06/12/2023 às 09h03min - Atualizada em 06/12/2023 às 08h56min

CAMINHO DOS PRESÉPIOS SERÁ INAUGURADO NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 08, EM NOVA TRENTO

Presépios foram montados na praça central da cidade, no sábado e domingo, pelas comunidades e outros 26 também recebem os últimos detalhes de montagem nas casas dos moradores. Abertura será na próxima sexta, dia 08

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Foto: Divulgação)
O sol quente que fez no último fim de semana não afastou dezenas de moradores de comunidades de Nova Trento, que foram até a praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, montar seus presépios. Teve comunidade que levou até caminhão com pedras e outras prepararam a decoração com os mais variados materiais. Não teve idade para ajudar, desde crianças até idosos, contribuíram. 
 
"Faremos um presépio com um espaço todo decorado simbolizando o Natal. Imagens novas e maiores foram adquiridas para contar a história do nascimento de Jesus. Nova Trento é um polo cultural e centenário na realização dos Presépios. É importantíssimo para nós, participarmos do evento, pois une as famílias, mantendo as nossas crianças, os nossos jovens e toda a comunidade unida neste momento fraterno e, com isso, apresentamos o nosso trabalho a todos os munícipes, como também aos visitantes de outros municípios", destacou o artista plástico e morador do bairro São Roque, Jeremias Cipriani, de 63 anos de idade. 
 
A montagem de presépios é uma tradição entre os moradores de Nova Trento, tanto que esse ano a cidade realizará o Caminho dos Presépios, que vai reunir ao todo 52 decorações que representam o nascimento de Jesus. Além dos 26 que foram instalados no centro da cidade, outros 26 são montados, tradicionalmente, todos os anos, nas casas de moradores de uma das ruas do município, que abrem as portas de suas residências para receber visitantes. O evento é uma comemoração pelos 800 anos do Presépio de Greccio, feito por São Francisco de Assis, em 1223 d.C., na Itália. 
 
O Caminho dos Presépios faz parte da programação da Incanto di Natale, evento de Natal realizado pela Prefeitura Municipal, que contará ainda com uma série de atrações. A abertura oficial será na próxima sexta-feira, 8, a partir das 19 horas e depois a exposição segue até o dia 06 de janeiro, Dia de Reis. Nas residências, a visitação será somente às terças, quintas-feiras e sábados, sempre das 19 às 22h. 
 
"Foi maravilhoso ver o empenho das comunidades na montagem dos presépios e a união de todos. Teremos um evento lindo tanto na Praça, quanto nas casas dos moradores que também prepararam seus presépios com todo o carinho para receber os visitantes. Trazer também as comunidades para o centro da cidade com os seus presépios, faz com que Nova Trento realize um evento inédito em nosso Estado e mostre para todos os visitantes a tradição e a cultura italiana que nos acompanha", destacou a secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Mariléia Cipriani Tomasoni. 
 
A parceria de todas as comunidades também foi destacada por Isabel Maria Bosio Costa, da comunidade de Serraval. "Antes a gente vinha participar somente como ouvinte e hoje a gente participou ativamente, cada trabalho tendo sua característica da comunidade. Então, acho que é mais uma gratidão a Deus fazer esse trabalho aqui na praça pra Jesus. Perfeito."
 
INCANTO DI NATALE
Já no dia 20 de dezembro, às 18 horas, será aberto o Incanto di Natale no Centro de Eventos Cremilda Tridapalli, com participação do Papai Noel e uma decoração especial, além de uma praça de alimentação temática, um espaço com uma fábrica de brinquedos do Papai Noel e o Parque do Gelo. As atrações no Centro de Eventos ocorrem até o dia 23 de dezembro, sempre com uma série de atrações para todas as idades, como Encontro de Terno de Reis e várias apresentações locais que valorizam a cultura italiana, além de shows regionais. (confira a programação anexo)
 
"Estamos muito animados com essa segunda edição do nosso evento de Natal, o Incanto di Natale, pois teremos várias novidades que, com certeza, vão atrair moradores da nossa cidade e também turistas que vierem nos visitar. Vamos começar com a abertura do Caminhos dos Presépios, na próxima sexta e temos certeza que será um espetáculo maravilhoso. Aproveito para agradecer a todos que estiveram na praça no último fim de semana, trabalhando, para deixar tudo pronto para receber os visitantes", frisou o Prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso. 
 
 
PROGRAMAÇÃO DA ABERTURA DO CAMINHO DOS PRESÉPIOS: 
 
08/12 19:00 I STELLARI
20:00 ABERTURA 
20.30 ACENDIMENTO DAS LUZES
20:30 CHEGADA DO PAPAI NOEL
21:00 SHOW DE NATAL FAMÍLIA DAL PONTE
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp