01/09/2020 às 16h36min - Atualizada em 01/09/2020 às 16h34min

Hospedagem é importante para o SEO: entenda

Apesar de muitas pessoas não pensarem nisso ao criar site, a hospedagem é muito importante para o SEO.

Na verdade são muitos os detalhes que devem ser pensados para que o site seja mantido em uma boa posição no ranqueamento pelos mecanismos de busca.

Entre eles um dos mais importantes é a hospedagem, que diz respeito ao local de armazenamento dos dados do seu website, ou seja, é de lá que os navegadores buscam as informações que devem ser exibidas aos usuários.

Nesse artigo você saberá mais informações sobre como a hospedagem é importante para o SEO e afeta tanto a qualidade do site quanto a reputação da sua empresa.

Por que a hospedagem é importante para o SEO?

Apesar das tentativas em se usar todas as estratégias de SEO disponíveis, geralmente isso não basta para garantir que o seu site tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

A hospedagem em um provedor ruim faz com que o site passe por diversos problemas relacionados à instabilidade e queda, o que acaba fazendo com que toda a vantagem obtida com o SEO seja perdido.

Muitas pessoas acham que apenas os servidores internacionais são bons, mas isso não é verdade. Existem muitos brasileiros de qualidade e, inclusive a comunicação deles com conexões em território nacional costuma ser bem mais rápida.

A velocidade pode representar uma grande vantagem sobretudo quando se deseja avaliar os impactos do SEO. Veja em detalhes essas questões.

Carregamento rápido

No que diz respeito à velocidade de carregamento do site existem duas questões que devem ser levadas em consideração: a forma como ele foi desenvolvido e o serviço usado para hospedar o site.

A codificação do site deve ser perfeita para que se estabeleça a comunicação correta com os servidores, além da velocidade de processamento de conteúdo e a qualidade do link.

Uptime do site

Estabilidade é uma das principais qualidades que se deseja em um site e, é o servidor que garante que isso seja cumprido.

Uma variação ínfima nisso pode fazer com que o site permaneça vários minutos fora do ar todos os meses, o que significa uma série de acessos perdidos, o que pode ser considerado uma perda de lucratividade.

IP e sites hospedados no mesmo servidor

Os IPs não influenciam diretamente nas estratégias de SEO, no entanto se você os tiver isso pode ser uma vantagem.

No que diz respeito ao servidor, provavelmente uma menor quantidade de sites hospedados pode significar maior velocidade e desempenho.

Capacidade de armazenamento

A necessidade de armazenamento pode variar bastante entre os diferentes tipos de empresas e formas de site existentes.

Por isso tente fazer uma previsão das suas necessidades para não pagar a mais por um serviço desnecessário mas também não ficar sem armazenamento.

Segurança dos dados

Uma das principais questões envolvidas na escolha do serviço de hospedagem diz respeito à confiabilidade, visto que você vai entregar informações importantes, assim como a reputação da sua empresa.

Além disso muitos dados dos seus clientes poderão ser disponibilizados e é preciso escolher um servidor que tenha competência para fazer o tratamento deles da maneira correta.

Preço do serviço

É claro que o preço é um fator importante na sua escolha, mas você deve prezar por um serviço de qualidade oferecido por uma empresa competente. Esse é um investimento que vale a pena.

A hospedagem é realmente importante para o SEO?

Uma boa hospedagem é sinônimo de desempenho, segurança e, consequentemente é essencial para que o seu site realmente tenha o efeito desejado, sobretudo com relação aos mecanismos de busca. Veja melhor cada aspecto pelo qual uma boa hospedagem contribui com a sua empresa:

  • Segurança: a existência de certificado de segurança e o tempo de inatividade de um site tem grande influência nos resultados obtidos por meio dos mecanismos de busca.

  • Desempenho: Com menor tempo necessário para carregamento, o site passa a ter grande vantagem com relação ao SEO;

  • UX: quanto maior for a taxa de conversão e o número de acessos, ocorre um consequente aumento no número de vendas e, quanto mais movimentação no seu site, mais ele fica em melhor colocação nas buscas.

Como deve ser a hospedagem para bom desempenho do SEO?

Diante do que foi visto neste artigo até agora, sabe-se que para ter uma boa relação com a hospedagem e SEO é preciso dar atenção à algumas questões importantes, sendo as principais:

  • IP próprio ou dedicado;

  • Site com alta escalabilidade;

  • Bom uptime, superior a 99,9%;

  • Servidor renomado e com reconhecimento de qualidade;

Atualmente existem muitos serviços e hospedagem de sites de qualidade, sendo eles nacionais e internacionais.

Por isso não tenha dúvidas de que não faltarão opções, mas é preciso ter muito cuidado ao escolher os melhores serviços para a sua empresa.

Quando for escolher, não se esqueça das dicas desse artigo e, tenha em mente que a hospedagem é muito importante para o SEO.

Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »