23/11/2023 às 15h05min - Atualizada em 23/11/2023 às 15h02min

Hang Ferrero recebe homenagem pela contribuição na literatura e educação no Mês da Consciência Negra

Poeta e escritor da cidade de Itajaí/SC conquista Prêmio Simeão. Suas obras e ações têm apoio da A l Livraria e do BravaMall.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

Divulgação

Nesta semana, o escritor e poeta Hang Ferreiro, atuante junto às escolas, incentivador literário e de causas ativistas especialmente na cidade catarinense de Itajaí, e que tem o apoio e o reconhecimento da A l Livraria e do BravaMall, foi um dos 5 homenageados com o Prêmio Simeão 2023, voltado a personalidades negras e alusivo ao Mês da Consciência Negra.

 

Conforme informações da Secretaria de Promoção da Cidadania em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra, o Conegi, realizadores do evento, os premiados são indicados pelos conselheiros do Coneji pelo histórico de atividades em prol à comunidade negra do município em vários setores. A noite da cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, dia 21, e também integra as ações "Itajaí sem Racismo".

 

“É muito difícil, exaustivo, lutar diuturnamente contra as forças "palacianas", especialmente em um país que, historicamente, foi o último das Américas a abolir a escravidão e, ainda, sob circunstâncias alinhadas a um futuro sem perspectivas e que resulta nos dias de hoje, no não reconhecimento ao preconceito. O Prêmio Simeão é um amparo e simboliza a importância de resistir como afirmação da nossa própria existência" disse Hang.

 

"A l Livraria e o BravaMall abrem portas para valiosos trabalhos e obras de talentos locais e valorizam ações e personalidades voltadas à cultura e à educação, bem como, reconhece iniciativas como as do Hang, que são, na minha opinião, a cura de muitos antepassados que sofreram por não serem respeitados pelos seus valores além da cor da pele", destaca a diretora executiva do BravaMall, Miriam Almeida.

 

Entre as iniciativas de Hang, ele é fundador da Academia de Letras AlBS Seccional Itajaí/SC e membro da Academia de Letras Brasil/Suíça. Entre suas obras literárias estão "Retintas, quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas" e "Do que nos sobra da guerra e outros versos pretos".

 

Além do poeta, foram homenageados também quatro outras personalidades pela contribuição a diversos setores sociais. Foram eles: Silvana Maria Cardozo, in memoriam, Salete Aparecida, João de Deus Peixoto Brito e Ailton Tomaz Belizario.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp