17/06/2020 às 13h06min - Atualizada em 17/06/2020 às 13h02min

Como Cuidar da Saúde na Quarentena

Quer saber como cuidar da saúde na quarentena? Então confira este artigo e veja as principais dicas para você colocar em prática em sua rotina!

O Coronavírus (covid-19) chegou ao Brasil há cerca de três meses e, desde então, diversas pessoas estão em quarentena. 

 

E, como sabemos, tal medida tem como objetivo diminuir a disseminação dessa terrível doença que está atingindo inúmeras pessoas ao redor do mundo.

 

Por isso, se possível, fique em casa!

 

E já que não estamos saindo como normalmente saiamos, muita coisa mudou em nossa rotina, inclusive em relação aos cuidados com a nossa saúde.

 

Isso porque, por exemplo, as academias, os clubes e outros espaços destinados à atividades físicas (e que geralmente são bastante frequentados) estão fechados.

 

Sendo assim, como cuidar da saúde agora na quarentena? Seguindo as dicas que daremos abaixo!

Exercícios físicos

 

Como você deve saber, os exercícios físicos (feitos de maneira correta) são de extrema importância para a nossa saúde, afinal de contas, nos proporcionam diversos benefícios como:

 
  • Mais disposição;

  • Fortalecimento dos ossos e das articulações;

  • Melhora na circulação;

  • Redução e controle do diabetes;

  • Melhora na qualidade do sono;

  • Aumento da autoestima e da produtividade;

  • Controle do peso;

  • Bem-estar físico e mental;

  • E muito mais!

 

Sendo assim, mesmo estando em casa, busque fazer atividades físicas pelo menos três vezes por semana. Dessa forma, você evita o sedentarismo e contribui para uma vida muito mais saudável.

 

E sem desculpas de que “em casa não têm máquinas e equipamentos adequados”, afinal, dá para se exercitar sim sem eles, por exemplo, usando apenas o peso do corpo (flexões, abdominais, agachamentos, prancha…) ou fazendo improvisações com garrafas pets, sacos de alimentos ou até mesmo móveis.

Hidratação

 

Diretamente relacionado ao tópico anterior, a hidratação precisa fazer parte da sua rotina durante a quarentena e também durante a vida. Afinal de contas, a água é de suma importância para nossa sobrevivência.

 

Portanto, separe um copo, uma jarra ou uma garrafinha e use todos os dias o bebedouro ou o purificador de água da sua casa para se manter hidratado (a). Especialistas recomendam 2,5L diários.

 

Então beba água antes, durante e após os exercícios físicos. E quando não se exercitar, beba-a do mesmo jeito.

 

E para quem não gosta muito de beber água, uma dica interessante é acrescentar algum pedaço de fruta para dar um sabor a bebida, como laranja, limão ou morango.

Alimentação adequada

 

Estando mais tempo em casa, consequentemente vamos mais vezes à cozinha e, em grande parte, para comer alguma “besteira”, não é verdade?

 

É tentador, porém, é preciso ter disciplina e manter uma alimentação adequada com frutas, legumes, vegetais, verduras, cereais e outros alimentos que não prejudiquem a saúde como doces, salgadinhos e outros produtos industrializados.

 

Coma estes alimentos apenas uma vez ou outra, sem exageros. Dê preferência para o arroz, feijão, saladas, lanches naturais, sucos naturais, etc.

Boas noites de sono

 

Outro ponto importante para cuidar da saúde na quarentena envolve o tempo que você passa dormindo. Afinal de contas, quem dorme pouco geralmente sofre com cansaço, dores pelos corpos, mau humor, entre outras questões desagradáveis.

 

Por isso, é importante ter boas noites de sono. O recomendado por especialistas é de pelo menos 8 horas por noite. Dessa forma, seu sono terá muito mais qualidade e você sentirá a diferença no dia a dia. 

 

Afinal de contas, você dormirá o suficiente e acordará renovado, pronto para mais um dia.

Meditação

 

A meditação é algo que existe há séculos, porém, em momentos complicados como este que estamos passando, a sua prática se torna ainda mais importante.

 

Sendo assim, separe algum tempo do seu dia para meditar. Coloque uma roupa confortável, vá a um ambiente tranquilo do seu lar, encontre uma posição adequada e esqueça tudo o que está em volta, concentre-se apenas em respirar e inspirar lentamente…

 

Dessa forma, você esquece um pouco dos problemas, relaxa a mente e se sente melhor, mais tranquilo e pronto para seguir a vida de maneira mais equilibrada.

Hobbies e distrações

 


 

 

Você toca algum instrumento musical? Gosta de ler livros? De assistir séries e filmes? De jogar videogame…? 

 

Então invista nisso, faça o que você gosta para distrair a mente. Coloque seus hobbies em prática e fuja um pouco de toda essa situação complicada causada pelo covid-19.

 

Busque fazer, diariamente, coisas que te interessam, que são importantes para você, por pelo menos uma hora por dia.

Excesso de notícias/informações

 

Com tanta coisa acontecendo no Brasil e no mundo todos os dias, o melhor a se fazer é evitar o excesso de notícias e informações.

 

É claro que ficar por dentro do que está acontecendo é importante, mas é preciso estabelecer um limite, pois caso contrário, cada vez mais pessoas ficarão estressadas, ansiosas e depressivas. 

 

Como tudo na vida, é preciso ter moderação. 

 

Além disso, tenha muito cuidado com as fake news e informações duvidosas, desconfie de tudo e pesquise em veículos sérios e de credibilidade - se achar que algo não parece verdade.

 

E lembre-se: use álcool gel, utilize uma máscara que cubra a boca e o nariz quando precisar sair e lave bem as mãos com água e sabão todos os dias. A higiene precisa fazer parte da sua rotina mais do que nunca agora.

 
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp