06/08/2019 às 20h46min - Atualizada em 06/08/2019 às 20h46min

Especialista ensina como viver do mercado de ações e revela os segredos do Day-Trade

O número de buscas multiplicou por 4 nos últimos 5 anos. Mas afinal, é possível viver do mercado investindo em Day-Trade?

MF Press Global
Reprodução/MF Press Global

Virar um trader profissional, investir no mercado de ações e conquistar a independência financeira sem depender de patrão, de pegar trânsito e de um emprego fixo tem se mostrado um sonho cada vez mais comum entre os brasileiros. Por isso, o número de pessoas que busca viver de day trading no Brasil parece estar aumentando, como indica a busca pelo termo “day trade” a partir de computadores localizados no Brasil, reportada pelo "Google Trends", de 2004 a 2019. O número de buscas multiplicou por 4 nos últimos 5 anos. Mas afinal, é possível viver do mercado investindo em Day-Trade?

O trader Bruno Dias é um dos que hoje vivem desta modalidade de investimento e que revela as principais diferenças entre as opções de investimento na Bolsa: “O mercado financeiro é muito amplo, pois existem muitas modalidades de investimento, e dentro destas tantas existe o day-trader, que seria negociador do dia, que é a forma de operação que eu atuo. Um negociador do dia abre uma operação na bolsa de valores e fecha no mesmo dia, e não depende de movimentos longos para obter lucro, diferente de um swing trader que fica por mais tempo posicionado. Cada um que chega no mercado financeiro é muito importante achar seu perfil dentro do mercado”.

No entanto, o especialista alerta, embora seja possível e rentável, não é tão simples assim viver de Day-Trade: “de todos que começam a investir em day-trade só 9% estatisticamente declaram obter lucros. E qual será o motivo? Muitos não investem o tempo e o aprendizado necessário para fazer boas aplicações e desistem quando obtém alguma perda. O segredo está no aprendizado e na aplicação do conhecimento adquirido”.

Reprodução / MF Press Global

Pratica esportiva e investir na Bolsa

Bruno Dias faz uma analogia entre o mundo dos esportes e o investimento como day-trader: "Eu enxergo semelhanças entre a prática esportiva e ser um day-trader e investir com profissionalismo na bolsa. Nas duas coisas você precisa de ter disciplina e dedicação diária para estudar e treinar. Na fase de treinamento você não vai ganhar dinheiro, provavelmente vai perder dinheiro, como tantos jovens sonhadores, meninos e meninas que investem anos de suas vidas e treinando em escolinhas de futebol sem ganhar nada. Estatísticas apontam que dentro da maioria das escolinhas de futebol, somente 0,5% delas em um ano conseguem chegar a um certo nível de preparo e desempenho para se tornarem profissionais. Mas dessas, somente 10% conseguem se tornar jogadores profissionais de futebol. E quantos mais que estão no futebol profissional ainda precisam enfrentar uma dura realidade? Mais de 80% dos jogadores do futebol brasileiro ganham até R$ 1 mil por mês e 96,08% não passam de R$ 5 mil. Assim também é no mercado de ações, nem todos obtém os mesmos resultados”.

Estabelecer uma rotina

Muitos que procuram se tornar investidores ou já atuam no day-trade ignoram o quão relevante é ter uma rotina diária bem definida. Eu diria que, criar uma rotina perfeita, pode ser uma das melhores dicas de Day Trade que se podem ter. Pense que, se um piloto de avião precisa repassar uma lista com mais de 100 itens toda vez que vai decolar, mesmo que esteja acostumado a fazer aquilo sempre, então por que você acha que não deveria fazer algo parecido se tratando de investimentos? Sistematizar tarefas que precisam ser feitas ajuda a evitar falhas e que sejam feitos movimentos errados que resultarão em prejuízos.

Estratégia para vencer

Assim como em um jogo de poker, existem estratégias no day-trade e no que tange a fazer investimento na bolsa que, se você seguir corretamente, vão alterar as probabilidades. Assim, no longo prazo, você vai ganhar mais do que perder. Ou seja: não se trata de ganhar todas as rodadas da mesa, mas sim ganhar as rodadas que são realmente importantes.
E na bolsa de valores isso também é verdade. Um investidor que tem uma estratégia bem definida e a segue corretamente, consegue alterar as probabilidades para que no longo prazo ganhe mais do que perca. Embora isso não signifique que todas as suas operações serão bem sucedidas. Depois de definir uma estratégia, é preciso seguí-la. Porém, infelizmente muitos investidores são levados por suas emoções e na hora de tomar decisões não seguem seu próprio plano, ignorando suas próprias estratégias. Use a estratégia para vencer.

Informação é poder

Estar sempre atento aos principais sites de notícias sobre o mercado é fundamental, pois assim terás em mãos as notícias que realmente são relevantes. Alguma empresa que está para liberar um resultado, algum IPO ou fato relevante de alguma companhia, por exemplo, podem ser oportunidades de ganhar com as variações no preço.

Sempre reavalie o dia anterior

Pela manhã pode ser o momento perfeito para reavaliar seus trades do dia anterior. É importante reavaliar os seus pontos de entrada, de saída e suas notas, em uma lista de pontos que você sempre deve se perguntar:

Seus trades foram realizados de acordo com sua própria estratégia?

O que fez você tomar uma decisão diferente do que teria feito normalmente?

Você teria feito algo diferente?

Das operações que você tem em aberto, seus parâmetros para encerrá-la ainda são válidos?

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp