03/07/2019 às 19h00min - Atualizada em 03/07/2019 às 19h00min

Professor Edgar Abreu ensina a realizar sonhos através do empreendedorismo

Normalmente quando somos crianças, e paramos para pensar o que vamos ser quando crescer, sempre chegamos a profissões como médico, professor, veterinário, astronauta, esportista, arquiteto, engenheiro etc.

Essas influências são frutos do meio que vivemos, das informações que temos, muitas vezes profissões espelhadas em nossos pais ou até em filmes, desenhos etc.

Bom, como sabemos, poucos desses sonhos se tornam realidade. Muito pelos desafios encontrados, mas principalmente porque com o tempo a vida vai nos abrindo novos caminhos, apresentando novas oportunidades que nos faz mudar os rumos, as decisões, os sonhos.

Com o Professor Edgar Abreu não foi diferente. O título de professor ele ganhou aos 18 anos de idade, quando foi convidado para lecionar Física e Química em uma escola pública no interior de Goiás. Lá, em meio a uma infância pobre de uma cidade com aproximados vinte mil habitantes, como ele mesmo costuma dizer: “o pó de giz contaminou seu sangue”.

Para a sociedade o título de professor veio somente 6 anos após, quando ele se formou em licenciatura em matemática e à partir dai passou a ter novos sonhos, como o de ser professor da PUCRS, instituição de ensino que se formou.

Na metade da faculdade já foi possível ver que o sucesso financeiro nem sempre está alinhado aos desejos profissionais. Ter uma vida bem-sucedida financeiramente trabalhando como professor, era algo quase que utópico na realidade Brasileira. Por esse motivo procurou concurso público, não para ficar rico, mas para garantir uma estabilidade. Realizou concurso do Banrisul, onde trabalhou por 7 anos, desligando-se em 2009.

Mas porque se desligar? Como disse, com o tempo novas oportunidades vão surgindo e portas que desconhecemos aparecem em nossas vidas como opção. Pedir demissão de um concurso público, com plano de carreira, realmente não é uma tarefa fácil, mas para quem tem um perfil de empreendedor a estabilidade pode tornar as emoções instáveis. Foi assim com Professor Edgar, que mesmo trabalhando no banco descobriu a sua vocação para lecionar. Mas calma ai, não estava falando de empreender? Sim, mas para o professor Edgar Abreu (repito sempre a titulação de professor porque é assim que ele gosta de ser lembrado), empreender foi uma consequência de lecionar.

“Comecei dando aula, quando vi tinha muitos alunos que queriam estudar somente comigo, criei uma empresa, que deu certo, cresceu, com o tempo, tinha muitos alunos, muitos funcionários, trabalhava como um empreendedor, gestor, administrador, mas no fundo, sempre fui apenas um professor.”

Em 2009 o professor criou a empresa Edgar Abreu Certificações, uma empresa de ensinava gerentes de banco e profissionais do mercado financeiro sobre investimentos, preparando os mesmos para prova de certificações financeiras, uma exigência do mercado. Em dois anos já era conhecido com maior referência na área e um dos maiores especialistas do mercado financeiro.

Em 2011 fundou, junto com mais dois sócios, a empresa Casa do Concurseiro, focada em educação online, mas para concurso público, preparando alunos para serem aprovados em provas e assumirem cargos públicos e que também virou uma das referências nacionais na área.

Legal, sucesso profissional, mas e o sucesso pessoal? Sabe aquele sonho dele de dar aula na PUCRS? Então, ele foi mais além. Em 2016 ele se tornou parceiro da PUCRS oferecendo consultoria em educação online, plataforma e marketing, criando na instituição um projeto responsável por praticamente dobrar o número de alunos de uma instituição com mais de 70 anos em apenas 3 anos. Além disso, o modelo criado pelo professor Edgar Abreu e sua equipe foi reconhecido pelo mercado de educação como o mais disruptivo nos últimos anos, praticamente foi reinventado a maneira de fazer e oferecer cursos de pós-graduação online.

Mas esse não foi o maior sucesso de sua carreira, segundo ele, o ápice aconteceu em 2017, quando realizou a venda das suas duas empresas para o UOL Edtech, uma empresa do grupo UOL, um dos maiores grupos econômicos do país. Segundo Edgar:

“O sucesso não está em gerar valor e sim conseguir convencer as pessoas de que seu negócio tem valor. Isso só é possível quando alguém está disposto a assinar um cheque e pagar por ele! Foi o que aconteceu no meu caso!”

Hoje ele é um empresário reconhecido no mercado financeiro e de educação online, bem-sucedido financeiramente, realizado profissionalmente e que está começando um novo negócio aos 37 anos. Seus planos é ser a referência nacional em educação financeira no país.

“Sempre ajudei e ensinei o profissional do banco e do mercado financeiro a como orientar melhor e atender melhor seus clientes. Explicando cada produto, perfil, riscos, investimentos etc. Me tornei a maior referência nisso. Hoje eu quero um desafio maior, quero ensinar os clientes desses meus alunos, clientes dos bancos a chegarem melhor preparados para poder discutir com o gerente de mesmo nível, ajuda-los a ter uma educação financeira melhor e não ficar somente na mão do banco, pois infelizmente, nem todos profissionais ou instituições agem ou praticam o correto, mesmo tendo o conhecimento, as vezes esbarram em interesses pessoais e financeiros.”

Continuar empreendendo, essa é a porta que abriu para o Professor Edgar Abreu e que ele não conhecia quando era crianças. Crianças não sonham em ser empreendedoras, mas a vida nos ensina que os sonhos mudam, as escolhas também, mas o sentimento e desejo em conquistá-los são únicos.

São novos e grandes desafios, mas para quem já conquistou tudo que ele alcançou, em tão pouco tempo, será que alguém é capaz de duvidar que ele vai conseguir novamente? 

Saiba mais sobre o Professor Edgar Abreu através do Instagram: instagram.com/prof.edgarabreu

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp