12/04/2024 às 18h05min - Atualizada em 12/04/2024 às 18h03min

Site institucional: como uma página online ajuda no crescimento de um negócio

Você já reparou que todas as grandes empresas têm um site institucional? Somente este fato já demonstra a importância de uma página online. Afinal, ter um espaço digital impacta diretamente no crescimento de um negócio.
E com tantas maneiras de desenvolver um site, a presença online tornou-se essencial para empresas de todos os tamanhos.
Mesmo que seu negócio seja pequeno e tenha investimentos reduzidos em marketing, ter um site institucional é fundamental para ampliar o seu alcance.
Se um site institucional funciona como o cartão de visitas digital da sua empresa, como o seu negócio está se apresentando para o mundo?
Para quem não tem um site próprio ou usa apenas as ferramentas grátis do Google ou do Wix, é hora de parar e reconsiderar!
Entenda como um site institucional eficaz pode ser um poderoso motor de crescimento para o seu negócio.

Os benefícios de um site institucional

Quando falamos de marketing digital, existem estratégias para todos os gostos e bolsos.
Há quem diga que é preciso fazer anúncios pagos para chamar a atenção do público-alvo. Outros, indicam que o correto é dedicar tempo ao Google Meu Negócio. Mas, em todos os casos, há um ponto em comum: a presença de um site!
Isso porque, um bom site é uma ferramenta estratégica que pode diferenciar sua empresa no mercado.
Mas quais são os benefícios de um site? Conheça os 3 principais!

1. Mais credibilidade e profissionalismo

Que tal se colocar na posição de consumidor por alguns segundos? Basta imaginar o que você faz quando entende que precisa comprar um tênis novo ou contratar o serviço de um advogado.
Provavelmente, você pesquisa por produtos ou serviços na internet. E quando o site que você encontra é bem projetado e informativo, transmite uma imagem de credibilidade e seriedade que pode te levar a efetuar a compra.
Usando o exemplo de serviços jurídicos, talvez você não contrate um profissional que não tem um site institucional de advogado. Afinal, se não há prova social online, será que ele é bom mesmo?
Assim, quando se trata de demonstrar credibilidade e profissionalismo, um site é fundamental para pequenas e médias empresas
Um site institucional serve como prova de sua existência e competência no setor, incentivando a confiança dos visitantes. E um fato extra: ter uma página própria é algo que conta pontos para aparecer nos resultados de buscas do Google.

2. Comunicação mais clara com seus clientes e público-alvo

Um site institucional oferece uma plataforma central para comunicar sua missão, visão e valores, além de detalhar seus produtos e serviços.
Com funcionalidades como formulários de contato, chats ao vivo e seções de FAQ, você pode melhorar significativamente a comunicação com seu público, esclarecendo dúvidas e fornecendo suporte de forma eficiente.
Mas uma empresa consegue fazer tudo isso pelas redes sociais. Então, qual é a vantagem do site empresarial?
Na verdade, somente o site é realmente seu. Uma conta de rede social pode ser excluída a qualquer momento, seja por denúncias de terceiros ou por algum erro de sistema.
No site empresarial, isso não é possível!
É claro que você deve ter uma estratégia de marketing nas redes sociais. Mas, ainda assim, você precisa ter um site como canal de comunicação extra.

3. Mais visibilidade e alcance da marca

O site institucional tem como finalidade demonstrar as características de um negócio para o público. E uma vez que a internet não tem fronteiras geográficas, significa que seu site pode alcançar clientes potenciais em qualquer parte do mundo.
Pesquisas mostram que o número de pessoas que trabalham em casa cresceu mais de 50% após a pandemia, seja para empresas brasileiras ou de outros países. Se no trabalho perdemos as fronteiras, imagina nas compras!
Um site dá mais visibilidade, o que faz com que sua marca aumente o alcance de público. Com mais alcance, você tem chances maiores de vender. Com mais vendas, seu negócio cresce!
Apesar de todos esses benefícios, é importante frisar que nem todo site institucional tem bons resultados. Normalmente, isso acontece quando a plataforma não foi bem estruturada.
Então, o que um site institucional deve ter para atingir o sucesso?

Elementos essenciais para um bom site institucional

Agora que você já sabe a importância de um site institucional na construção da imagem da sua marca, vamos falar sobre os elementos que uma plataforma de qualidade tem!
Basicamente, podemos resumir esses elementos em três aspectos: experiência do usuário, desempenho e conteúdo.
Na experiência do usuário, começamos com a obrigatoriedade de um design responsivo. Ou seja, sua página precisa se adaptar a qualquer tipo de tela, seja computador, tablet ou smartphone.
Além disso, seu site precisa ser facilmente navegável, com recursos e menus intuitivos. Vale pensar no quesito acessibilidade, que permite que pessoas com necessidades específicas também consigam aproveitar a plataforma.
O segundo aspecto de um bom site empresarial é o desempenho. Nesse sentido, páginas que carregam com agilidade, em pouquíssimos segundos, costumam ter mais sucesso.
Se você procurar por site institucional exemplos, certamente vai encontrar grandes empresas. Nesses sites, dificilmente você precisa aguardar mais do que 2 segundos para visualizar a tela (tendo uma conexão com a internet de qualidade). Isso, por si só, mostra a importância da agilidade na internet.
Por fim, o terceiro aspecto é o conteúdo do seu site. Todos os textos devem ser claros, concisos e objetivos.
Mas pense estrategicamente! Os textos de um site são “lidos” pelo Google, que vai apresentá-lo como resultado a partir de determinadas buscas dos usuários. Usar palavras-chave pode garantir um melhor posicionamento no ranking de resultados.

5 dicas práticas para vender mais com seu site institucional

Como você viu, um bom site empresarial precisa de desempenho rápido, experiência do usuário de qualidade e conteúdo relevante.
Mas, além disso, que tal conhecer algumas dicas extras para vender mais com o site da sua empresa?
Selecionamos 5 práticas estratégicas para aplicar hoje mesmo!
  1. Ao fazer os textos do seu site, seja estratégico! Faça uma lista de termos que os potenciais clientes usam para encontrar produtos e serviços como o seu, e passe a incluí-los naturalmente nos conteúdos das páginas.
  2. Seu site não deve ficar parado no tempo! Pensando nisso, considere ter um blog com artigos relevantes. Você também pode integrar suas redes sociais ao site, garantindo uma atualização frequente.
  3. Por falar em redes sociais, mantenha perfis ativos onde seu público-alvo passa tempo e direcioná-los para o seu site pode melhorar o tráfego e a interação.
  4. Garanta uma boa experiência de uso para seu visitante. Para isso, verifique o desempenho do site com frequência e analise, periodicamente, como você pode melhorar a plataforma.
  5. Coloque o seu site no seu perfil do Google Meu Negócio. Esse pequeno ajuste fará com que sua marca apareça mais em buscas locais.

Vale a pena investir em site institucional?

Por mais que uma página online traga benefícios e impactem no sucesso de um negócio, para um site institucional o preço ainda é um fator decisivo.
Afinal, custa muito caro? Vale a pena fazer esse investimento?
A verdade é que a criação de um site institucional representa uma oportunidade inestimável para as empresas solidificarem sua presença online.
Como consequência, você aumenta sua visibilidade e consegue alcançar mais pessoas. Ou seja, essa é uma ferramenta dinâmica de marketing e comunicação capaz de impulsionar significativamente o crescimento do seu negócio.
Quanto aos custos, cada site empresarial tem um preço que varia de acordo com as características e necessidades da página.
Além disso, hoje também é possível criar uma página por conta própria de graça – embora, o recomendável é sempre contar com um profissional para garantir a melhor experiência para seus visitantes.
Também é preciso lembrar que um site é um investimento de longo prazo. Se o seu site for bem construído, ele não precisará passar por renovações por vários anos. O valor diluído compensa!
Se você ainda não possui um site institucional ou está pensando em atualizar o seu, não deixe para depois! Afinal, você pode estar perdendo grandes oportunidades. E você não vai querer impedir o crescimento do seu negócio, não é mesmo?
 
 
Metadescription: Você está pensando em como crescer o seu negócio? Saiba que um site institucional pode ser a peça que faltava nesse quebra-cabeça!

Enviado por Sua Imprensa
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp