21/11/2023 às 12h17min - Atualizada em 21/11/2023 às 12h13min

‘Boom’ das redes sociais e teletrabalho impulsionam a busca por procedimentos estéticos faciais no Brasil

Segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a rinoplastia está entre as cirurgias faciais mais procuradas e cresceu mais de 60% no ano passado. Especialista em cirurgias de face afirma que a influência das redes sociais desempenha um papel significativo neste crescimento.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

Divulgação
Com a era das “selfies”, das videoconferências e no auge no universo “instagramável”, a procura por procedimentos estéticos faciais cresceu consideravelmente no Brasil. O levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), mostra que entre as cirurgias na face mais procuradas no mundo estão a rinoplastia (método de correção no nariz) e a blefaroplastia (plástica de pálpebras). Somente a rinoplastia apresentou um crescimento de mais de 60% em 2022 comparado ao ano anterior.

Para Hégena Costa, médica especialista em cirurgias de face, membro da Federação Internacional de Sociedades de Cirurgias Plásticas Faciais  e diretora da Clínica da Face, apesar de a rinoplastia ser um procedimento repleto de benefícios, é necessário cautela na análise já que imagens como as “selfies” e utilização de filtros podem distorcer  as medidas do rosto que, muitas vezes,  chegam a aumentar o tamanho do nariz em até 6% devido às amplas lentes da câmera frontal. “Essa é uma das razões que levam pessoas, principalmente jovens, por conta da distorção de imagem, procurarem uma rinoplastia. Nesse momento, é fundamental o apoio do profissional da saúde durante a consulta para esclarecer e orientar sobre a real necessidade de um procedimento e, em alguns casos, inclusive indicar acompanhamento psicológico ou outro profissional”, explica.

Por outro lado, a médica afirma que, quando recomendado por um especialista, a rinoplastia traz uma série de benefícios em termos de melhorar a aparência, harmonizar o rosto, corrigir problemas respiratórios e conquistar mais autoconfiança, qualidade de vida e autoestima para o exercício das atividades profissionais e pessoais. “O mundo virtual também trouxe mais informações sobre procedimentos estéticos os quais estão cada vez mais tecnológicos. A popularização dessas mídias e o aumento das videoconferências, especialmente com a pandemia e o crescimento do trabalho “online” frente às câmeras, também intensificou a busca do público por um rosto harmonizado. Somente aqui na clínica, percebemos um aumento de 30 % na procura por este tipo de procedimento”, complementa a especialista que, da mesma forma, destaca a rinoplastia na melhoria da saúde se o objetivo for problemas respiratórios.

Rinoplastia sem martelo

Um dos receios do paciente na hora de realizar esta cirurgia é devido ao método utilizado. Com um auxílio de um pequeno martelo, o osso é fraturado, o que resulta em um longo tempo de recuperação, além de inchaços e hematomas.

Entretanto, os avanços tecnológicos também permitiram que as técnicas fossem refinadas. É o caso da rinoplastia ultrassônica, que consiste no uso de um aparelho que, por meio de vibrações, permite ao cirurgião remodelar o osso e realizar a fratura nasal necessária para o procedimento de forma menos traumática. A nova metodologia é utilizada no Brasil há pouco mais de três anos por alguns cirurgiões plásticos.

“Com a rinoplastia ultrassônica, o paciente não fica mais tão inchado ou com hematomas e a recuperação é bem mais rápida. A principal vantagem da rinoplastia ultrassônica é a de preservar estruturas importantes, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região e por ser muito mais precisa do que o método tradicional. Além disso, a recuperação é mais rápida e confortável para o paciente”, ressalta a médica que utiliza rotineiramente a tecnologia nas cirurgias realizadas na Clínica da Face.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp