30/10/2023 às 12h14min - Atualizada em 30/10/2023 às 12h09min

Imóvel de férias compartilhado: conheça a nova modalidade que é tendência no Brasil

Ao todo, há 180 empreendimentos multipropriedade no país, em todos os estados brasileiros, sendo que 43% estão em fase de lançamento ou obras. Saiba como funciona esse modelo de negócios e conheça o novo empreendimento do gênero que será construído em Santa Catarina.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

NotToScale Architecture

Já imaginou usufruir de um imóvel próprio como hotel ou resort por algumas semanas e dividir custos com outros donos? Muitos brasileiros têm se tornado donos de cotas em projetos chamados multipropriedade. Com a regulamentação em 2018 no país, esse modelo de negócios, muito conhecido no exterior, tem crescido de forma considerável, cerca de 15% no último ano, no Brasil. Ao todo, há 180 empreendimentos com sistema multipropriedade em solo nacional, sendo 97 empreendimentos prontos, 69 em construção e 14 lançamentos, segundo o mais recente relatório divulgado pela Caio Calfat Real Estate Consulting. 

 

Na prática, um imóvel multipropriedade geralmente está localizado dentro de um hotel ou de um condomínio de casas de férias. O sistema consiste na venda de uma fração do imóvel devidamente escriturado, onde você se torna proprietário e tem direito a usar a moradia por um determinado período do ano. Esse período de tempo é, em geral, de uma a duas semanas por ano. Por isso, geralmente, cada imóvel de um empreendimento multipropriedade costuma ter de 26 a 52 cotas.

 

Ao adquirir o contrato, você recebe sua parte na escritura do imóvel, e como proprietário pode vender, alienar ou até repassar em herança ou em doação a sua cota. Como o proprietário é dono da sua fração do imóvel ele ainda pode usar como preferir: descansar no local, alugar, emprestar a um amigo ou parente ou até mesmo optar por colocar sua cota à disposição da rede hoteleira. Para custear as despesas de manutenção do imóvel, há a cobrança de um valor mensal, semelhante a um condomínio.

 

Multipropriedade em Santa Catarina

 

Para quem tem o interesse em um imóvel multipropriedade em Santa Catarina, o Amazon Parques & Resorts, localizado em Penha, próximo ao maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, e de belíssimas praias, terá cerca de 200 unidades residenciais em formato multipropriedade. 

 

“O projeto do Amazon Parques & Resorts foi elaborado com base nos mais modernos princípios da arquitetura e construção sustentável, com menor impacto ambiental possível. Buscará a eficiência energética com a utilização de energias renováveis, o uso racional da água, de tecnologia e materiais mais ecológicos e a integração da cultura conservacionista local”, afirma o presidente do Amazon Parques & Resorts, Roberto Kwon.

 

A gestão hoteleira será feita pela norte-americana Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquias hoteleiras do mundo com mais de 9.200 hotéis espalhados por 95 países em seis continentes. O empreendimento será afiliado à RCI, o que garante acesso aos seus mais de 4.200 resorts afiliados em 110 países.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp