25/09/2023 às 18h26min - Atualizada em 25/09/2023 às 18h19min

Prepare seu e-commerce para as tendências de 2024!

Para se destacar no mercado é preciso estar por dentro de todas as tendências para o e-commerce em 2024. Venha conferir mais sobre o assunto!

As tendências para e-commerce estão sempre surgindo e se reinventando, para conseguir se destacar no meio é preciso entender as novidades e descobrir formas de usá-las ao seu favor.  Atualmente, o mercado digital é um ótimo ramo para expandir e tem espaço para todos, porém, é necessário aprender como se tornar mais relevante para conquistar os seus clientes. 

Sabemos que a tecnologia está avançando cada vez mais, por isso algumas tendências para e-commerce em 2024 estão ligadas a este conceito. Entretanto, existem alguns pontos que sempre devem ser lembrados, muitas vezes as pessoas focam tanto em inovação e esquecem de fazer o básico. 

Então, sempre tenha em mente que antes de inovar é preciso se certificar que o seu negócio consegue entregar um bom atendimento. Com o nosso artigo você encontra tudo sobre as tendências para e-commerce em 2024, além de dicas básicas, mas super úteis. Continue a leitura e aproveite! 

Conheça seu público alvo


Pode parecer um pouco óbvio demais, mas conhecer o seu público alvo é o primeiro passo para conseguir criar estratégias que sejam satisfatórias. As pessoas buscam por um atendimento personalizado, a única maneira de conseguir oferecer isso é conhecendo o atual e futuros clientes.  

Para conhecer os seus futuros consumidores é importante entender sobre os tipos de clientes. De acordo com a WGSN, empresa de análise de tendências do comportamento do consumidor, em 2024 veremos 4 perfis de consumidores mais relevantes, sendo eles: 

Reguladores


São os consumidores constantes, geralmente, gostam de se sentir no controle das operações de compra. Por isso a estratégia do “click and collete” pode funcionar para incentivar a compra. 

O click and collete permite que o consumidor faça uma compra online, pelo site ou aplicativo do estabelecimento, e retire o pedido na loja física ou em um ponto de retirada próximo. É um sistema que pode funcionar para lojas maiores e para consumidores que buscam ter o controle. 

Conectores


Os conectores estão indo na contramão das tendências de agilidade, pois preferem um processo de compra mais detalhado e personalizado. É possível que essa característica tenha relação com a forma de vida dessas pessoas, que priorizam o tempo de qualidade, a saúde mental e não apenas a praticidade. 

Nesse caso é importante investir em uma experiência de compra com detalhes minuciosos e atenção ao cliente. 

Construtores de memórias


Os construtores de memórias também buscam por produtos que façam diferença no seu estilo de vida, por isso, estão mais ligados ao que se chama economia do cuidado. Esse termo é definido para compras que vão atender certas necessidades, como por exemplo, produtos para skincare (cuidados com a pele).  

Outra alternativa é oferecer pequenos brindes que também possam impactar o estilo de vida, como ecobags. 

Neo-sensorialistas


Os neo-sensorialistas são chamados de híbridos, pois estão mais conectados com as novidades, buscam agilidade no processo, mas também querem o atendimento personalizado. É por isso que a alternativa de oferecer recompensas digitais, como cupons, pode ser muito bem aceita. 

E então, já está anotando tudo? Calma que ainda tem mais, acompanhe a leitura!

Entenda o comportamento dos consumidores


Conhecer o público alvo e buscar por entendimento sobre os possíveis futuros clientes, faz parte de uma análise sobre o comportamento dos consumidores. Porém, sempre é possível realizar um estudo mais aprofundado para se preparar melhor. 

Com certeza você já ouviu falar sobre a jornada de compra dos usuários, geralmente esse processo era visto como algo linear. A pessoa passava por etapa de aprendizagem e descoberta, depois reconhecia que tinha um problema, então começava a buscar uma solução, que era adquirir um produto ou serviço. 

Essa constância foi colocada à prova, de acordo com a equipe de insights de consumo do Google, a jornada de compra pode ser definida como o caminho do meio confuso. Isso significa que o consumidor toma decisões por impulsos que podem ser difíceis de serem colocados em etapas simples e complementares. 

É por isso que entender o comportamento do consumidor pode ser uma tarefa trabalhosa. O uso de estratégias de testes é uma boa forma de começar a desvendar esse caminho do meio confuso, outro ponto importante é o reforço das estratégias básicas, como um bom atendimento, otimização de páginas, criação de conteúdo relevante, entre outros. 

