01/11/2023 às 17h26min - Atualizada em 01/11/2023 às 17h25min

Plano de Estudos para o Enem: Aprovados revelam Planejamento que os levaram a aprovação

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Seguir um plano de estudos para o Enem bem definido e focado, principalmente, nos dias que antecedem a prova, é fundamental para conseguir a tão sonhada aprovação e vaga na Faculdade. 

 

A preparação para o exame não é uma tarefa fácil, mas com dedicação e persistência é possível alcançar bons resultados. E nada melhor do que se inspirar nos passos de quem já passou pelo mesmo caminho e conseguiu ser aprovado. Neste contexto, entrevistamos alunos que foram aprovados no Enem para saber o que eles fizeram no período de reta final do Enem e ao final, daremos algumas dicas de como construir o seu próprio plano de estudos. Acompanhe!

 

Fernanda França da Silva - aprovada em história na Unirio

 

A minha rotina variou muito, no início eu assistia muitas vídeo aulas para recuperar alguns assuntos que perdi durante as aulas online de pandemia; depois dei prioridade para tirar dúvida das matérias e disciplinas que eu não tinha muita familiaridade e, enquanto isso, fazia lista de exercícios das disciplinas que eu dominava. Além disso, eu fazia toda semana 1 ou mais redações.

 

Já na reta final do Enem, meu foco foi fazer redação e simulado. Então eu deixei as vídeo aulas de lado e focava em refazer provas de edições anteriores do Enem, simulados da Descomplica e de outras plataformas. E se eu errasse muito de um mesmo assunto, eu fazia listas sobre ele até fixar na cabeça. Eu nunca deixei de fazer redação. Acho que só nos 2 últimos meses antes da prova eu fiz mais de 20 redações. (tinha vezes que eu fazia 2 ou 3 redações por semana).

 

Se eu pudesse dar um conselho, eu diria para essa pessoa definir seu plano de estudo com base nos seus interesses e com a sua realidade, porque muitos precisam lidar com o enem e com escola ou trabalho ( e às vezes os dois). Também aconselho se a pessoa se inscrever no Sisu,para uma graduação de humanas, praticar também a área de exatas, principalmente, matemática pois é o que mais conta no Enem e foi fundamental para minha aprovação. Também recomendaria que a pessoa descanse pelo menos 3 dias antes das provas porque ela já fez tudo o que podia fazer e agora é hora de exercitar a calma, a paciência e o corpo para resistir a uma prova de alta intensidade e de resistência.

 

Gabriel Henriques Feitosa de Oliveira - aprovado na UFRRJ em quarto lugar para Engenharia de Materiais

 

Minha rotina de estudos nos meses que antecederam o ENEM, consistia em acordar por volta das 9 ou 10 horas da manhã, estudar até a hora do almoço e, após o almoço, realizar uma pausa de mais ou menos 1 hora para poder continuar os estudos,que ia das 14 horas até às 19 horas. Entre uma aula e outra, eu fazia pausas de mais ou menos dez minutos para ajudar a espairecer um pouco, e nos finais de semana a rotina era um pouco mais leve, com menos aulas e de 15 em 15 dias eu realizava simulados para chegar bem preparado. Outro ponto que me ajudou foi a criação de um cronograma de estudos para ajudar na organização.

 

Na reta final foi o momento de virada de chave, comecei a fazer redações e resolver questões com mais frequência e focar menos em conteúdos que tinham menor chance de cair na prova. Porém, ao mesmo tempo, tentei continuar, na medida do possível, com as minhas atividades de lazer. E aumentei a frequência dos simulados, que não eram só do ENEM, e sim de várias provas, como UNICAMP, UNESP e outros concursos.

 

O conselho que eu deixo para os alunos que vão realizar o ENEM 2023 é o de serem persistentes, por mais que esteja difícil, por mais que seja cansativo, por mais que demore para apresentar evolução, no final tudo vai valer a pena. É necessário abdicar de algumas coisas para focar bem nessa reta final, mas é sempre bom fazer uma coisa que gosta para esquecer um pouco dessa preparação que é muito desgastante, desejo uma boa sorte a todos e que nunca deixem de acreditar que é possível.

 

Ana Clara Fernandes da Silva - aprovada em Engenharia Química na Universidade São Judas Tadeu

 

Minha rotina era um pouco conturbada, não tinha muito tempo pra estudar até porque precisava ajudar meu pai na oficina e limpar a casa enquanto minha mãe estava trabalhando. Mas o pouco tempo que eu tinha, eu tentava manter o maior foco possível.

 

Faltando 3 meses para o Enem eu comecei a trabalhar em horários noturnos,ou seja, era quase impossível estudar, mas eu consegui estudar até 1 mês antes do Enem. Eu chegava em casa por volta da 1 da manhã e acordava às 6 ou às 7 da manhã, tomava um chá e ia estudar até 12h e depois eu ia me arrumar pra trabalhar e ficava lá no trabalho até as 23h.

 

Se você pudesse dar um conselho para alguém que está se preparando para o ENEM 2023,o melhor conselho seria "converse com seus pais e não pule os processos" pq se eu tivesse conversado com meus pais direito e não ter trabalhado no "momento errado" ,eu tenho certeza que teria passado em medicina (pq era meu sonho na época).



 

Como montar um plano de estudos para o Enem com foco nos dias que antecedem o exame?

 

Montar um plano de estudos personalizado para os 15 dias que antecedem o Enem pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, é importante levar em consideração a disponibilidade de tempo de cada estudante e definir prioridades de estudo. 

A partir dos depoimentos dos alunos que foram aprovados no Enem, é possível destacar algumas dicas para montar um plano de estudos personalizado, como:

  • Fazer uma revisão para o Enem com foco no conteúdo que já foi estudado, concentrando-se nos tópicos mais relevantes e nas áreas em que se sente menos confiante;

  • Organizar um cronograma diário de estudos, estabelecendo metas claras, períodos de descanso e exercícios de fixação, 

  • Resolver provas anteriores do Enem e simulados, para se familiarizar com o formato da avaliação e aprimorar a gestão do tempo durante a prova. 

 

Além disso, é fundamental manter uma alimentação saudável, dormir bem e cuidar da saúde mental, pois o bem-estar físico e emocional desempenha um papel crucial no desempenho durante o exame. 

Assim, a chave para um plano de estudos eficaz é o equilíbrio entre a revisão aprofundada do conteúdo, a prática de exercícios e a autogestão para manter o foco e a motivação durante esse período crucial. Seguindo esses passos, sua aprovação fica cada vez mais perto!



 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp