30/09/2020 às 08h33min - Atualizada em 30/09/2020 às 08h27min

A importância do planejamento no Marketing digital

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O marketing digital é a bola da vez. Basta você acessar o YouTube, Facebook, Instagram ou pesquisar no Google para ver milhares de anúncios prometendo somas absurdas de dinheiro trabalhando de casa, 4 horas por semana.

 

 Apesar de muito barulho, a verdade é que o poder do marketing é enorme. A cada dia, novas empresas e profissionais surgem oferecendo novos produtos, cursos e conhecimentos e utilizando o marketing digital para crescer e prosperar.

 

Os empreendedores, porém, precisam saber que sem planejamento, qualquer esforço pode ser em vão.

 

O marketing de resultados é feito de esforço constante, de atualizações de rota e obsessiva mensuração de resultados.

 

Desta forma, notamos que o planejamento é uma das ferramentas mais importantes no marketing digital e, mesmo assim, relegado a segundo plano. 

 

Mas não basta apenas ter um planejamento, é preciso estar sempre de olho nele para saber se ele está sendo seguido à risca.

 

Revisar as estratégias, metas e resultados.

 

Apenas com um bom direcionamento é possível focar as ações e superar os obstáculos que sempre surgem.

Ainda não acredita?

 

Uma planejamento de marketing oferece informações e análises que conectam todas as áreas, no financeiro ou comercial, que ajuda a determinar a viabilidade econômica e mercadológica de produtos, servindo como um guia para a gestão estratégica e na redução de riscos e incertezas de investimentos digitais.

 

Com uma margem de erro menor ao longo da jornada fica mais fácil aumentar as chances de sucesso.

 

Mesmo para quem já investe no marketing digital com resultados, um planejamento ajuda a colocar a casa em ordem e ampliar as perspectivas, além de fornecer uma boa visão sobre os resultados. 

 

É comum a ideia de que toda a modelagem das ações de  marketing precisa ser feita antes e não durante o ano, mas não podemos esquecer que muitas vezes as operações já existentes precisão de modelagem ou até de revisões de planejamentos antes estabelecido.

 

Uma metodologia bem interessante é o OKR  ou objetivos e resultados-Chaves.

 

Simples e versáteis, eles são focados no objetivo e nas metas da organização e ajudam a trazer métricas que facilitam a mensurar se os resultados foram atingidos ou não. 

 

Além disso previnem gastos desnecessários e economizam os recursos da empresa.

 

O ideal é que as metas sejam implementados por etapas para facilitar a familiarização da equipe com a metodologia.

 

Definir o OKR trimestrais é uma boa maneira de incentivar a equipe ou fornecedores de marketing a ir dando feedbacks conforme o tempo, de  modo que todos possam sugerir melhorias e ganhar pontos pelo esforço.

 

Como implantar:

 
  1. Determine o grande objetivo de marketing para o ano;

  2. Selecione, para o próximo trimestre, os três objetivos mais importantes;

  3. Crie de três a cinco resultados-chaves para os objetivos do trimestre;

  4. Mensure semanalmente os resultados criados;

  5. Acompanhe mensalmente os resultados-chaves da empresa;

  6. Ao final do trimestre refaça os passos 2 e 3 


 
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