15/09/2023 às 16h19min - Atualizada em 15/09/2023 às 16h18min

O que é hospedagem para site e como escolher a melhor opção

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Escolher de forma correta a hospedagem para site é um passo muito importante; descubra como escolher a melhor opção! Leia mais.

 

Hoje em dia, tanto os indivíduos quanto as empresas podem encontrar a possibilidade de crescerem no mundo virtual. Cada dia mais o digital ganha mais força, e, se você tem um site, a hospedagem correta pode fazer toda a diferença.
 

O mercado de hospedagens está bastante competitivo, com várias opções disponíveis. Cada opção possui os seus prós e contras, incluindo o preço da assinatura, oferta de serviços em português, qualidade de suporte, presença de servidores no Brasil, armazenamento, atendimento telefônico, entre outros.
 

Com tantas opções, é comum ficar confuso sobre qual hospedagem para site é a melhor para você. Por isso, neste artigo você confere dicas sobre como escolher a melhor opção.

O que é hospedagem para site?

A hospedagem para site nada mais é do que um serviço que permite empresas ou pessoas que possuem sistemas online a salvar informações, arquivos, páginas, vídeos, imagens ou outros conteúdos acessíveis por web. Em outras palavras, a hospedagem se trata de um espaço virtual onde os seus arquivos podem ficar armazenados e disponíveis e acessíveis para toda a web.
 

Há diversos tipos de hospedagem para site e cada um deles tem as suas próprias características. Logo, são indicados para diferentes situações. Confira:
 

  • Hospedagem grátis

  • Hospedagem compartilhada

  • Servidor dedicado

  • Servidor virtual privado (VPS)

  • Hospedagem em cloud

  • Co-location

  • Hospedagem WordPress

  • Streaming

As companhias que oferecem serviços de hospedagem para site, independente do tipo, podem variar a oferta. Por isso, é recomendável conferir os pacotes oferecidos por cada empresa antes de contratar os serviços.

Como escolher a melhor opção de hospedagem para site?

Há algumas dicas que podem te ajudar a saber qual é a melhor opção de hospedagem para site considerando as suas necessidades. 

Suporte ao cliente

Uma das principais preocupações de quem pensa em contratar um provedor é o suporte ao cliente. Afinal, a hospedagem para site precisa oferecer boas condições para os clientes que acessam o seu site, mas é preciso que o provedor também consiga tirar as suas dúvidas e te auxiliar de modo eficiente.
 

Nem todas as empresas possuem suporte ao cliente em português, por exemplo. Além disso, há provedores que possuem suporte ao cliente por telefone, enquanto outros não disponibilizam essa possibilidade de comunicação. 
 

Portanto, confira quais são os canais de comunicação que o provedor disponibiliza. Veja também se o suporte ao cliente funciona 24 horas ou não. Antes de contratar um serviço, é fundamental verificar todas as questões com relação ao suporte ao cliente. Isso pode te poupar muitas dores de cabeça no futuro.

Tráfego mensal

Algumas hospedagens de sites podem limitar o tráfego mensal, embora muitas pessoas possam não saber disso. Mas como isso pode afetar o seu site?
 

Após uma quantidade limitada de acessos, o servidor passará a cobrar um valor adicional por cada visitante “extra” que acessar o seu site. Como isso pode te afetar financeiramente, é essencial estar bem atento ao tráfego oferecido pela empresa. Uma dica é observar se o tráfego é ilimitado.

Uptime - disponibilidade

Você já tentou clicar em um link e o site de destino não abriu? Isso com certeza é algo bem chato, não é mesmo? Saiba que isso pode estar ligado à disponibilidade, também conhecida como Uptime. 
 

Quanto mais próximo a disponibilidade for de 100%, maior será a garantia de disponibilidade de serviço. Sendo assim, uma dica é se atentar a essa porcentagem e priorizar hospedagens que ofereçam uma taxa de no mínimo 99%.
 

Vale a pena lembrar que o problema de disponibilidade não irrita apenas o usuário, mas também o Google. Isso porque o Google, quando isso ocorre, pode passar a dar menos valor para os resultados de busca para o endereço que apresenta esse problema.

Segurança de dados

A preocupação com a segurança de dados é algo crescente hoje em dia. Na hora de escolher a empresa de hospedagem para site ideal para você, isso não seria diferente.
 

É necessário ter certeza que a hospedagem de site que você escolher consegue proteger totalmente os dados dos seus clientes. Além disso, isso também ajuda o seu site a ficar online e ativo, mesmo que ocorram imprevistos ou problemas naturais. 

Armazenamento disponível

A necessidade de armazenamento disponível dependerá do tipo de site e dos objetivos que você tem com o site. Em certos casos, pode ser necessário ter uma maior capacidade de armazenamento, em outros casos, um armazenamento menor pode ser o suficiente. 
 

Por isso, se você precisa de muito espaço, é fundamental prestar bem atenção no armazenamento disponível oferecido pela hospedagem!

Velocidade de carregamento

O Google tende a priorizar páginas que possuem carregamento mais rápido. Para quem já entende de SEO, isso pode não ser uma novidade. Logo, certifique-se de que a empresa de hospedagem de site disponibiliza uma boa velocidade de carregamento. 
 

Vamos lembrar que a demora para carregar a página é um fator que pode irritar o usuário, causando a desistência de continuar navegando no seu site.

Custo-benefício e modo de pagamento

Atente-se também ao custo-benefício do provedor. Ser muito barato não é sinônimo de ser ruim, assim como ser muito caro não é sinônimo de qualidade. Faça uma relação com os serviços disponibilizados e o valor cobrado pela empresa.

Além disso, você também pode verificar quais modos de pagamento são aceitos. 

Dica extra: confira se há serviços extras

Como o mercado de hospedagem para site está muito competitivo atualmente, é comum que muitas empresas ofereçam serviços extras para os seus clientes. Por isso, não esqueça de conferir com os provedores se eles disponibilizam esses benefícios e quais são eles. 
 

Leve isso em consideração antes de tomar a sua decisão, porque muitas dessas vantagens a mais podem atender exatamente às suas necessidades. Antes de assinar qualquer tipo de hospedagem, leia com atenção todos os serviços aos quais você, como cliente, terá direito. 
 

Se você quiser conhecer mais características sobre hospedagem para site, clique aqui para acessar o nosso artigo com as 20 melhores hospedagens para sites de 2023, com base em fatores como suporte ao cliente, segurança, preço e desempenho.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp