02/09/2020 às 15h37min - Atualizada em 02/09/2020 às 15h33min

Conheça o histórico, elementos e as formas de comunicação

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A área da comunicação é bastante versátil, tanto que possui estreita relação com diversos ramos e torna-se necessária para muitos profissionais. Líderes, vendedores, gestores de recursos humanos, secretárias, educadores... esses são apenas alguns grupos que precisam ampliar seus conhecimentos tanto no seu campo quanto nas melhores formas de comunicação com o público.

Para isso, torna-se bastante interessante conhecer os principais aspectos e contar com macetes para se capacitar – seja em comunicação verbal, assertiva, visual, entre muitos outros métodos.

A partir da análise de referências sobre as formas de comunicação e também de cursos online, fizemos este artigo para que saiba detalhes e entenda melhor a importância da área para suas metas. Acompanhe os pontos gerais e não deixe de se aperfeiçoar.

Formas e breve histórico da comunicação

As mensagens instantâneas via redes sociais, o acesso fácil aos veículos de informação e a rapidez na qual os dados são transmitidos são algumas características da comunicação atual.

Hoje em dia, é difícil viver sem essas facilidades que moldam totalmente os costumes humanos, mas para chegar nessa condição privilegiada que mudaram nossos hábitos, houve (e haverão) muitas evoluções.

Até a metade da última década, a era dos smartphones ainda não era realidade. 20 anos atrás, a TV ditava regras e fazia a cabeça de muita gente, até então um canal revolucionário antes da ascensão da web.

Muito antes disso, era o jornal impresso e o rádio que se destacavam, tanto para passar notícias quanto para o entretenimento. E assim, com suas peculiaridades, todos cresceram, se convergiram, conquistaram seu público e têm características bem estruturadas no processo de comunicação.

São inúmeras formas de comunicação possíveis quando pensamos em toda essa versatilidade: verbal, não verbal, corporativa, visual... Elas têm em comum o fato da associação fundamental com a linguagem, a cultura e tecnologia – ou seja, estão sempre coligadas e ajudam a comunicação a se organizar e renovar, de acordo com as necessidades humanas.

Tal abordagem abre margem para muitos cenários e reflexões, por isso uma dica legal para se aprofundar nesse assunto é realizar um curso online de comunicação social‍.

Além de mostrar informações relevantes aos estudantes do ramo, é ótimo para auxiliar nos trabalhos da graduação – e não apenas da comunicação, mas também de outras áreas, como psicologia, sociologia, recursos humanos, educação e administração.

Elementos da Comunicação

Para tornar-se possível, o processo de comunicação depende de alguns elementos essenciais, em que cada um possui uma função de linguagem específica e primordial para a interação.

Desse modo, podemos elencar quais são esses recursos.
  1. Emissor: responsável por emitir a mensagem ao receptor, conhecido também como locutor. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma corporação, etc.
  2. Receptor: aquele que recebe a mensagem, também chamado de interlocutor.
  3. Mensagem: o conteúdo emitido pelo emissor, fundamental para que a comunicação entre as partes se estabeleça.
  4. Canal: o meio de transmissão da mensagem. Pode ser um jornal, telefone, TV, revista, entre outros.
A partir do momento que o receptor decodifica a mensagem do emissor, a comunicação está efetivada.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp