06/11/2023 às 16h07min - Atualizada em 06/11/2023 às 16h05min

Com 336 mil vagas de emprego abertas recentemente nos EUA, engenharia está entre as profissões mais requisitadas no país

Com o mercado de trabalho aquecido na maior economia do mundo, cresce a oportunidade para brasileiros que sonham com o visto de trabalho e moradia permanente. Segundo especialistas, engenharia é um dos setores com maior procura por profissionais qualificados.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

Unsplash

Morar e trabalhar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros que vêem no país uma oportunidade de alavancar a carreira. Com a escassez de mão de obra qualificada, o visto de trabalho e residência permanente (Green Card) tem se tornado cada vez mais frequente e atraído milhares de profissionais em busca de receber salários competitivos. Segundo recente pesquisa divulgada pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS), o país abriu no último mês 336 mil vagas de emprego, quase o dobro do que o mercado esperava. Engenharia, assim como saúde,  são as áreas com mais oportunidades para estrangeiros que querem viver o sonho americano. 

“Percebemos que a demanda por engenheiros altamente qualificados nos EUA tem crescido consideravelmente, principalmente, em regiões como Flórida, Texas, Louisiana e Alabama. Atualmente, na Mooving Global, que é especializada em assessoria imigratória, a engenharia representa mais de 50% das profissões que atendemos. Para se ter uma ideia, um engenheiro com um excelente currículo e com green card em mãos pode chegar a ganhar de U$120 até US$280 mil por ano. Outra vantagem é que, para trabalhar como engenheiro no país, na maioria dos casos o (visto de residência permanente e trabalho e o  diploma de bacharelado  é suficiente, não sendo necessário que se passe em nenhum tipo de prova ou se obtenha qualquer licença especial”, ressalta a diretora executiva da Mooving Global, Isabella de Cillo Medeiros.

Um dos brasileiros que conquistou o direito de morar e trabalhar nos Estados Unidos graças à sua qualificação profissional e excelente currículo foi o engenheiro naval, Claudio Carvalho. Natural do Rio de Janeiro, ele já atua há mais de seis anos na Ásia, mas viu no green card uma possibilidade de ampliar seus horizontes profissionais. “Eu tenho 14 anos de experiência offshore e esse mercado é muito valorizado nos Estados Unidos. Ter este ouro na mão abre portas para inúmeras oportunidades. Me sinto livre para o mundo e em relação ao mercado de trabalho, muito mais competitivo. Sem falar que isso é um legado que vou deixar para meus futuros filhos”, destaca o engenheiro. 

O que é preciso para conseguir o Green Card?

O primeiro passo para o profissional que deseja entrar no mercado norte-americano é obtero visto de trabalho. Para ser elegível ao green card através do visto EB-2 NIW, Isabella explica que é necessário atender a uma série de critérios da imigração americana, especialmente possuir um diploma de grau avançado ou demonstrar possuir habilidades excepcionais, além de comprovar experiência na área de atuação e um planejamento futuro de atuação no mercado americano que seja de interesse para o país.

Registros acadêmicos de nível equivalente ou superior ao bacharelado americano (diploma de bacharelado, pós graduação, mestrado, doutorado, MBA), cartas de referência de outros profissionais reconhecidos na área, comprovação de pelo menos 5 anos de experiência em sua ocupação, são algumas das evidências que aumentam as chances de aprovação do visto EB-2 NIW pela imigração americana.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp