18/09/2023 às 17h03min - Atualizada em 18/09/2023 às 17h01min

Transporte de cargas por modal aéreo cresce quase 60% no Brasil

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que no primeiro semestre de 2023 o Brasil atingiu 1.176 milhões de cargas movimentadas pelo modal aéreo. Produtos de alto valor agregado são os mais indicados para este tipo de operação, além de ser alternativa para driblar custos de estocagem.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

Divulgação
Ainda pouco explorado no Brasil, o modal aéreo para transporte de cargas vem ganhando espaço, principalmente, para o envio de produtos de alto valor agregado e pelo curto tempo de transferência. Somente no primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou 1.176 milhões de cargas movimentadas pelo modal aéreo, um crescimento de 57,8% comparado ao mesmo período do ano passado, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os números englobam cargas domésticas e internacionais. 

“O Brasil é um país com dimensões continentais e por isso o modal aéreo é estratégico na elaboração de um planejamento logístico. Percebemos o aumento nos últimos meses, principalmente, por conta de uma maior demanda no transporte de produtos com alto valor agregado e que necessitam ser entregues com urgência, por exemplo, vacinas e produtos farmacêuticos, além de insumos hospitalares.  Também é utilizado pelo setor de indústria, para movimentar peças de reposição, fundamentais para não parar as máquinas na linha de produção em casos extremos, explica Sandro Marin, diretor da Tek Trade, empresa especializada em comércio exterior. Referência pelas estratégias personalizadas e focadas em negócios de importação e exportação, a Tek Trade percebeu uma sensibilidade maior dos clientes neste ano pelo transporte aéreo, modal que possibilita rapidez na transferência de produtos.

Principais aeroportos de carga do Brasil
Os aeroportos de carga no Brasil têm importância fundamental na logística de comércio exterior do país. Entre os principais, está Guarulhos (SP), maior complexo logístico aeroportuário do país. Ele interliga 34 países, todas as capitais e as principais cidades brasileiras por meio de mais de 720 voos diários operados por 40 empresas aéreas nacionais e internacionais. Outros importantes terminais de cargas do Brasil são: Viracopos (SP), Manaus (AM), Rio Galeão (RJ) e Brasília (DF). 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp