19/07/2015 às 23h03min - Atualizada em 19/07/2015 às 23h03min

Cônsul Geral da França Brice Roquefeuil comemora 226 anos da Revolução Francesa no Rio de Janeiro

Sabrinna Zanini
Foto: San Soares

Aconteceu na Sociedade Hípica Brasileira, em 14 de julho, a festa nacional francesa, comemorando  a Queda da Bastilha (Revolução Francesa, 1789), que tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa.

Os convidados curtiram animações em torno de diversos esportes: futebol, handebol, rugby, voleibol, badminton, judô, tênis, tiro com arco.

As animações foram reservadas às crianças com a participação de 13 associações entre as quais "Programa força no Esporte do CPOR", “Liga Esporte Mare Futebol”, “Instituto Reação, Miratus”, “Rio Pela Paz”, “Terr'Ativa”, ‘Amigos da Vida” e “Real Maré”. Um torneio foi organizado com times adultos.

O evento contou com cinco quiosques comandados pelos renomados chefs David Mansaud, Frédéric Monnier, Jan Santos, Roberta Ciasca e Roland Villard, que prepararam especialidades francesas como cassoulet, boeuf bourguignon, quiches, crèpes e viennoiseries.

Outras opções foram às iguarias servidas em food trucks estacionados na área aberta da hípica. Além disso, quem participou do evento pode ainda adquirir produtos franceses como pães, foie gras, queijos, vinhos e azeites.

Completando a oferta do evento, foi exibida durante o dia a exposição fotográfica “Da Cidade de Deus ao Olimpo” da associação ModaFusion em parceria com a Agence France Presse (AFP), assim como a exibição de curtas-metragens franceses de animação.

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro também participou do evento e organizou um concurso online para sortear pares de ingressos para o cinema e um jantar num restaurante francês.

Também estiveram presentes a escola de gastronomia “Le Cordon Bleu” e o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Estácio.

A ONG “Solidariedade França-Brasil” apresentou suas ações nas áreas de educação, saúde, mobilização social e organização popular pela defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, a equidade social e a prática da cidadania.

O senhor Cônsul Geral da França Brice Roquefeuil recebeu os convidados elegantemente, a festa teve seu ápice nos hinos dos dois países e com um discurso do senhor Brice e ilustres convidados.

A noite terminou com muita dança e música francesa.

O evento foi bem concorrido, estiveram por lá Victoria Ravva, Bicampeã da Liga dos Campeões de Vôlei, 19 vezes Campeã da França de Vôlei, Ricardo Amaral e Gisela Amaral, Raí, Denis  Masseglia (Presidente do Comitê Nacional Olímpico e Esportivo Francês), Felipe Gomes (Presidente da Sociedade Hípica Brasileira), Claudine Bichara (Presidente CCFB La France au Brésil), Cláudia Cataldi (Jornalista, Cientista e a mais jovem Imortal, assumiu a cadeira 17 da Academia Fluminense de Letras), entre outros convidados.

 

Fotos: Sanny Soares

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »