05/10/2020 às 16h40min - Atualizada em 05/10/2020 às 16h32min

5 Medidas Importantes Para Melhores Resultados em Indústrias

Como sabemos, no Brasil e no mundo existem inúmeros tipos de indústrias, sendo que, basicamente, elas são responsáveis por transformar matérias-primas em diversos tipos de produtos que nós consumimos e utilizamos em nosso dia a dia.

 

Sendo assim, é de suma importância que algumas medidas e ações preventivas sejam adotadas neste tipo de empresa para que tudo funcione sempre da melhor maneira possível!

 

Por isso, se você quer saber quais são essas medidas e ações preventivas, então não deixe de conferir este artigo até o fim. Esperamos ajudá-lo.

Medidas importantes e ações preventivas para indústrias

 

Antes de explicarmos de forma mais detalhada cada ação e medida, vale ressaltar antes que, ao colocá-las em prática em sua indústria, você poderá obter diversos benefícios, sendo os principais: 

 
  • Otimização de recursos;

  • Aumento da produtividade;

  • Economia;

  • E aumento nos lucros.

 

Portanto, não deixe de considerar tudo o que falaremos a seguir para aproveitar esses e outros benefícios em sua indústria daqui em diante!

Medida 1: Adequações de layout e no ambiente

 

Atualmente, como estão dispostas as máquinas, os equipamentos e as pessoas em sua indústria? E como é o ambiente onde trabalham? É bem ventilado? Possui uma boa iluminação? É seguro?

 

Pense bem nessas questões e avalie se é necessário realizar algumas mudanças e adequações.

 

Isso porque, um ambiente organizado, seguro, adequado e que funcione bem de acordo com a lógica do processo produtivo, diminui os gastos com depreciação e ainda gera um aumento na produtividade!

Medida 2: Treinamentos periódicos

 

Oferecer treinamentos periódicos aos seus colaboradores é outra medida bastante importante e que você deve adotar em sua indústria daqui para frente, caso não o faça.

 

Por exemplo, uma vez por mês vocês podem fazer treinamentos para falar sobre segurança no trabalho, sobre como agir quando houver problemas com equipamentos ou máquinas, sobre como não desperdiçar matéria-prima… 

 

Enfim, há diversos assuntos que você pode (e deve) abordar com seus colaboradores para que eles executem o melhor trabalho possível.

 

Dessa forma, isto é, com os treinamentos, todos os colaboradores da empresa estarão mais preparados e capacitados para as diversas situações que podem acontecer durante o trabalho.

 

Medida 3: Manutenções

 

Como sabemos, em uma indústria existem diversas máquinas, equipamentos e dispositivos e cada um deles é responsável por uma parte importante do processo produtivo.

 

Por isso, é essencial que as manutenções destes itens sejam sempre feitas de maneira adequada para que assim eles não precisem de consertos, trocas e reposições.

 

Por exemplo, se em sua indústria há diversos trocadores de calor, você precisa se atentar aos prazos de manutenção deste equipamento para que ele continue funcionando bem durante um longo período.

 

Isso porque, máquinas e equipamentos com problemas, que apresentam falhas ou que estão danificados, atrapalham o processo de produção e ainda geram gastos desnecessários e altos!

 

Portanto, se você quer evitar uma série de transtornos, não negligencie as manutenções de forma alguma!

 

E claro, lembre-se que essas manutenções, além de serem feitas dentro de um cronograma preestabelecido, precisam ser executadas por profissionais, isto é, por pessoas qualificadas para o serviço.

Medida 4: Modernizações e automação

 

No mundo em que vivemos, todos os anos surgem e/ou aprimoram-se tecnologias, e por isso, é fundamental que a sua indústria esteja acompanhando essas mudanças e evoluções de modo a melhorar sempre. 

 

Inclusive, não é a toa que a Indústria 4.0 já é uma realidade.

 

Por isso, é importante que para melhorar o processo produtivo como um todo em sua indústria, você invista em modernizações e automação, pois, dessa forma, você estará otimizando processos e ficando mais preparado para os próximos anos.

Medida 5: Mensuração

 

Como você vai saber se as medidas e ações que está colocando em prática na sua indústria estão dando certo? Mensurando os resultados!

 

Afinal, de nada adianta fazer diversas mudanças e melhorias se você não consegue avaliar e mensurar se estão funcionando de fato.

 

Portanto, reserve pelo um dia na semana ou a cada 15 dias para avaliar os resultados da sua indústria, ver o que foi bem e o que precisa de mais atenção. 

 

Dessa forma, você conseguirá corrigir falhas e problemas de modo mais rápido e, consequentemente, evitará resultados ruins, que deixam a desejar! Não espere o mês inteiro passar para ver só depois que algo precisava ser feito.

 
Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »