23/07/2019 às 16h23min - Atualizada em 23/07/2019 às 16h23min

8º Fórum LIDE da Saúde e Bem-Estar ocorre em São Paulo

Renato Galvão
Divulgação
Na manhã de ontem (22), foi realizado no Grand Hyatt em São Paulo, o 8º Fórum LIDE da Saúde e Bem-Estar, destacando tendências, novos tratamentos e oportunidades, de um setor que representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. 

No evento organizado pelo LIDE (Líderes Empresariais), José Henrique Germann, secretário de saúde do estado de São Paulo, destacou que o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde), representa atualmente 16% do orçamento do Ministério da Saúde. "Mas essa participação deve aumentar para 21%", disse em referência ao anúncio da pasta comandada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta.

"O setor de saúde é responsável por 7 milhões de empregos e movimenta 10% do PIB do nosso país", afirma Claudio Lottenberg, vice-chairman do LIDE, presidente do UnitedHealth Group e do LIDE Saúde, além de curador do fórum. 

"Um novo modelo será anunciado em breve para conseguir levar profissionais aos rincões do país", afirmou Mayra Isabel Pinheiro, secretária de gestão do trabalho e da educação na saúde, relembrando a intenção do governo federal de lançar um programa para substituir o "Mais Médicos".

"O câncer era uma doença rara e hoje já não é mais. Antigamente, analisávamos se um tumor era maligno ou não pelo seu tamanho, agora existem testes que dizem se um tumor é agressivo ou não. Daqui a algum tempo o câncer, provavelmente, será tratado como uma doença crônica, com o paciente vivendo por muitos anos, como os hipertensos", diz Raphael Brandão, chefe da oncologia dos hospitais Samaritano e Paulistano, sobre o avanço do tratamento do câncer. 

"Daqui a 20 anos, AVC e Alzheimer estarão no top five das principais causas de mortalidade. Alzheimer é um grande tendão de Aquiles e tem como fatores de risco hipertensão mal tratada, diabetes, alterações no sono, obesidade e sedentarismo", disse Fernando Morgadinho, neurologista e especialista em medicina do sono da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O diretor de tecnologia e inovação da Associação Paulista de Medicina (APM), Antonio Carlos Endrigo; o ex-ministro da saúde (2007 e 2011) José Gomes Temporão, atualmente diretor executivo do Instituto Sul-Americano de governo em saúde; e a dermatologista e pesquisadora Shirlei Borelli, foram alguns dos homenageados do Prêmio LIDE Saúde e Bem-Estar 2019. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp