17/10/2023 às 16h26min - Atualizada em 17/10/2023 às 16h07min

Treinamento gratuito sobre técnicas de reanimação cardiopulmonar reúne mais de 500 pessoas em Itajaí

Equipes da Guarda Municipal, Codetran e alunos do Colégio Bom Jesus foram capacitados durante evento, que ocorreu nesta segunda-feira (16), no BravaMall.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

Divulgação

Nesta segunda-feira (16), o BravaMall, centro de compras e lazer da Praia Brava, em Itajaí/SC, aderiu ao RCP Day, ação mundial para difundir técnicas de ressuscitação cardiopulmonar,  que são medidas emergenciais que possibilitam o salvamento de uma pessoa que tenha sofrido uma parada cardíaca e podem salvar vidas. Bombeiros, Samu e médicos utilizaram bonecos durante o treinamento e capacitaram mais de 500 pessoas no local. Equipes da Guarda Municipal, Codetran e alunos do Colégio Bom Jesus participaram da ação. 

Estima-se que, anualmente, 17 milhões de pessoas morrem em decorrência de paradas cardíacas em todo o mundo. No Brasil, o número chega a 360 mil, ou 800 por dia, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Isso representa uma vítima a cada 90 segundos. Orientar e preparar a população para atuar em uma situação como esta é essencial para salvar vidas. O objetivo do BravaMall é promover bem-estar e isso inclui a realização de ações como esta junto a população. O conhecimento dessas técnicas podem fazer toda diferença em um momento de emergência”, ressalta a diretora executiva do Bravamall, Miriam Almeida.

“Acreditamos que o treinamento seja a base do conhecimento prático. As manobras de reanimação podem ser estudadas, mas nada se compara em colocar em prática. Você realmente sentir no boneco a profundidade adequada, a frequência correta que se deve fazer e se um dia vivenciar este tipo de situação, saber como proceder da melhor forma”, destaca o médico emergencista e coordenador do Centro American Heart Association EME Doctors,  Gustavo Silva. 

“A importância de crianças e adolescentes participarem deste tipo de capacitação é muito grande, pois eles acabam aprendendo técnicas que irão ajudá-los em uma situação de emergência. Costumamos fazer estes treinamentos com os nossos colaboradores, mas com os alunos é a primeira vez”, comenta o gestor do Colégio Bom Jesus, Francisco Novaes. 

O treinamento foi realizado pela EME Doctors, Corpo de Bombeiros, Samu e Unimed, com apoio da Uniavan e incluiu diversas manobras que podem ser feitas antes da chegada do socorro, com intuito de prevenir sequelas e até a morte. 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp