12/01/2024 às 18h23min - Atualizada em 12/01/2024 às 18h19min

O que é uma taxa de conversão?

Atualmente praticamente todo negócio só sobrevive no mercado nacional e internacional se ele tiver uma boa estrutura de Marketing. A frase o marketing é a alma do negócio nunca foi tão verdadeira como atualmente, em que as redes sociais desempenham um papel fundamental no dia a dia de inúmeras pessoas.

Um dos termos de marketing digital mais usados na atualidade é a taxa de conversão. Para quem nunca ouviu falar nesta taxa, a taxa de conversão é número de pessoas no qual você consegue converter para visitantes em páginas da web. Esta taxa é extremamente importante para negócios online, afinal de contas ela é o que demonstra se um negócio está indo bem ou não.

A taxa de conversão tem inúmeras funções dentro de uma empresa, ela geralmente é utilizada como ferramenta de análise da qualidade das formas de captação de clientes. Esta taxa mostra de maneira efetiva quantas pessoas você consegue tornar visitantes para sua página dentro de uma rede social, loja ou até mesmo de um produto físico.

Existem muitas aplicações diferentes para esta taxa e ela pode ser calculada da seguinte forma: A taxa de conversão nada mais é do que o número de conversões dividido pelo número de visitantes vezes 100%. Esta taxa é uma métrica muito importante para identificar se ações de tomadas estão ruins ou devem prosseguir.

 

Como identificar uma taxa de conversão baixa?

Só existe uma forma de analisar se uma taxa de conversão está baixa, analisando com frequência o número de conversões por dia. Uma boa taxa de conversão geralmente representa pelo menos mais de 3% dos visitantes, esta taxa é muito útil como métrica para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e introduzir novas estratégias caso necessária.

Geralmente para conseguir uma boa taxa de conversão você precisa se atentar a três pontos principais: Público alvo, produto e qualidade do produto. Ter gatilhos para atrair pessoas de acordo com interesse do público alvo é essencial para garantir uma boa taxa de conversão, caso a estratégia adotada não se encaixe com o público alvo é bem provável que a taxa de conversão será baixa.

Além disso, o produto e a qualidade dele também é muito importante para a taxa de conversão principalmente quando o destino do marketing são páginas em redes sócias. Em plataformas de mídia os comentários e interações entre usuários podem influenciar diretamente a taxa de conversão e desta forma valorizar o produto ou torna-lo ainda pior.

Praticamente toda estratégia de marketing usa da taxa de conversão como métrica para analisar se tudo esta correndo conforme o esperado. Esta taxa é extremamente importante em diversos setores e pode ajudar você a identificar quando algo vai mal na estratégia de marketing adotada.

 

Dica para converter mais clientes

Uma taxa de conversão baixa não necessariamente reflete uma estratégia de marketing ruim, na grande maioria dos casos o problema está no local em que esta estratégia de marketing circula. Por exemplo, se você quer atrair pessoas para uma loja de sapatos, fazer suas estratégias de marketing na praia procurando clientes não serão tão efetivo quanto faze-las em shoppings.

As estratégias de marketing precisam estar alinhadas entre o local de hospedagem do conteúdo e também com o produto final. Quanto mais similar é local de anúncio com o destino final melhor será a sua taxa de conversão. O mesmo pode ser aplicado em redes sociais, por exemplo, muitas vezes se você quer que uma página em uma rede social ganhe destaque tudo que você precisa fazer é usar de estratégias de marketing na própria rede social.

Furar a bolha de lazer e entretinimento das pessoas nem sempre é uma boa forma de converter clientes e aumentar sua taxa de conversão. Ser mais cauteloso e respeitar os espaços de cada postagem pode fazer com que uma estratégia de marketing seja mais lenta, mas certamente é muito efetivo.

 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp