Como toda e qualquer técnica promocional, uma campanha de marketing com micro-influenciadores pode falhar.
Atraídos pelos benefícios, os profissionais de marketing podem acabar esquecendo de prestar a devida atenção a possíveis armadilhas.
Primeiro de tudo, os micro-influenciadores (relevantes) são mais difíceis de encontrar. Com mais e mais pessoas criando e expandindo seu público-alvo nas mídias sociais, é fundamental encontrar o influenciador certo para uma empresa de comércio eletrônico.
Escolher micro-influenciadores que conhecem a sua empresa on-line ou que até já compraram da sua empresa é sem dúvidas a melhor tática. Os blogueiros ficarão mais inspirados a construir uma parceria, enquanto os profissionais de marketing economizarão muito esforço para transmitir uma ideia de negócio.
Billy Sixes, um varejista on-line australiano de roupas e óculos de sol, lançou esse caminho para lançar uma campanha de micro-influência. Depois de estudar seus seguidores no Instagram, a nova empresa identificou aqueles com os seguintes requisitos e os envolveu em sessões e mostras de produtos por meio de suas contas pessoais.
As pessoas usam hashtags para facilitar a pesquisa. Por que os profissionais de marketing não aproveitam esse recurso e encontram candidatos influentes com conteúdo relevante? Para tornar a pesquisa por hashtag mais eficaz, é preciso restringir os parâmetros de pesquisa. Por exemplo, #comidavegetariana, em vez de #comida mais geral, mostrará a lista dos candidatos mais adequados para uma loja virtual vegetariana.
Se uma empresa de comércio eletrônico atender a uma área específica (por exemplo, um serviço de entrega de comida), ela ganhará promovendo através de blogueiros locais ou hashtags locais.
Fazer pesquisas manuais pode ser demorado. Ferramentas como BuzzSumo, Klear e Ninja Outreach facilitam o primeiro estágio e deixam os profissionais de marketing com uma lista pronta de possíveis micro-influenciadores.
Uma única menção nas mídias sociais pode não ser suficiente para uma campanha de marketing eficiente. Com o objetivo de aumentar a exposição, as empresas precisam trabalhar com vários micro-influenciadores. Isso exige mais horas de trabalho dedicadas à busca, comunicação pessoal com eles e avaliação dos resultados. Por exemplo, trabalhar com dez micro-influenciadores consome dez vezes mais tempo e esforço do que trabalhar com um macro-influenciador. Você já deve saber que criar um site ou blog não é um trabalho fácil, então lembre-se de valorizar o trabalho de seus potenciais parceiros.
Há muitos benefícios na construção de relacionamentos genuínos e de longo prazo com pessoas que são relevantes para sua marca. Embora seja melhor ter liberdade para os micro-influenciadores na criação de postagens publicitárias, as diretrizes desenvolvidas sobre os objetivos da marca e da campanha podem permitir que os profissionais de marketing entreguem rapidamente a ideia promocional e encontrem um idioma comum com os blogueiros.
Esperamos que esse artigo tenha servido como um guia inicial para que você comece a levar a sério a possibilidade de trabalhar com influenciadores. Certamente é uma tendência que veio para ficar.