12/06/2024 às 14h43min - Atualizada em 12/06/2024 às 14h42min

Como lidar com o choque cultural durante o intercâmbio

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Está planejando seu intercâmbio e já está querendo se preparar para lidar com o choque cultural? Então o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar, pois separamos várias dicas que podem ajudar a diminuir o choque cultural quando você finalmente começar o seu tão sonhado intercâmbio.

Entre as causas para o choque cultural, algumas das mais frequentes são: costumes sociais, valores e crenças, hábitos alimentares e o estilo de vida dos nativos. Por isso, analisar com cuidado cada uma dessas causas pode te ajudar a não ter um choque cultural muito grande durante o intercâmbio.

Então, confira até o final do conteúdo que preparamos para você e fique por dentro de como lidar com o choque cultural durante o intercâmbio!

Pesquise sobre o país

A primeira dica para te ajudar a lidar com o choque cultural durante o seu intercâmbio é sabendo tudo que puder sobre o país para onde você está indo no intercâmbio e sobre sua cultura.

Dessa forma, você já vai estar ciente de muitos costumes dos nativos para não ter um choque muito grande quando começar o seu intercâmbio. Por exemplo, imagine que você está indo para o Japão, um país com costumes bem diferentes dos nossos, além de ter uma alimentação completamente diferente, uma vez que a comida “japonesa” que comemos no Brasil dificilmente pode ser chamada de autêntica.

Porém, ao pesquisar mais sobre o país, você vai conseguir ter uma noção melhor sobre como funcionam as coisas por lá, dando tempo o suficiente para você se preparar pelo menos um pouco.

Além disso, é essencial também pesquisar sobre coisas como: segurança, clima, as opções de meios de transporte, opções de mercados e etc. Com essas informações, você pode tornar seus primeiros dias de intercâmbio muito mais simples.

Mantenha a mente aberta

A segunda dica para te ajudar a lidar com o choque cultural durante seu intercâmbio é manter a mente aberta. Então, esteja preparado para lidar com as diferenças culturais e se adaptar à elas da melhor forma possível, até porque a ideia principal do intercâmbio é viver novas experiências.

Por isso, treine a flexibilidade da sua mente, sem julgar a cultura alheia ou determinado costume, mesmo que pareçam estranhos. Você ainda pode até usar essas experiências para pesquisar sobre o assunto e descobrir os motivos por trás desses costumes.

Participe dos eventos locais

Uma dica bem divertida para te ajudar a lidar com o choque cultural no intercâmbio é se jogar com tudo na cultura do país, participando de eventos culturais, esportivos e o que mais que o seu tempo permitir.

Isso porque, mesmo que você não entenda exatamente de onde vem os costumes ou o porquê de cada evento, vai ser uma experiência divertida e que vai te permitir ter um contato mais próximo com os nativos.

Faça amigos nativos (e também não nativos)

Fazer amigos é uma parte essencial para lidar com o choque cultural no seu intercâmbio, principalmente se você fizer amigos nativos. Isso porque esses amigos nativos podem te ajudar a entender melhor sobre a cultura, reduzindo o choque de culturas nas suas primeiras semanas de intercâmbio.

Por outro lado, fazer amigos não nativos te ajuda a lidar com esse choque cultural porque eles também estão passando pelas mesmas coisas que você. Ou seja: se é pra ficar totalmente perdido, melhor fazer isso acompanhado, não é mesmo?

Então, saia por aí conversando com todo mundo, desde os colegas de intercâmbio até os nativos que você encontrar no elevador, no mercado local ou na estação de trem. Você nunca sabe onde pode encontrar novas amizades para a vida toda!

Encontre um pedaço do Brasil

Uma boa dica para lidar com o choque cultural no seu intercâmbio é encontrar um pedaço do Brasil no país onde você estiver. Ou seja, procure pela comunidade brasileira na cidade onde vai estar hospedado, bem como restaurantes e mercados que ofereçam produtos brasileiros.

Além disso, essas podem ser uma ótima opção de encontrar brasileiros que já passaram pelo mesmo que você está passando, servindo como uma fonte de apoio.

Tenha paciência com você mesmo

Outra dica para lidar com o choque cultural durante o intercâmbio é: tenha paciência com você mesmo. Isso porque é completamente se sentir sobrecarregado ou frustrado ao se deparar com uma cultura completamente diferente.

E lembre-se: a adaptação leva algum tempo, então você precisa ser paciente e não se julgar.

Mantenha contato com sua família e amigos

Uma forma bem simples de lidar com o choque cultural durante o intercâmbio é manter contato com a sua família e com seus amigos mesmo frequentemente. Então, use a tecnologia a seu favor e mantenha contato com seus familiares sempre que possível.

Mas lembre-se: é bom fazer esse contato com moderação, uma vez que você não quer perder nenhuma experiência incrível no seu intercâmbio, não é mesmo?

Se divirta!

A nossa última dica para te ajudar a lidar com o choque cultural durante o intercâmbio é: se divirta! Participe de eventos, encontre novos hobbies, faça passeios e aproveite tudo que puder durante o seu intercâmbio.

Isso porque, com choque cultural ou não, você vai conseguir viver experiências incríveis das quais vai se lembrar pro resto da vida!

Agora você já sabe como lidar com o choque cultural durante o intercâmbio. Então que tal usar todas as nossas dicas e já começar a se preparar para o seu tão sonhado intercâmbio?

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp