04/03/2024 às 14h32min - Atualizada em 04/03/2024 às 14h31min

Cerca de arame: dicas para a melhor escolha na área rural

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Numa área rural é fundamental conseguir montar um cercamento de qualidade, com um excelente material e do tamanho que você deseja para promover a segurança da sua fazenda. Atualmente, uma das opções mais usadas é a cerca de arame.

Esse tipo de cerca possui diversas vantagens, como a contenção de animais, alta durabilidade, além de deixar bem claro os limites de sua propriedade.

Porém, é preciso considerar fatores importantes ao escolher a melhor cerca de arame para a sua propriedade. E para te ajudar nessa missão, separamos dicas valiosas para te guiar na sua escolha. Confira:

Analise a topografia da propriedade

O primeiro passo para criar a cerca perfeita para sua propriedade é analisar a topografia de todo o terreno para verificar se ela é plana, bem regular ou irregular, assim como todas as suas dimensões.

A topografia também se faz importante para planejar melhor como será a engenharia dessa cerca e escolher a melhor para o terreno. Os arames farpados, por exemplo, ficam bem em terrenos regulares, enquanto os lisos ficam bem tanto em terrenos irregulares como em planos. Além de outros elementos que precisam ser estudados, como o suporte e mourões.

Caso seja necessário, é fundamental em certos terrenos escolher não só o arame adequado, como também a madeira adequada. E aqui a topografia chama muito a atenção, pois a depender do tipo de terreno são necessários pilares mais robustos, por exemplo.

Verifique as condições ambientais do local

Na hora de montar sua cerca, é fundamental ficar de olho nas condições ambientais do terreno. Quando se realiza a instalação da cerca rural, pode acontecer do ambiente representar perigo para o trabalhador ou, então, ser um ambiente sensível que pode ser prejudicado pela cerca.

Por isso, é preciso tomar certo cuidado com as condições ambientais antes de instalar, a fauna e flora local também devem ser levados em conta. É dever do proprietário cuidar para que sua propriedade não impacte de maneira severa o ambiente local, o que também implica em instalar o arame para cerca rural nos locais certos.

Em regiões APP (Área de Preservação Ambiental) é ainda mais importante criar uma cerca para evitar que animais de sua propriedade causem algum dano no ambiente. Além de, também, proteger possíveis fontes de água e preservar melhor todo ambiente.

Defina a finalidade da cerca rural

A finalidade da cerca também é importante para a sua construção, e este aspecto deve ser estudado bem antes da sua construção. Dentre as principais finalidades estão:

  • Demarcação do terreno;

  • Contenção de animais de criação;

  • Proteção contra animais silvestres;

Análise muito bem seus objetivos com o cercamento para encontrar os melhores materiais para o local e suas finalidades.

Estabeleça o valor do investimento

O orçamento também é um ponto que deve ser cuidadosamente analisado para a construção da cerca, pois todos os produtos irão impactá-lo. A diferença entre o preço de um material para outro pode ser grande, o que deve ser considerado na sua análise antes da compra.

Selecione o tipo de arame ideal

Existem vários tipos de arames que podem ser utilizados na construção de cercas, cada um com suas características específicas e adequações para diferentes propósitos. Veja:

Arame liso

Este arame não tem nenhuma farpa e como deixa claro em seu nome, trata-se de um objeto liso e sem ranhuras. Ele é utilizado em cercas simples para delimitação de áreas em propriedades rurais, hortas, jardins e terrenos residenciais. Se o arame liso for galvanizado, significa que sua vida útil é consideravelmente maior.

É uma opção mais econômica, de fácil instalação e seguro para animais e pessoas. Porém, é menos eficaz como barreira de segurança comparado a arames farpados.

Arame farpado

Este arame conta com farpas, ranhuras que tornam ele ainda mais difícil de ser penetrado, e também impede que animais tentem forçar a entrada ou saída de sua propriedade. Para a resistência desse arame também vale a recomendação de optar pela sua versão galvanizada.

É amplamente utilizado em cercas de segurança para impedir a passagem de animais ou pessoas, principalmente em áreas rurais e pastagens. Lembrando, que por ter essas farpas, pode causar ferimentos em pessoas ou animais que entram em contato com a cerca.

As melhores opções são encontradas na Belgo, sua loja do agronegócio completa, com arames feitos de aço e tecnologia de ponta.

Arame eletrificado

Já essa opção e difere das outras por possuir uma corrente elétrica de baixa voltagem que percorre a cerca, fornecendo uma barreira de choque para impedir a passagem de animais. É utilizado em cercas elétricas para proteção de animais, controle de pastagens e segurança perimetral.

Além disso, é uma alternativa que requer manutenção e cuidados adicionais. E ainda, é necessário pensar em todas as consequências que ele pode causar, devido ao risco de choque elétrico, podendo não ser adequado em qualquer local.

Escolha o tipo de estrutura dos mourões

Os mourões também devem fazer parte do estudo de como montar a cerca perfeita, sendo sempre adequados de acordo com a sua necessidade. Mourões são os pilares, podendo ser feitos de madeira, ou até em aço, em que são fixados os arames e podem ser mais robustos ou mais finos, sempre conforme a necessidade do local.

Outro detalhe é que devem ser resistentes, o que pode variar de acordo com a topografia do local, clima, intempéries e outros aspectos. Mourões devem ser de tanta qualidade quanto os próprios arames, afinal eles servirão de suporte para que sua cerca esteja sempre no lugar.

Verifique o tamanho da área em que irá fazer o cercamento

Um aspecto que deve ser levado em conta na hora de montar o orçamento é o tamanho da área que será coberta, pois quanto maiores as cercanias da propriedade, maior também será o gasto com arame, mourões e outros objetos que serão usados na construção da cerca ideal.

E embora seja um dos últimos pontos a serem citados, ainda assim é preciso fazer o levantamento da área do local logo nas primeiras etapas. Desta forma você monta o orçamento ideal, sem faltas e também sem sobras, sempre com um orçamento adequado.

Atente-se para realizar a manutenção correta

Por fim, após montar a cerca é importante manter a manutenção em dia tanto no arame quanto nos mourões. Por isso a compra de arames galvanizados é o melhor caminho, pois esses materiais são de muita qualidade e muito mais resistentes, o que irá economizar muito no futuro.

Mas mesmo em cercas galvanizadas ainda vale a pena ficar de olho e verificar sempre o estado dos materiais. Desta forma você terá sempre certeza de que sua cerca está em bom estado e em ordem, sem quaisquer danos e avarias causados pelo ambiente ou mesmo pelos animais silvestres.

Com todos esses cuidados, você terá uma cerca de muita qualidade! Então, aplique nossas dicas sempre que for planejar uma cerca de arame para sua propriedade e não erre na sua escolha! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp