15/12/2023 às 15h11min - Atualizada em 15/12/2023 às 15h07min

10 filmes nacionais que você precisa conhecer

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Central do Brasil

Classificação indicativa: 12+

Direção: Walter Salles 

Ano: 1998

 

Central do Brasil conta a história de Dora, uma mulher amargurada e solitária que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Após testemunhar a morte de um menino, ela se envolve na jornada de Josué, um garoto órfão que está em busca de seu pai no Nordeste do Brasil. 

 

Através dessa jornada, Dora passa por uma transformação pessoal e descobre a importância da empatia, do afeto e da busca por redenção. O filme aborda temas como a desigualdade social, a busca por identidade e a importância das relações humanas na construção de vínculos afetivos.

O Auto da Compadecida

Classificação indicativa: 12+

Direção: Guel Arraes 

Ano: 2000

 

Baseado na obra homônima de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida se passa no sertão nordestino e acompanha as aventuras de João Grilo e Chicó, dois amigos pobres e espertos que se envolvem em diversas confusões enquanto tentam sobreviver. 

 

Com uma mistura de comédia e crítica social, o filme aborda questões como a religiosidade, a hipocrisia, a justiça e a desigualdade social. A história é permeada por personagens carismáticos e situações cômicas, envolvendo também a figura da Compadecida, uma personagem religiosa que exerce um papel de mediadora entre os vivos e os mortos. 

 

O filme é uma representação do humor nordestino e uma reflexão sobre a vida e a condição humana, permeada por elementos do folclore e da cultura popular brasileira.

Cidade de Deus

Classificação indicativa: 16+

Direção: Fernando Meirelles 

Ano: 2002

 

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins, Cidade de Deus se passa na favela de mesmo nome, no Rio de Janeiro, e acompanha a vida de diversos personagens ao longo de décadas. 

 

O filme retrata a realidade cruel e violenta da vida nas comunidades, explorando temas como a criminalidade, o tráfico de drogas, a pobreza e a desigualdade social. Através de uma narrativa não linear, o filme apresenta uma visão crua e impactante, mostrando a trajetória de personagens envolvidos em um ciclo interminável de violência. 

 

Ao mesmo tempo, o filme também aborda a esperança e a busca por uma vida melhor, mostrando o poder da amizade e a resiliência das pessoas diante das adversidades. "Cidade de Deus" é reconhecido tanto por sua qualidade cinematográfica quanto pela representação autêntica e impactante da realidade das favelas brasileiras.

Xingu

Classificação indicativa: 12+

Direção: Cao Hamburger   

Ano: 2011

 

Inspirado na história real dos irmãos Villas-Bôas, o filme conta a trajetória dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, que se aventuram em uma expedição pelo território inexplorado do Xingu, na Amazônia. 

 

Eles encontram diferentes tribos indígenas e, ao se aproximarem deles, buscam entender sua cultura e lutar por seus direitos. O longa aborda questões como a preservação ambiental, a valorização das culturas indígenas e a importância da convivência harmoniosa entre diferentes povos.

 

Xingu retrata a coragem e a dedicação dos irmãos Villas-Bôas em defesa dos indígenas e na criação do Parque Nacional do Xingu, destacando a importância da proteção dos povos originários e suas terras.

Pixote, a Lei do Mais Fraco

Classificação indicativa: 16+

Direção: Hector Babenco

Ano: 1980

 

A trama acompanha a história de Pixote, um jovem garoto que vive nas ruas de São Paulo e se envolve com o crime e a violência desde muito cedo. O filme retrata de forma crua e realista a dura realidade vivida por crianças marginalizadas, expostas à exploração, abuso e aliciamento. 

 

Ao longo da narrativa, Pixote e outros jovens infratores são levados a instituições correcionais, onde enfrentam um sistema opressor e desumanizante. Pixote, a Lei do Mais Fraco é um retrato contundente da infância perdida e da luta pela sobrevivência em um contexto de extrema adversidade.

Deus e o Diabo na Terra do Sol

Classificação indicativa: 14+

Direção: Glauber Braga

Ano: 1964

 

Deus e o Diabo na Terra do Sol segue a jornada de Manuel, um camponês que, diante das dificuldades enfrentadas em sua vida, acaba envolvendo-se em uma série de eventos que o levam a questionar sua fé e a se rebelar contra a opressão e exploração a que é submetido. O filme aborda questões sociais, políticas e religiosas, explorando a luta entre forças opostas representadas pelo sagrado e pelo profano. 

 

Com uma narrativa marcada por elementos surrealistas e alegóricos, o longa reflete sobre a condição humana, a desigualdade social e a busca por liberdade e justiça em um contexto de extrema adversidade, além de ser considerado um marco do Cinema Novo brasileiro, pela sua abordagem crítica e estética inovadora.

O Beijo da Mulher Aranha

Classificação indicativa: 14+

Direção: Hector Babenco

Ano: 1985

 

Baseado no romance homônimo de Manuel Puig, O Beijo da Mulher Arenha se passa em uma prisão na América Latina e acompanha a relação improvável entre dois detentos: Valentín, um militante político, e Molina, um homossexual condenado, abordando assim questões como identidade, repressão e liberdade, explorando temas relacionados à opressão política e sexual. 

 

Através de diálogos intensos e emotivos, o filme apresenta uma reflexão sobre a natureza humana, os conflitos internos e a capacidade de encontrar conexões e empatia mesmo em circunstâncias extremas, além de ser conhecido pela atuação marcante de seus protagonistas e pela maneira como aborda temas controversos com sensibilidade e complexidade.

Carandiru 

Classificação indicativa: 16+

Direção: Héctor Babenco

Ano: 2003

 

Sendo baseado no livro "Estação Carandiru" de Drauzio Varella, o filme retrata a vida dentro do complexo penitenciário de Carandiru, em São Paulo, e acompanha a rotina dos detentos e os eventos que levaram ao massacre ocorrido em 1992. 

 

Por meio de uma narrativa multiplot, o filme apresenta diferentes histórias e personagens, explorando temas como violência, poder, solidariedade e humanidade. Carandiru revela as condições precárias do sistema prisional brasileiro, a superlotação e a falta de infraestrutura, além de abordar questões sociais e de saúde pública. 

 

O filme oferece uma visão crua e realista do cotidiano dos detentos, suas relações e os desafios enfrentados por eles, é uma obra que busca humanizar os personagens e estimular a reflexão sobre a criminalidade e o sistema penitenciário no Brasil.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias 

Classificação indicativa: 10+

Direção: Cao Hamburger 

Ano: 2006

 

A história se passa no ano de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, e acompanha a vida de Mauro, um garoto de 12 anos. Após seus pais saírem de férias de forma repentina, Mauro é deixado na casa de seu avô, que mora em um bairro de imigrantes judeus em São Paulo. 

 

Enquanto espera pelo retorno dos pais, Mauro desenvolve uma amizade com os vizinhos e descobre um novo mundo de cultura, futebol e afeto. O filme aborda temas como o amadurecimento, pertencimento e a complexidade da realidade política do Brasil na época.

 

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, também retrata a inocência e a sensibilidade da infância diante das adversidades, oferecendo uma reflexão sobre a importância da solidariedade, da tolerância e do poder transformador das relações humanas.

Bicho de sete cabeças 

Classificação indicativa: 14+

Direção: Laís Bodanzky 

Ano: 2000

 

Longa baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, apresenta a jornada de Neto, um jovem que é internado em um hospital psiquiátrico pelo seu pai autoritário, após uma discussão familiar. No hospital, Neto se depara com um ambiente desumano, onde enfrenta abusos e violações dos direitos humanos. 

 

Bicho de Sete Cabeças aborda temas como saúde mental, institucionalização, controle social, a luta pela liberdade individual e questiona o sistema psiquiátrico brasileiro e a forma como a sociedade lida com a diferença e a diversidade. 

 

Com uma atuação intensa de Rodrigo Santoro no papel principal, o filme oferece uma crítica contundente às práticas de internação involuntária e busca promover a conscientização sobre a importância do respeito à autonomia e dignidade das pessoas com transtornos mentais.

Conheça o cinema nacional!

A história do cinema brasileiro é marcada por diferentes períodos e movimentos, desde as primeiras filmagens no final do século XIX até os dias atuais. Ao longo dos anos, o cinema brasileiro enfrentou desafios, mas também produziu obras importantes que retratam a cultura, as realidades sociais e as questões políticas do país. 

 

Valorizar o cinema brasileiro é importante porque nos permite conhecer e apreciar a diversidade cultural do Brasil, refletir sobre questões sociais e políticas, promover a indústria cinematográfica nacional, estimular o reconhecimento internacional e desfrutar de entretenimento e enriquecimento cultural. 

 

Ao prestigiar o cinema brasileiro, estamos valorizando nossa própria cultura e contribuindo para a construção de uma indústria cinematográfica forte e vibrante. O cinema brasileiro continua a evoluir e a se reinventar, contribuindo para o enriquecimento da cultura e do patrimônio audiovisual do Brasil. 

 

Artigo escrito por Raphael Guedêlha, Content Executive da Twinkl,uma editora de recursos educacionais do Reino Unido. Conheça nossa plataforma e tenha acesso instantâneo a milhares de materiais didáticos e avaliações para estudantes de todas as idades. 

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp