10/10/2023 às 17h11min - Atualizada em 10/10/2023 às 17h09min

Indústria de Santa Catarina investe na saúde mental dos colaboradores

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos trabalhadores adultos têm transtornos mentais. Fábrica têxtil de moda infantil é exemplo de ações ao bem-estar de colaboradores, desde debates, incentivo à prática de esportes até a cultura de prevenção à saúde mental.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

Divulgação

De acordo com a OMS, uma em cada oito pessoas têm algum tipo de transtorno mental, sendo que quase 60% dos casos são de ansiedade e depressão. A estimativa é de um prejuízo para a economia global de quase um trilhão de dólares. No trabalho, o apoio à saúde mental é tão relevante quanto a saúde física dos funcionários. Em Santa Catarina, o Grupo Marlan, que detém as marcas Marlan, Milli&Nina e Ioluigi! e possui mais de 600 colaboradores entre diretos e indiretos, investe em programas para promover bons hábitos e a saúde dos colaboradores. Além de plano de saúde, realiza constantemente ações para identificar possíveis problemas de saúde mental. 

“Eles fazem palestras e rodas de conversa que oportunizam a troca de informações sobre saúde mental, autoconhecimento, autodesenvolvimento e autocuidado. É algo muito rico porque, às vezes, as pessoas se sentem sem direcionamento por falta de conhecimento. E a partir do momento que elas sabem onde pedir ajuda e que podem pedir ajuda, esse processo fica muito mais fácil”, diz a psicóloga Joice Jung, CRP 12/18404, parceria do Grupo Marlan.

Além de não ignorar as condições de bem-estar mental dos funcionários, a empresa discute o tema de forma aberta e transparente e auxilia no direcionamento de profissional especializado, quando indicado, através de assistência psicológica. 

“O Grupo Marlan desenvolve uma comunicação dentro da empresa para que as relações interpessoais sejam mais assertivas. Existe ainda uma cultura de empatia e um olhar humanizado para os colaboradores. Eles criam oportunidade para que o colaborador identifique suas necessidades e, dessa forma, ele pode ser direcionado ao profissional indicado e especializado”, explica.

Outro fator relevante é a promoção da prática de atividades físicas entre os colaboradores. O Grupo realiza torneios esportivos e disponibiliza quadras dentro da empresa para a prática de atividades físicas. Pedro Luís Góis, 50, trabalha é motorista e trabalha há quase 14 anos na Marlan. Pratica futebol e vôlei com os colegas de trabalho de 2 a 3 vezes por semana. Acredita que a prática de esportes contribui para a saúde mental. “Cada vez que pratico atividade física me sinto muito bem fisicamente e mentalmente, além de contribuir no combate de doenças”, explica. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp