12/04/2019 às 17h53min - Atualizada em 12/04/2019 às 17h53min

Belta apresenta sua pesquisa com estudantes e agências

Renato Galvão
Divulgação
Na última terça-feira (09), a sede do Consulado Geral da Irlanda, na região da Paulista, em São Paulo, foi palco do anúncio da pesquisa anual feita com mais de 5 mil estudantes e 500 agências, encomendada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio do Brasil (Belta).

Em 2018, o mercado brasileiro de educação internacional cresceu 20,46%, sendo 302 mil estudantes que embarcaram para o ato do intercâmbio, para 365 mil. 

O setor movimenta US$1,2 bilhão e os destinos mais procurados são: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Malta. "Malta aparece pela primeira vez entre os seis destinos mais procurados porque implantou a política do intercambista ter a possibilidade de estudar e trabalhar. É um ganho para a ilha, para nós, e para todos do setor de viagem de estudos no exterior", comemora Maura Leão, presidente da Belta. O Canadá lidera a primeira posição há 13 anos. 

A língua inglesa continua sendo a mais procurada, seguido pelos cursos de idiomas com trabalho temporário e cursos de férias para teens (período de julho e janeiro). Na quarta posição aparecem os cursos de graduação e depois disso o high school. "Um dos motivos de vermos essa ascensão dos cursos de graduação é a especialização maior das universidades do exterior em receber os brasileiros e também pela possibilidade desse aluno ir como intercambista esportivo. Várias instituições de ensino do exterior valorizam o esporte e por isso tivemos um aumento de 20% no número de jovens indo neste modalidade de intercâmbio. Em números absolutos: 3 mil indivíduos embarcaram para fazerem graduação com bolsa parcial e/ou total devido ao esporte", explica Maura Leão, presidente da associação. 

Câmbio favorável, país anglofalante e um local com boa qualidade de vida, são os principais fatores pela escolha de um destino feita pelo estudante.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp