18/10/2023 às 16h08min - Atualizada em 18/10/2023 às 16h07min

Tendinite na mão sintomas: tratamentos e prevenção

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A tendinite na mão é uma condição dolorosa que afeta os tendões. Os sintomas podem incluir dor, inchaço e dificuldade de movimentar a mão afetada. 

O tratamento da tendinite na mão pode envolver repouso, fisioterapia e medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação. 

É importante procurar um ortopedista especialista para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento eficaz. 

O acompanhamento com um fisioterapeuta também pode ser recomendado para ajudar na reabilitação da mão afetada. 

Se você está enfrentando sintomas de tendinite na mão, não hesite em buscar ajuda médica para garantir uma recuperação adequada.

Sintomas da tendinite na mão

Os sintomas da tendinite na mão podem ser bastante incômodos. Os principais sinais dessa condição incluem dor, inchaço e sensibilidade na região afetada.

Além disso, a tendinite na mão pode dificultar a realização de movimentos simples do dia a dia, como segurar objetos ou digitar no computador. 

Essas atividades que antes eram fáceis e naturais podem se tornar um verdadeiro desafio para quem sofre com essa condição.

Muitas vezes, o uso de uma munhequeira para tendinite pode ser recomendado como uma forma de dar suporte e alívio à área afetada. 

Esta munhequeira ajuda a estabilizar o pulso e a reduzir o movimento, minimizando assim a dor e a inflamação.

Outro sintoma comum da tendinite na mão é a rigidez matinal. Ao acordar, algumas pessoas podem sentir uma sensação de rigidez e dificuldade para movimentar os dedos e a articulação do pulso. 

Esse desconforto costuma diminuir ao longo do dia conforme o indivíduo realiza movimentos suaves e aquece as articulações.

Ressaltamos que cada pessoa pode apresentar diferentes sintomas de tendinite na mão, variando em intensidade e duração. 

Esses sintomas também podem ser confundidos com outras condições relacionadas à saúde das mãos.

Portanto, caso você esteja enfrentando algum desses sintomas ou suspeite que possa estar com tendinite na mão, é fundamental buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Causas da tendinite na mão

A tendinite na mão pode ser causada por diferentes fatores. A repetição de movimentos é uma das principais causas dessa condição. 

Quando uma pessoa realiza movimentos repetitivos com as mãos, como digitar no computador ou tocar um instrumento musical, os tendões podem ficar inflamados e doloridos.

Lesões traumáticas ou esforços excessivos também podem desencadear a tendinite na mão. 

Se alguém sofreu uma queda ou impacto direto nas mãos, isso pode levar à inflamação dos tendões. 

Da mesma forma, se uma pessoa exerce muita pressão ou força repetidamente nas mãos durante atividades físicas ou profissionais, isso pode contribuir para o desenvolvimento da condição.

Existem outros fatores que aumentam o risco de desenvolver a tendinite na mão. A idade avançada é um desses fatores, pois os tendões podem perder sua elasticidade e resistência ao longo do tempo. 

A postura inadequada durante as atividades diárias e a falta de condicionamento físico também podem aumentar o risco de desenvolver essa doença.

Diagnóstico da tendinite na mão

O diagnóstico da tendinite na mão é geralmente feito por meio de exame clínico e histórico do paciente. 

O médico especialista irá avaliar os sintomas relatados pelo paciente, como dor, inchaço e dificuldade de movimentação da mão.

Para confirmar o diagnóstico, podem ser solicitados exames complementares, como radiografias ou ultrassonografias. 

Esses exames ajudam a identificar possíveis lesões nos tendões ou outras estruturas da mão que possam estar causando os sintomas.

Ressaltamos que o diagnóstico preciso da tendinite na mão deve ser feito por um médico especialista. 

Eles possuem o conhecimento necessário para interpretar corretamente os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Ao consultar um médico, esteja preparado para fornecer informações detalhadas sobre seus sintomas, há quanto tempo você está sentindo essas dores e se ocorreu algum evento específico que possa ter desencadeado o problema.

No consultório médico, o profissional realizará testes específicos para avaliar a amplitude de movimento da sua mão e verificar se há dor ao tocar em determinadas áreas. 

Essas informações são fundamentais para auxiliar no diagnóstico correto da tendinite na mão.

Tratamentos para a tendinite na mão

A tendinite na mão pode ser tratada de várias maneiras, dependendo da gravidade dos sintomas e do estágio da lesão. Aqui estão algumas opções comuns de tratamento:

Repouso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios

O tratamento inicial para a tendinite na mão geralmente envolve repouso adequado, aplicação de gelo na área afetada e o uso de medicamentos anti-inflamatórios. 

Descansar a mão ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas dolorosos. O gelo pode ser aplicado por cerca de 15 minutos, várias vezes ao dia, para ajudar a diminuir o inchaço. 

Medicamentos anti-inflamatórios podem ser prescritos pelo médico para controlar a dor e reduzir a inflamação.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma opção comum de tratamento para a tendinite na mão. Esse tipo de terapia visa fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada e melhorar a mobilidade da mão. 

O fisioterapeuta usará técnicas específicas, como exercícios terapêuticos, alongamentos e massagens, para ajudar no processo de recuperação.

Procedimentos cirúrgicos

Em casos mais graves ou quando outros métodos não são eficazes, pode ser necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos para tratar a tendinite na mão. 

A cirurgia pode envolver remoção parcial ou total do tecido danificado ou reparação dos tendões afetados. 

Esses procedimentos são realizados por um cirurgião especializado e podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a função da mão.

Lesões de nervos nas mãos relacionadas à tendinite

A tendinite na mão pode causar compressão dos nervos, resultando em lesões como a síndrome do túnel do carpo. 

Essas lesões de nervos podem trazer diversos sintomas desconfortáveis e limitantes para as pessoas afetadas.

Sintomas das lesões de nervos

Os sintomas das lesões de nervos nas mãos relacionadas à tendinite podem variar, mas geralmente incluem formigamento, dormência e fraqueza muscular. 

Esses sintomas podem se manifestar não apenas na mão, mas também nos dedos e até mesmo no braço.

Alguns indivíduos relatam uma sensação de choque elétrico percorrendo a mão ou os dedos. 

Outros podem sentir uma dor aguda que irradia pelo braço. A perda de força e coordenação motora nas mãos é um problema comum associado às lesões de nervos causadas pela tendinite.

Tratamento para as lesões de nervos

O tratamento dessas lesões geralmente envolve terapias conservadoras ou cirurgia, dependendo da gravidade da condição.

  • Terapias conservadoras: incluem repouso adequado para a mão afetada, uso de tala ou órtese para imobilização, fisioterapia para fortalecimento muscular e alívio da dor.

  • Medicamentos anti-inflamatórios: podem ser prescritos para reduzir a inflamação ao redor dos tendões e aliviar os sintomas.

  • Injeções corticosteroides: são administradas diretamente no local afetado para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.

  • Cirurgia: pode ser necessária em casos mais graves, quando as terapias conservadoras não são eficazes. A cirurgia visa liberar a pressão nos nervos afetados e reparar qualquer dano causado pela compressão.

Salientamos que o tratamento adequado deve ser determinado por um profissional de saúde, como um médico ortopedista ou fisioterapeuta especializado em mãos.

Conclusão

Nesta postagem, exploramos os sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos para a tendinite na mão. 

A tendinite na mão é uma condição dolorosa que pode afetar nossa capacidade de realizar tarefas diárias. 

Os sintomas comuns incluem dor, inchaço e dificuldade de movimento. É importante buscar um diagnóstico adequado através de exames médicos para identificar corretamente a causa da dor.

Os tratamentos para a tendinite na mão podem variar desde medidas conservadoras, como repouso e fisioterapia, até opções mais avançadas, como medicamentos anti-inflamatórios ou cirurgia em casos graves. 

É fundamental seguir as recomendações médicas e adotar hábitos saudáveis ​​para prevenir o desenvolvimento ou recorrência dessa condição.

Se você está enfrentando sintomas de tendinite na mão, não hesite em buscar ajuda médica especializada. 

Um profissional qualificado poderá fornecer um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o seu caso específico.

Lembre-se também de adotar medidas preventivas, como manter uma postura correta durante atividades repetitivas ou utilizar equipamentos ergonômicos adequados.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp