17/11/2019 às 20h13min - Atualizada em 17/11/2019 às 20h13min

Deputada Federal Daniela do Waguinho cria Projeto de Luta contra Endometriose

A Deputada Federal, Daniela do Waguinho, criadora do projeto de lei que instituiu o dia 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, durante o ‘março amarelo’, para falar sobre o tema.

A Endometriose, é uma doença que afeta um número bastante expressivo de mulheres desde muito jovens.

Grande parte delas permanecem por longo tempo sem buscar apoio médico por não suspeitarem de que o que sentem pode se tratar de uma condição mais grave. Além disso, o desconhecimento da doença até por profissionais de saúde acarreta o diagnóstico tardio – em média 7 a 12 anos no mundo todo. Assim, a progressão faz com que muitas cheguem a estágios em que é necessário recorrer a intervenções cirúrgicas e a técnicas de reprodução assistida.

A estimativa é que existam mais de seis milhões de brasileiras sofrendo com o problema, ou seja, cerca de dez por cento da população feminina. Ele nada mais é do que a implantação de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina, causando dores intensas, problemas intestinais e sexuais, aderências e infertilidade.

O desconhecimento da doença faz com que a maioria dos casos seja diagnosticado em fases tardias, quando não apenas causaram sofrimento extremo, como requerem intervenções mais severas.

É muito a importante conscientizar a sociedade para a doença e permitir que as mulheres fiquem atentas para o diagnóstico e procurem cuidados de saúde tempestivamente.

Personalidades como Sabrina Sato, Giovanna Ewbank, Fernanda Machado, Wanessa Camargo, Adriana Esteves, Malu Mader fazem parte do grupo de celebridades que engravidaram após o diagnóstico.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp