06/11/2023 às 09h42min - Atualizada em 06/11/2023 às 09h42min

Curso de SEO: O que aprender, como escolher e garantir resultados

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Entender o conjunto de procedimentos e estratégias que permeiam as práticas de SEO, pode fazer com que suas páginas na web alcancem um lugar de destaque nos motores de busca e recebam muito mais visitas.  

 

Nesse sentido, aderir a cursos capazes de explicar as melhores técnicas de Search Engine Optimization parece ser uma excelente ideia.   

 

Mas, diante de tantas opções no mercado, como fazer para escolher o melhor curso? E quais serão os temas abordados? Encontre a resposta para essas e outras questões no decorrer desse texto. Confira! 

O que um bom curso de SEO precisa te ensinar?

 

Primeiramente, é preciso que você entenda que o SEO é um tema extremamente complexo e que seu aprendizado precisa ser feito de forma gradual. Por esse motivo, é comum você encontrar diversos tipos de cursos disponíveis na internet, alguns abordando conceitos mais básicos e outros conceitos mais avançados.  

 

De modo geral, esses são alguns dos assuntos mais relevantes em uma formação de SEO e que certamente farão parte da sua grade de aulas:

Planejamento de SEO

 

Esse tema está relacionado ao desenvolvimento de estratégias eficientes para que o seu planejamento traga resultados. 

 

Assim, você vai aprender a criar conteúdos de acordo com os gostos do seu público, construir uma rede links externos (backlinks), monitoramento do desempenho das postagens, entre outras coisas.

Palavras-chave 

 

A princípio, a palavra-chave é um dos aspectos mais importantes a serem estudados quando o assunto é SEO. 

 

Através dela, você ficará por dentro das principais dúvidas da sua persona, podendo criar conteúdos excelentes e com maiores chances de rankeamento. 



 

 

Um bom curso de SEO avançado irá te ensinar a avaliar tendências, escolher palavras-chave com bom volume de busca e muito mais. 

Análise da concorrência  

 

Outro conteúdo obrigatório é a análise da concorrência. Aqui, você vai aprender a observar e analisar as estratégias do seu concorrente que vem dando certo, levando em consideração as keywords utilizadas, formato do conteúdo, nível de autoridade, entre outros.  

Métricas de desempenho 

 

Não adianta realizar mudanças off-page e on-page e não conseguir avaliar o impacto dessas alterações. Logo, estudar o uso de ferramentas como Moz, Semrush, Google Analytics é essencial nesse processo.    

Como escolher o melhor curso?  

 

Conforme falamos anteriormente, fazer essa escolha pode ser uma tarefa bastante complicada, dada as diversas opções disponíveis no mercado. 

 

Entretanto, para simplificar a sua busca, separamos 4 cursos excelentes (pagos e gratuitos) disponíveis na internet, para que você possa iniciar seus estudos hoje mesmo e se tornar uma expert em SEO. 

SEO Master 

 

O curso SEO Master é gratuito e disponibiliza 7 aulas totalmente interativas para quem quer aprender um pouco mais sobre Search Engine Optimization. O conteúdo é voltado para alunos iniciantes e nele você irá aprender sobre backlinks, SEO on-page e off-page, GSC e muito mais.

EduK

 

Embora o curso da Eduk também seja voltado para o SEO, ele é mais indicado para as pessoas que produzem marketing de conteúdo. As aulas são gratuitas, porém, para emitir o certificado, é necessário realizar pagamento de R$ 27,90. 

 

Dentre algumas das matérias ministrada no curso, estão: desenvolvimento de sitemap.xml, análise sobre o comportamento do Google e aprimoramento/otimização de artigos.

Mirago

 

O curso de SEO básico da Mirago foi lançado no ano de 2015 e pode ser acessado gratuitamente na plataforma. Após o término das 5 aulas disponibilizadas no site, um certificado de conclusão é emitido automaticamente.

 

Confira alguns dos temas que serão abordados:

 
  • Compreensão dos conceitos básicos de SEO

  • Modo de funcionamento do mecanismo de busca

  • Uso correto de palavras-chave

  • Estruturação de conteúdos

Rock Content

 

Por último, o curso de SEO da Rock Content é ministrado por Renato Mesquita, especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. 

 

Ao longo de 28 aulas, você vai aprender a divulgar seu blog em diferentes canais, entender como funciona rankeamento orgânico, disposição dos dados nos mecanismos de pesquisas e muito mais. 

 

O curso é pago e pode ser acessado no site da Rock Content.

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