26/09/2023 às 10h06min - Atualizada em 26/09/2023 às 10h05min

Quando trocar os pneus do carro? Sinais que indicam o desgaste dos pneus!

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Quanto trocar os pneus do carro? Essa é uma pergunta muito comum entre os proprietários de veículos, pois o momento certo para trocar os pneus do carro é uma preocupação importante.

Afinal, ter pneus em bom estado é fundamental para garantir a segurança nas estradas, aderência ao solo e estabilidade durante a condução. Além disso, pneus desgastados podem reduzir a eficiência do veículo e consumir mais combustível.

A seguir, confira os sinais que indicam quando trocar os pneus do carro:

Quando trocar os pneus do carro? Sinais que indicam o desgaste dos pneus!

Existem diversos sinais que indicam a necessidade de trocar os pneus. É importante estar atento a esses sinais para evitar acidentes e preservar a vida útil dos pneus.

Logo a seguir, listamos alguns dos principais sinais que indicam que é hora de trocar os pneus do carro:

1. Profundidade dos sulcos:

Os pneus têm sulcos na banda de rodagem que são responsáveis por fornecer aderência ao solo e dispersar a água em caso de chuva. A profundidade mínima dos sulcos deve ser de 1,6 mm, conforme a legislação brasileira.

No entanto, é recomendado que os pneus sejam substituídos quando atingirem uma profundidade de 2 mm a 3 mm, pois a eficiência do pneu diminui consideravelmente quando os sulcos estão muito desgastados.

Confira também: Carros novos e usados mais buscados no Brasil

2. Desgaste irregular:

Se o desgaste dos pneus não for uniforme, é um sinal de que pode haver algum problema com o veículo. Desgaste excessivo em apenas um lado do pneu pode indicar um problema de alinhamento ou balanceamento das rodas.

Já o desgaste excessivo no meio dos pneus pode indicar que a pressão dos pneus está muito alta. Em qualquer um desses casos, é importante identificar e corrigir o problema antes de trocar os pneus.

3. Ranhuras:

Além dos sulcos principais, os pneus também têm ranhuras menores que ajudam a melhorar a aderência ao solo. Essas ranhuras também desempenham um papel importante na dispersão de água.

Se as ranhuras estiverem desgastadas ou ausentes, é um sinal de que o pneu está perdendo sua eficiência e precisa ser substituído.

4. Borracha ressecada:

A borracha dos pneus pode ficar ressecada com o tempo devido à exposição ao sol e a condições climáticas adversas.

Pneus ressecados podem perder sua elasticidade e tornar-se mais propensos a rachaduras e cortes. Se a borracha estiver ressecada, é um sinal de que os pneus estão próximos do fim de sua vida útil e é hora de trocá-los.

5. Idade dos pneus:

Mesmo que os pneus não apresentem nenhum sinal óbvio de desgaste, é importante considerar a idade dos mesmos. Pneus têm uma vida útil de cerca de cinco a seis anos, mesmo que não tenham sido usados.

Depois desse período, a borracha começa a perder suas propriedades e o risco de danos aumenta. Portanto, é recomendado trocar os pneus após cinco a seis anos, mesmo que pareçam estar em bom estado.

6. Batalha de pressão:

Verificar regularmente a pressão dos pneus é fundamental para manter o desempenho e a segurança do veículo. Pneus com pressão inadequada podem desgastar-se de forma irregular e prejudicar o consumo de combustível.

Se os pneus estiverem perdendo pressão com frequência, mesmo após calibrá-los, pode ser um sinal de que há algum problema interno que pode resultar em um furo ou vazamento. Nesse caso, é recomendado trocar os pneus.

7. Vibrações excessivas:

Se o volante do carro começar a tremer ou se houver vibrações excessivas durante a condução, pode ser um sinal de que os pneus estão desgastados de forma irregular ou desequilibrados.

Nesses casos, é importante verificar o alinhamento e balanceamento das rodas. Se o problema persistir mesmo após a correção, é provável que os pneus precisem ser substituídos.

8. Mudança nas características de dirigibilidade:

Se o carro começar a se comportar de forma diferente durante a condução, como maior instabilidade ou dificuldade de controle, pode ser um sinal de que os pneus estão desgastados e perdendo sua eficiência.

É importante prestar atenção a essas mudanças e, se necessário, trocar os pneus. Ao comprar pneu barato, verifique a reputação do vendedor, informações sobre a qualidade e marca do item.

Trocar os pneus no momento certo é fundamental para garantir a segurança, estabilidade e eficiência do veículo durante a condução, a fim de dirigir de forma segura na estrada.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp