12/10/2017 às 23h24min - Atualizada em 12/10/2017 às 23h24min

POR QUE CONTRATAR UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA?

Descubra o poder que esse trabalho oferece e nem todos se dão conta!

Priscilla Silvestre
Divulgação
Com a tal “crise”, com a qual muitos foram prejudicados, vem também as consequências. E o “mundo da comunicação” sofre com isso, pois as empresas e prestadores de serviços de assessoria de imprensa são os primeiros a serem descartados.

Por um lado é compreensível, pois assessores são contratados para divulgarem as empresas, serviços, profissionais e produtos com o êxito de vendas. Entretanto, há um grande engano: é nessa hora que você mais precisa APARECER.

O fato do declínio das vendas não está na incompetência da assessoria, mas sim na mensuração dos clientes sobre aquilo que considera primordial para a sua vida e o que é “luxo”. E a sua credibilidade em um mercado tão competitivo não é feita da noite para o dia. Então, nesse quesito a assessoria de imprensa tem um peso primordial.

O assessor é a ponte entre o seu cliente e as mídias em geral, porém, não para por aí. Nós somos uma espécie de consultores em todos os sentidos. E esse é um valor que muitos clientes não se dão conta. Muitos de nós estamos disponíveis para opinar sobre mudanças nas estratégias, nas abordagens das redes sociais ou até mesmo ajudar na produção do seu texto para o disparo das newsletters. E agregando nossos conhecimentos, os resultados podem ser muito mais assertivos.

 

Assessor não faz milagre, mas ajuda no caminho até ele


Muitos clientes acreditam que contratar uma assessoria seja sinônimo de estar em algum programa de TV das grandes emissoras no dia seguinte. E isso é uma grande mentira. Quem prometer isso a você não é um assessor, é amador ou charlatão.

Há casos em que os assessorados têm grandes inserções nas mídias logo no primeiro mês, mas a regra geral é um “trabalho de formiguinha”. A mesma concorrência que você sente no seu dia a dia é a que enfrentamos diante dos jornalistas do “lado de lá”, mas somos mais uma maneira de você fazer a diferença.

Assessor é 50% do trajeto, enquanto os outros 50% ficam por conta dos jornalistas em geral, da compatibilidade com o tema para as pautas em questão, além do interesse do outro. Ou seja: um trabalho de produção de vários releases (muitas vezes já nos moldes de matérias), contatos telefônicos, pedidos de feedback quanto ao interesse e tudo que envolve o nosso trabalho é feito com dedicação e da melhor maneira possível. Mas não depende só de nós.

Só que coisas boas sempre acontecem. E é aí que você faz a diferença!


Existe mídia pequena, média ou grande?

Em minha opinião, toda mídia é muito bem-vinda. Há clientes que desejam apenas veículos renomados, mas em muitos casos um blog, que poderia ser considerado “simples”, traz muito mais retorno. Por quê? Porque ele “simplesmente fala” diretamente com o público desejado.

Estar em mídias megamente conceituadas é bom para o portfólio, mas se o objetivo é vender, nem sempre elas são eficientes. E é nessa questão que vejo a igualdade entre os “maiores ou menores”, pois a visão deve estar de acordo com o objetivo do cliente.

E é por isso que nós, assessores, trabalhamos todas elas: pois quando alguém jogar seu nome ou do seu negócio no Google e encontrar diversas matérias, não apenas postagens institucionais das redes sociais oficiais, com certeza terá mais confiabilidade no que está pesquisando.

Por quê? Porque anúncio todo mundo faz, pagando todo mundo aparece, mas dar entrevista e mostrar conhecimento de causa no assunto em questão é só para quem realmente tem conteúdo para agregar.


E as plataformas de disparo em massa funcionam?


Pouco. De um mailing comprado com 5 mil e-mails de jornalistas muitos nem serão lidos, exatamente por ser “em massa”, outros nem receberão por não fazerem mais parte da equipe do veículo ou o conteúdo ir diretamente para a caixa de Spam, outros saberão que ele e mais muitos jornalistas receberam o material (e ninguém quer cair na mesmice da mesmice, pois de assuntos iguais a internet já está cheia) e uma ou duas postagens poderão ter sucesso.

Dá certo? Dependendo do que é disparado, dá um certo retorno. Mas nada comparado ao desfecho que uma boa assessoria possa oferecer em cima de um excelente trabalho diante de uma pauta.

A personalização, o diálogo de igual para igual, o feeling de vender sobre o assunto do cliente exatamente aquilo que possa despertar interesse no jornalista do outro lado, além do simples fato de ter uma assessoria de imprensa (que já dá ao cliente um status maior) têm um “poder” muito intenso. E é uma pena que muitos acreditem que nosso trabalho seja descartável.

Então, antes de optar por deixar a sua assessoria de imprensa de lado e pensar que um anúncio em uma página de revista, no Google ou uma doação em um programa de TV possam trazer mais retornos, lembre-se de que pagando todo mundo aparece. Mas a credibilidade trabalhada dia a dia, levando à mídia pontos únicos dentro de um negócio que possam virar sugestão de pauta somente um assessor de imprensa pode conseguir!
 
Confira minhas redes sociais e mais sobre esse “mundo da assessoria”:
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