chances de sofrer um impacto muito negativo se tornam pequenas.

 

O marketing digital vai te auxiliar a desenvolver métodos que aumentam sua presença na internet, a perceber e acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, a tornar sua marca mais próxima do cliente e conhecê-los melhor para oferecer conteúdos de valor.

 

Táticas como:

 
  • A Otimização para Motores de Busca (SEO), que potencializam o ranqueamento de sites nas páginas de busca, como o google; 

  • O marketing de conteúdo, que tem a função de criar, promover e compartilhar conteúdos relevantes para atrair pessoas; 

  • E o Inbound Marketing, que é um tipo de publicidade online, produzida para atrair um público através das mais variadas mídias digitais, e  persuadi-lo a realizar uma ação desejada pela empresa.

 

Podem ser a chave para garantir o sucesso de um empreendimento em meio ao caos.

 

Se você possui condições, investir em um profissional qualificado e competente para te ajudar a implementar essas estratégias, de maneira eficiente, é uma boa escolha.

 

Caso isso não seja possível, estudar sobre elas, se manter atualizado e dedicar tempo para dominá-las fará toda diferença e os resultados serão bastante positivos.

 

O mais importante é que você esteja ciente da necessidade de utilizar as ferramentas do marketing digital para manter sua empresa saudável.

 

2. Se você está desempregado ou quer uma renda extra

 

Além de promover um ganho significativo para as empresas, trabalhar com marketing pode ser uma saída promissora neste momento de crise. 

 

Para começar, você precisa de um meio eletrônico com acesso à internet, e muita vontade, foco e dedicação no processo de aprendizado e desenvolvimento das habilidades certas, até começar a oferecer serviços como um freelancer.

 

Na internet, você encontra cursos gratuitos, como o de Gestão de Redes Sociais, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para ajudá-lo a iniciar no marketing digital e encolher a área com a qual mais se identificar.

 

Veja algumas vantagens de trabalhar como freelancer:

 
  • Possibilidade de aumentar seus ganhos e ter uma renda extra;

  • Inserção no mercado freelancer e se tornar um profissional;

  • É uma atividade que pode ser realizada de casa, mas é necessário se atentar para a criação de uma rotina de trabalho, com muito planejamento, organização e disciplina;

  • Flexibilidade nos horários e melhor gestão do tempo;

  • Autonomia;

  • Menos despesas, pois com o sistema home office,seu gastos com comida, gasolina ou ônibus diminuem.

 

Para finalizar, saiba quais áreas do marketing digital você pode atuar:

 
  1. Redator - escrita de textos e artigos para internet;

  2. Social mídia - profissional que cuida das redes sociais de uma empresa;

  3. Marketing de afiliados - você promove produtos de uma empresa e a cada venda realizada recebe uma comissão;

  4. Design - Produz conteúdo visual como materiais gráficos, logos, imagens e infográficos;

  5. Tradutor de textos;

  6. Edição de vídeos.






 
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