21/06/2024 às 10h27min - Atualizada em 21/06/2024 às 10h26min

Como uma CDP funciona na prática?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Entender o que é CDP é importante para quem trabalha com marketing digital. No passado os profissionais enfrentaram muitos desafios por não terem conhecimento suficiente sobre os clientes. Com isso, era difícil fazer uma segmentação de público e criar publicidade online direcionada. 

Hoje em dia, com a grande quantidade de dados disponíveis na internet e as tecnologias que permitem extrair e analisar informações, como o CDP, por exemplo, os profissionais já conseguem montar campanhas voltadas para um público específico. 

O que é uma Customer Data Platform (CDP)?

CDP é a sigla para Customer Data Platform, que traduzido para o português significa plataforma de dados dos clientes. Ela serve para juntar dados dos clientes que vêm de várias fontes e com base nisso criar perfis detalhados e completos. 

De forma sucinta, CDP é um programa que coleta e unifica dados de clientes que podem ser obtidas de várias fontes, sejam elas primárias, secundárias ou terciárias, como discriminadas abaixo:

  • Dados primários: ações realizadas pelo cliente por meio de site, chat, ou outros canais de interação disponíveis pela empresa;

  • Dados secundárias: Formulários preenchidos no site, que contenham informações pessoais;

  • Dados terciários: advindos de banco de dados legados.

Com base nisso, geram-se informações que podem ser usadas por outros sistemas de marketing para que a empresa possa compreender cada cliente e personalizar estratégias de vendas.

Por que as empresas precisam de uma CDP?

As empresas precisam de uma CDP porque elas não só coletam e organizam dados dos clientes, como também geram insights valiosos que podem ser usados para melhorar as campanhas de marketing. Ao obter uma visão clara daquilo que funciona ou não para uma pessoa, o time da área comercial pode ajustar as estratégias em tempo real. 

A plataforma de dados dos clientes permite que a empresa faça adaptações nas campanhas e obtenham um retorno rápido sobre seus investimentos. Com as informações corretas, os profissionais de marketing conseguem aumentar o público-alvo do negócio.

Por que as empresas estão adotando CDPs?

Ao entender o que é CDP, as empresas começam a usar essa ferramenta para ter uma visão única, completa e coerente de cada um dos seus clientes. Essa plataforma permite visualizar de forma unificada as atividades e os pontos de contato dos usuários com os produtos e serviços da organização. 

Além disso, o CDP ajuda a embasar as decisões de marketing e auxilia a orientar quais as atividades devem ser prioritárias, para cada segmento de clientes. Em outras palavras, a empresa fica apta para criar experiências relevantes para seus usuários, ao divulgar e oferecer produtos de interesse para cada um. 

Como uma CDP funciona na prática?

Imagine um quebra cabeça no qual devemos juntar as peças para montar uma imagem compreensível, desse modo funciona uma CDP. A plataforma reúne informações completas de um indivíduo que vêm de várias fontes e as organiza de uma forma estruturada. 

Vale ressaltar que deve existir consentimento do usuário para a coleta de suas informações pelo site da empresa. Isso é definido na Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD). Uma vez que tenha a aprovação do usuário e que tenha realizado coleta de dados, a CDP gera uma segmentação de audiência para cada canal usado pela empresa. 

Diferenças entre CDP e outras ferramentas de marketing

As CDPs foram criadas para atender demandas de consumidores, e promover melhor experiência por meio da segmentação. As outras plataformas de marketing, como, CRM, DMP e CMS resolvem demandas de clientes em relação à personalização, porém, não unificam as fontes de dados fragmentadas, como ocorre com a Customer Data Platform. 

Outra diferença, é que uma CDP geralmente prioriza os dados primários, enquanto outras ferramentas, como o DMP, por exemplo, focam mais em dados terciários. Além disso, a primeira analisa dados de clientes da empresa e a segunda trabalha com dados anônimos para fazer segmentação de grupos de consumidores. 

Como implementar uma CDP?

Para implementar uma CDP, você deve realizar as seguintes etapas: escolher uma empresa para integrar o CDP ao seu sistema, definir seus objetivos de negócio, mapear suas fontes de dados, coletar e integrar dados dos clientes, segmentar o público e personalizar campanhas, e fazer acompanhamento. 

Essas etapas estão descritas a seguir, de uma forma sucinta e objetiva. Vale ressaltar, que a escolha de uma empresa para integrar CDP ao seu negócio, deve levar em consideração a experiência e a confiabilidade da mesma:

  • Escolha a CDP: Existem várias plataformas disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características. Na Aunica, trabalhamos com soluções CDP que podem ser facilmente integradas aos sistemas do seu negócio; 

  • Definir objetivos: Deixar claro aquilo que se deseja alcançar ao usar a CDP;

  • Mapear fonte de dados: identificar qual fonte será conectcar com a CDP (sites, aplicativos, CRM, mídias sociais);

  • Coletar e integrar dados: Após mapear a fonte de dados, deve-se coletar as informações e integrá-las ao CDP. É importante que a plataforma escolhida tenha recursos e suporte de integração com a fonte de dados que será utilizada; 

  • Segmentar e personalizar: Com os dados integrados, você pode segmentar seu público e criar campanhas de marketing personalizadas;

  • Acompanhar e otimizar: Uma vez que as campanhas estejam em pleno vapor, é importante acompanhar e otimizar os seus resultados. Para isso, é essencial usar as ferramentas de análises fornecidas pela CDP. 

Com essas etapas, você pode implantar com sucesso uma CDP em sua empresa. Aunica pode te ajudar em todo o processo, porque oferece uma plataforma que integra com diversas fontes de dados. 

Você pode conhecer mais sobre o que é CDP e quais soluções estão disponíveis para seu empreendimento pelo portal da Aunica, uma empresa referência no mercado, apta para ajudar a alavancar seu negócio. 






 
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