06/10/2020 às 00h21min - Atualizada em 06/10/2020 às 00h20min

Procura por curso online cresce durante o período de quarentena

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus pegou todo mundo de surpresa e mudou nossas vidas. A única certeza é que nada será como antes e foi preciso ajustar de maneira quase simultânea as formas que a sociedade conduzia suas práticas e dinâmicas. Mudanças na rotina do trabalho, da educação, da saúde, do lazer e nas relações humanas foram obrigatórias.

 

Para driblar todas as incertezas que são consequência deste momento, as pessoas buscam forma de lidar com o isolamento e o afastamento social, e com a quarentena. Nunca se falou tanto das possibilidades do trabalho remoto, e da educação à distância, por exemplo. 

 

O aumento exponencial da busca por cursos online, são um sintoma de como as pessoas têm se organizado para buscar qualificação, novos conhecimentos e formas de passar o tempo. 

 

Desemprego durante a pandemia

 

Segundo dados mais recentes do IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística), o número de desempregados no brasil teve crescimento recorde, e pelo menos, 13,1 milhões - e este número pode ser bem maior - de pessoas aguardam por uma oportunidade de trabalho.

 

Diante desses desafios, muitas pessoas tem buscado alternativa na informalidade, e procurado se adaptar às rápidas transformações ocorridas no mundo do trabalho e à exigências dos empregadores. O manuseio de novas tecnologias para interação à distância e o home office viraram tendência, mas essa realidade ainda é uma novidade para muita gente.

 

Neste cenário, muitos empregos estão sendo fechado, algumas atividades estão perdendo espaço e novas profissões, serviços e setores estão surgindo ou sendo substituídos ou sofrendo. É preciso se reinventar e se atualizar para conseguir sobreviver às novas demandas do mercado de trabalho, é aqui que os cursos online desempenham uma função significativa.

 

A popularização dos cursos online

 

Neste mundo em constante transformação e cheio de incertezas causadas pela pandemia, a busca por conhecimento e novos aprendizados é uma questão de sobrevivência no mercado de trabalho. As pessoas começaram a perceber a educação à distância e os cursos online, como possibilidade para se atualizar e se preparar para um mundo completamente diferente do que era antes.

 

Desde o início da pandemia, a educação à distância se tornou uma das únicas alternativas para continuar estudando e com o objetivo de atender esta demanda crescente, muitas empresas do ramo,  passaram a oferecer em suas plataformas umas série de cursos, nas mais diversas áreas, de forma gratuita ou paga.

 

É possível encontrar uma grande variedade de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, tanto de nível universitário, profissionalizantes, quanto cursos livres e de duração mais curta, nos mais variados formatos.

Vantagens do curso online

As recomendações para cumprimento da quarentena, e a impossibilidade para realização de cursos presenciais, fizeram com que as pessoas entendessem as vantagens que  formação online pode oferecer.

 

Além de poder começar e finalizar um curso na comodidade de casa, as pessoas que optam por esse tipo de ensino, contam com a flexibilidade nos horários, que permite uma organização de acordo com o ritmo de aprendizado, suas horas disponíveis e as demandas do dia-a-dia.

 

Algumas empresas passaram a disponibilizar cursos gratuitos nas mais diferentes áreas, para incentivar as pessoas a ficarem em casa cumprindo a quarentena, mas um curso online costuma ser mais barato e garante uma economia significativa de dinheiro e tempo  já que não será necessário gastar com deslocamento.

 

A maioria dos cursos online, contam com a disponibilização de certificados de conclusão, o que é muito importante para aquelas pessoas que desejam turbinar o currículo para aumentar as chances e a oportunidade de uma promoção, ou da conquista de um novo emprego.

 

O profissional do futuro

 

Há muitos anos se fala desse profissional do futuro, aquele que está antenado com as intensas transformações do mercado, com as novas tecnologias disponíveis, que facilitam a condução dos empreendimentos, que é proativo, multitarefa e comprometido com o local onde trabalha, presta seus serviços ou desenvolvem seus negócios próprios.

 

A pandemia acelerou nossa percepção em todos os aspectos da vida, e impulsionou grandes mudanças previstas, apenas, para daqui algumas décadas. A adesão à educação à  distância, a necessidade de novos métodos de aprendizado e novas formas de conduzir e participar do processo educativo marcam uma era muito promissora para os cursos online. 






 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp