Faz algum tempo que você tem seu e-commerce, mas as vendas caminhavam a passos lentos e você andava sem tempo para se dedicar a esse canal. Aí veio a pandemia e o que era antes uma alternativa, um experimento, apesar de promissor, se tornou praticamente o único caminho pra a sobrevivência do seu negócio.
Seus olhos se voltaram com imenso interesse a esse canal, mas percebeu que estava atrasado e uma parte da concorrência parecia já ter entendido melhor o caminho das pedras, enquanto você estava literalmente correndo atrás do prejuízo.
Logo após o início da quarentena, em abril de 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 81% em relação ao ano anterior, faturando R$ 9,4 bilhões de acordo com o portal Compre&Confie. E muitos compraram na internet pela primeira vez.
Pra quem ainda não deu importância para o comércio eletrônico, agora parece desesperador. Mas temos uma boa notícia: a compra no meio digital só está começando, ainda vai crescer muito.
Que tal agora investir nesse negócio e garantir seu espaço no mundo digital?
Conheça os principais passos para fazer seu negócio online finalmente decolar:
Quando você resolve abrir mais uma loja, já põe na ponta do lápis os custos de aluguel, reforma, estrutura, funcionários, estoque, etc. Na internet, não é diferente. Você também precisa pensar estrategicamente nos investimentos e ações que vai realizar, na rotina que deverá ter pra conquistar rentabilidade e nos profissionais que deverão cuidar da sua loja.
Até mesmo grandes marcas vem ampliando suas vendas com operações próprias de comércio eletrônico. Isso tem um forte significado de mudança, não?
A boa notícia aqui é que o custo mensal de uma loja na internet pode ser menor do que de algumas lojas físicas, dependendo claro de sua meta e tamanho de atendimento. E os investimentos crescem a medida que o negócio vai dando retorno.
2- Chegue aonde seu consumidor está
O bom lojista sabe a importância do ponto. Deve ter um número relevante de pessoas circulando, uma placa visível, ser conhecido na vizinhança. Na sua loja digital, não é diferente. Sem boas campanhas, seu e-commerce não chega nas pessoas que querem comprar seus produtos. É como ter uma loja no deserto. Vai ter compra? Vai, mas serão raras. Aí não vale dizer que a internet não dá certo.
E o marketplace? Ainda que você tenha seu próprio e-commerce, divulgar seus produtos em bons marketplaces faz parte do jogo, afinal se seu público está lá, ele poderá se interessar e comprar. Isso vale também para várias redes sociais que criaram vitrines de produtos e buscadores.
Então por que ter seu próprio e-commerce? Ele é importante se você quiser manter o controle sobre suas próprias vendas. Afinal seus produtos vão ser expostos sem a tentação de outras marcas concorrentes se apresentarem ao seu público como mais uma opção.
Além disso, com seu próprio e-commerce, você aprende mais sobre comportamento do seu público e também, por conhecer melhor a jornada de compra, pode oferecer produtos no momento certo porque manterá uma conexão com seu consumidor.
3- Seja parceiro do seu público
Personalização e benefícios por fidelidade acontecem tanto na loja física quanto na internet. Se você investe em toda a jornada do consumidor, tem um atendimento ágil e eficiente, com rastreamento da entrega e aberto para reclamações e sugestões tem muito mais chance do seu cliente se fidelizar.
O pós-venda também é muito importante. Oferecer benefícios como frete grátis para compras de ticket maior ou vale desconto e até cashback podem ajudar a fidelizar seu cliente.
4- Não complique a vida do seu consumidor
Uma loja bagunçada não vende tanto quanto uma loja bem planejada. Ofereça produtos organizados por linhas estruturadas.
Também é importante que seu e-commerce seja inteligente para poder oferecer produtos complementares ou alinhados com o interesse de seu consumidor. É possível acompanhar a jornada de compra dele e entender onde ele desiste da compra. Muitas soluções simples resolvem problemas que estavam impedindo o consumidor de continuar. O cadastro, por exemplo, é uma parte importante na conclusão da venda, assim como o método de pagamento. Se o processo for complicado, o consumidor desiste antes de finalizar a compra.
5- Tenha uma bom time
Você pode aprender tudo sobre e-commerce, contratar sua própria equipe ou contratar uma agência para realizar o trabalho com maior inovação.
O importante é saber que, para ter uma boa performance, é preciso criar várias campanhas bem feitas, saber analisar bem os dados de comportamento, traçar estratégias de SEM e SEO e fazer testes A/B além de acompanhar a jornada de seu consumidor, o que fará uma enorme diferença na performance da sua loja.
Se avaliar o tempo de retorno e o desempenho das vendas, chegará a conclusão que contar com pessoal especializado é muito mais lucrativo para seu negócio.