27/08/2020 às 10h10min - Atualizada em 27/08/2020 às 10h07min

7 DAS MELHORES FERRAMENTAS PARA CRIAR UM BLOG GRÁTIS EM 2020

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você já se perguntou se criar um blog hoje em dia, ainda vale a pena? Olha, veja bem.
Um viés para as você prospectar clientes, construir uma boa autoridade, relevância e ser lembrada é através do conteúdo.

Atualmente, essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo, sendo assim, é uma estratégia para atrair o leitor e transformá-lo em cliente.
Dessa mesma forma, essa criação pode ser feita apenas para você instruir um cliente ou tirar alguma dúvida.

Portanto, é disso que iremos falar. Sobre o blog e as melhores ferramentas para se ter um!
Você se interessou? Então continua no texto para conhecer as melhores ferramentas que vão otimizar o seu negócio.

Blog X Redes Sociais

 
Na atualidade, vemos as redes sociais como um grande veículo fomentador de engajamento e relacionamento através de conteúdo.
No entanto, parte deles, são estrategicamente compartilhados, sendo assim, são publicações com dicas que falam sobre assuntos relevantes com utilidade para você.
Além disso, as redes sociais passaram a ser um meio de comunicação muito eficaz para você e a sua empresa, contudo, algumas delas tem suas limitações.
E por ter suas limitações em relação aos caracteres não são recomendáveis para você fazer artigos longos e densos, que é uma proposta oferecida pelos blogs.
Sendo assim, um exemplo para ajudar você a ter compreensão no que estamos falando, é o Twitter.

Contudo, ele é uma ótima rede para fomentar conversas ao estilo “fast food” algo rápido e não muito complexo, um dos motivos de ter o limite de 280 caracteres.
Ou seja, seria muito complicado para você desenvolver um assunto longo, complexo e bem elaborado através dele.
Entretanto, a melhor opção para se tratar de assuntos dessa natureza, é criar um blog.

No entanto, sem mais enrolação! Vamos ver as melhores ferramentas da atualidade para se ter um blog.

Wix

 
O Wix é uma plataforma conhecida por ser “arrastar e soltar” e essa é uma das facilidades que todos gostam.
Sendo assim, ele dispensa códigos e todas essas complexidades.

Portanto, para quem não tem o entendimento de códigos, além de fácil, é intuitivo. Além das diversas opções de templates que o aplicativo oferece.
Entretanto, por outro lado, o grande benefício da plataforma, é a boa aplicação que ele permite sobre o SEO, que ajuda a indexar o seu conteúdo no Google.
Portanto, o Wix é uma ótima plataforma para você fazer a criação de blog profissional.

Webnode

 
Na hora de criar um blog, outra ótima opção é o Webnode. Entretanto, ela é uma plataforma que proporciona um excelente atendimento em caso de algum problema.

Sendo assim, igualmente ao Wix, ele apresenta planos gratuitos. Dessa forma, o Webnode oferece uma ótima otimização em relação ao SEO.
Contudo, além de uma interface amigável e de fácil adaptação, ele é ótimo para quem não tem conhecimento de códigos.
Além disso, ele oferece muitas opções de templates com designs incríveis para você.

Wordpress
 
Quando falamos de criar um blog de viagens ou um blog para empresa por exemplo.
A plataforma mais conhecida para Criação de Sites e Blog é WordPress, mas não apenas por causa da potência que ele representa, mas porque ao contrário das opções que vimos até agora.

Entretanto, ele pede conhecimento sobre códigos html, ele requer um conhecimento mais técnico para uma otimização maior.
Entretanto, o Wordpress é uma plataforma muito bem vista em relação a Estratégia de SEO.

Médium

 
O médium é uma plataforma incrível, porém muito pouco explorada!
Sendo assim, na hora de criar um blog, ela é outra ótima opção. Além disso, ela tem as suas otimização para SEO.
Contudo, um fato interessante sobre o médium, é a sua característica “clean”, ou seja, bem minimalista, sem propagandas, sem elementos desnecessários.

Linkedin

 
O Linkedin é uma plataforma conhecida por ter um “ar” mais profissional. Muitos dizem que é o facebook para empresários e para quem está em busca de emprego.

No entanto, não podemos pensar no Linkedin apenas dessa forma. Contudo, ela não deixa de ser uma rede social, ou seja, uma ótima oportunidade de um networking.

Da mesma forma, uma grande vantagem, ainda sendo uma rede, é a opção que ele oferece para a criação de artigos.
Contudo, por ser uma rede social voltada para o meio empresarial, caso o seu blog não esteja nesse segmento, pode ser bem mais complicado para você “decolar”.

Entretanto, se o assunto a ser abordado for de negócios, é bem mais fácil de você obter interação.

 

Blogger

 
O blogger é outra recomendação na hora de você criar um blog.
Contudo, um forte ponto positivo que ele apresenta é o seu vínculo por seu um produto do Google, sendo assim, ele tem integração com os produtos da empresa.
No entanto, além de ser uma plataforma completamente gratuita, tem muitos recursos que merecem atenção, como a sua integração com o Google Adsense.
Sendo assim, a plataforma tem algumas configurações para SEO também, e por último, outra grande vantagem final, é que ele é uma plataforma do Google.

Tumblr

 
O Tumblr é outra plataforma que ao lado do Blogger, está no mercado há tempos.
A proposta do Tumblr é ser uma rede social e um pequeno blog. Além de ser gratuito e permitir uma boa personalização para você.
Além disso, a proposta da rede é uma boa interatividade nas publicações.

No entanto, ainda que seja considerada a mescla de uma rede social com um pequeno blog, ela tem as suas limitações na escrita longa.
Contudo, ela permite mais caracteres proposto pelo Twitter como falamos lá no início.
Sendo assim, se você quer criar um blog, o Tumblr é outra boa opção.
 

Conclusão
 

Nesse artigo, apresentamos para você excelentes opções na hora de criar um blog, seja para você ou para a sua empresa.
Entretanto, a proposta do blog depende de você! Ele pode ser para uso pessoal, ou para colocar reflexões, notícias e novidades.

Sendo assim, você pode aplicar de forma estratégica, um marketing de conteúdo e atrair seus clientes e possíveis clientes para o seu site através dos conteúdos.
Foram 7 ferramentas incríveis que você pode utilizar no seu negócio e otimizar seu relacionamento com seus clientes.
De qualquer forma, escolha a plataforma que melhor performar com você, faça testes e explore ao máximo todas elas!
 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Naveg.in, onde você pode encontrar conteúdos sobre marketing digital, websites, vendas online.
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