Formas de pagamento flexíveis


Uma das maiores tendências para e-commerce em 2024 é a busca por várias formas de pagamentos, as pessoas querem realizar pagamentos com agilidade e segurança. Então, vale a pena encontrar maneiras de diversificar esse processo. 

Uma loja virtual precisa oferecer diversas opções aos clientes, como por exemplo, o PayPal, que está se tornando bem popular dentre as pessoas e claro que elas vão querer comprar em lojas que aceitem esse modelo de pagamento. Outras opções são o Google Pay ou Samsung Pay, é primordial ter alternativas para que o cliente possa escolher. 

E claro, não poderíamos falar de pagamento sem citar o PIX, atualmente esse modelo é um dos mais utilizados no Brasil, pois é rápido, seguro e perfeito para o cliente. 

Adoção de Inteligências Artificiais


A IA chegou com tudo em 2023 e é claro que essa tendência se mantém para os próximos anos. A Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar processos, realizar a automação dos chatbots por exemplo e até mesmo auxiliar na criação de imagens. 

Lembrando que a IA é um complemento, ou seja, você ainda precisa de ideias autorais. Muitas ferramentas, como por exemplo, o Chat GPT, são controlados e podem trazer informações interessantes, a dica é saber como usar os prompts para que a ferramenta entregue boas respostas. 

Redes sociais para divulgação e anúncios


As redes sociais são uma tendência sólida, ou seja, elas não vão embora tão cedo, mas sofrem mudanças o tempo todo. Então, além de divulgar o seu trabalho na rede social, é importante saber como utilizar a plataforma ao seu favor. Por exemplo, o Instagram conta com recursos de venda, o Instagram Shopping, que pode ser uma ótima vitrine para os seus produtos. 

Inclusive, esta rede social é muito popular, de acordo com o relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários.

Os anúncios feitos em redes sociais também têm muito mais chance de alcance, pois as pessoas passam muito tempo nas timelines, seja no X (antigo Twitter), no Facebook ou Instagram. 

Relacionamento com o cliente


A relação com o cliente vai muito mais além do que o processo de compra, é preciso estabelecer um vínculo e se fazer presente na vida do cliente. Para isso é necessário usar algumas estratégias, como por exemplo, o e-mail marketing, com esse recurso é possível avisar clientes sobre promoções, cupons de descontos e novidades. 

É importante fazer com que o cliente se sinta ouvido, além disso, o conteúdo do e-mail marketing precisa ser relevante ao consumidor. Outra forma de criar esse vínculo é manter o canal de comunicação aberto para dúvidas e até mesmo reclamações. 

O sistema de recompensas também é bem visto, como por exemplo, a campanha de ganhar pontos ao indicar um amigo, ou baixar o aplicativo. 

Pós-venda


O pós-venda faz parte da construção de um relacionamento sólido com o cliente, pois na maioria das vezes, o consumidor fica feliz ao ver que a empresa realmente se preocupa com a sua opinião. Por isso, criar um sistema de avaliações e responder os comentários dos clientes é uma boa alternativa. 

Dicas para performar bem em 2024


Além de todas essas tendências para e-commerce em 2024, temos algumas dicas que estão sempre em alta. Confira! 

Tenha uma boa agência


Com uma boa agência de marketing é possível realizar um trabalho profissional, é claro ambos os lados precisam estar em sintonia. A agência pode dar a orientação necessária e trabalhar em estratégias que realmente funcione para o seu nicho, por isso, sempre busque um serviço especializado. 

Contrate uma boa plataforma


A plataforma de vendas precisa ser atrativa, funcional e otimizada, sendo assim, é preciso investir em ferramentas que realmente entreguem um bom resultado. 

 Invista em boas imagens


No e-commerce, o consumidor só pode contar com as imagens para saber como é o produto, por isso elas devem ser impecáveis. A imagem precisa capturar a cor certa, os detalhes e até mesmo dar uma noção de tamanho, que vai ser complementada com a descrição. 

Tenha uma boa descrição dos seus produtos

A descrição detalhada faz um trabalho complementar com as imagens, então é preciso caprichar. Além das informações, use alguns recursos textuais para atrair o cliente. 


 Conclusão


E então, já está preparado para embarcar nas tendências para e-commerce de 2024? Lembre-se de ter muita paciência e dedicação, nada supera um trabalho bem feito.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp