26/10/2020 às 08h35min - Atualizada em 26/10/2020 às 08h34min

Como cortar vídeo em 2 clipes usando programa do PC

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Uma das melhores formas de salvar momentos importantes é com registros em vídeo. Com o avanço da tecnologia, existem softwares que permitem recortar e combinar vídeos em um mesmo projeto. Saiba como cortar vídeo em 2 clipes usando programa do PC neste artigo!

Edição de vídeo no PC

Para deixar suas memórias mais dinâmicas, transformando fotos e vídeos em um projeto audiovisual, você vai precisar de um bom software de edição de vídeo.

Constantemente indicado por seus recursos exclusivos, o programa para fazer vídeo Filmora9 é a opção mais completa para quem deseja fazer desde edições simples, como cortar vídeo em 2 clipes, até criar projetos avançados, como a ferramenta de Chroma-key, que permite transformar qualquer cenário.
 

Imagem: Filmora9

Outros pontos que fazem do Filmora9 uma boa escolha são os efeitos de transição de vídeo e áudio pré configurados. O banco de transições permite que o usuário personalize sua produção da forma que preferir, de uma forma fácil e muito intuitiva.

Além disso, você pode inserir legendas e elementos em marca d’água nos seus vídeos, ideal para produções com foco empresarial. É possível aplicar uma vinheta no início ou no decorrer do vídeo, por meio do banco de animações do Filmora9.

Ao concluir seu projeto, o Filmora9 apresenta uma série de configurações prontas para exportar o vídeo no formato correto de cada plataforma. É possível ainda conectar sua conta no YouTube, para que ao final do processo de exportar o vídeo, ele seja automaticamente publicado em seu canal.

O Filmora9 é um dos programas de edição de vídeo gratuitos para o computador, com uma segunda versão mais completa em que é necessário pagar uma licença para utilizar. É no uso diário que você vai conseguir identificar se precisa da versão completa ou se o Filmora9 básico é suficiente.

Como cortar vídeo em 2 clipes usando programa do PC

No Filmora9, existem dois métodos para cortar um vídeo em 2 clipes: manualmente ou com a ferramenta de detecção de cena. Como todos os recursos do software, ambas as formas são bem simples de realizar.

Cortar o vídeo manualmente:

  1. Após abrir o Filmora9 e importar o vídeo para a área de trabalho, arraste a mídia para a linha de tempo, onde é apresentado o vídeo e o áudio do projeto;
  2. Com o mouse, posicione o cursor de reprodução exatamente na posição em que deseja dividir o clipe;
  3. Clique com o botão direito e selecione a opção Dividir ou no ícone de tesoura. Pronto!

cortar uma parte do vídeo

cortar uma parte do vídeo

Imagem: Filmora9

Cortar o vídeo com a ferramenta de detecção de cena:

Esse é um dos recursos mais interessantes do Filmora9 na edição básica. Trata-se de uma ferramenta que identifica as diferenças das cenas, apresentando ao usuário opções do que excluir. Para utilizar:

  1. Na Biblioteca de Mídia, onde os vídeos que você trouxe para o software estão apresentados, selecione o vídeo que você deseja trabalhar;
  2. Em cima deste vídeo, clique com o botão direito e selecione a opção Detecção de Cena. Na nova janela que aparece na tela, clique em Detectar;
  3. A ferramenta pode levar alguns segundos para fazer seu trabalho. Quando as cenas forem detectadas, é só selecionar aquela que você não quer mais e clicar em Excluir.
 

Detecção de Cena

Detecção de Cena

Imagem: Filmora9

Combinando 2 ou mais clipes em um mesmo projeto

Depois do sucesso de redes sociais como o Tik Tok, que é hoje o líder em downloads de aplicativos, muita gente se interessou pela edição de vídeo, utilizando programas mais completos.
É muito comum que, após cortar um clipe, o usuário ter o desejo de unir partes de um vídeo em um mesmo projeto, criando um grande compilado. O Filmora9 oferece esse recurso. Veja como!
  1. Importe para a Biblioteca de Mídia os arquivos que você deseja juntar;
  2. Se preciso, corte partes dos clipes, seguindo as dicas apresentadas anteriormente;
  3. Posicione os vídeos na ordem desejada, na linha do tempo. Basta clicar e manter o mouse pressionado, movimentando um clipe pela faixa de edição;
  4. Para dar um acabamento ainda melhor, utilize os efeitos de transição do Filmora9.

find filters

find filters

Imagem: Filmora9

 

Dessa forma, em poucos passos, você consegue elaborar suas primeiras produções. O Filmora9 conta com um canal no YouTube próprio, com tutoriais que ajudam a começar a editar um vídeo.

E ainda que o PC tenha um programa nativo, o Story Remix que surgiu como substituto do Windows Movie Maker, o software não conta com tantos recursos quanto o Filmora9, além de não ser tão intuitivo. Por isso, a sugestão é sempre utilizar o Filmora9 para suas edições.


 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp