17/08/2023 às 18h29min - Atualizada em 17/08/2023 às 18h28min

Fatores de risco para doenças do coração e como reduzi-los

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

As doenças cardiovasculares podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou do gênero. Apesar disso, existem fatores de risco que podem aumentar a probabilidade do desenvolvimento dessas condições e que podem ser identificados por um médico cardiologista de Uberlândia.

No entanto, muitos desses fatores de risco podem ser reduzidos. Entenda mais sobre o assunto a seguir:

Fatores de risco modificáveis

Os fatores de risco modificáveis, como o próprio nome sugere, podem ser alterados, para reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas. São eles:

1. Tabagismo

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. Isso porque, a nicotina e outras substâncias químicas do cigarro são responsáveis por prejudicar as artérias e por consequentemente, aumentarem a pressão arterial.

Nesse sentido, parar de fumar e realizar consultas com cardiologista em Uberlândia estão entre as melhores maneiras de reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

2. Dieta não saudável

Manter uma dieta baseada em gorduras saturadas, colesterol, sal e açúcares adicionados pode estar diretamente ligado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Portanto, adotar uma dieta equilibrada, com frutas, vegetais, grãos integrais e outros alimentos saudáveis é essencial para reduzir esses riscos.

3. Sedentarismo

Outro fator de risco que pode ser crucial para o desenvolvimento de doenças do coração, é a falta de atividade física regular.

Afinal, o sedentarismo pode ser responsável por contribuir para o ganho de peso, para o aumento da pressão arterial e de níveis elevados de colesterol. Dessa forma, praticar regularmente atividades físicas é crucial para melhorar a saúde cardiovascular e reduzir os risco de complicações com doenças do coração.

4. Hipertensão arterial

A pressão pode causar prejuízos às paredes dos vasos sanguíneos, consequentemente aumentando o risco de doenças cardiovasculares. 

Nesse sentido, realizar acompanhamento em uma clínica de cardiologia Uberlândia para monitorar regularmente a pressão arterial é muito importante. Além disso, adotar hábitos mais saudáveis também pode fazer total diferença para a saúde do coração.

5. Colesterol alto

O colesterol ruim alto, pode ocasionar o acúmulo de placas nas paredes das artérias, o que acaba dificultando o fluxo sanguíneo, resultando no desenvolvimento de doenças. Sendo assim, para reduzir o colesterol, é essencial seguir uma dieta saudável.

Fatores de Risco que não podem ser modificados

Além dos fatores de risco modificáveis, existem também os fatores que não podem ser modificados, são eles:

1. Idade

Com o passar do tempo, o risco de desenvolver doenças cardíacas aumenta. Por exemplo, homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 anos têm mais chances de ter problemas cardiovasculares. 

No entanto, é importante lembrar que embora não seja possível alterar a idade, a adoção de medidas preventivas desde cedo pode ajudar a reduzir os riscos.

2. Histórico Familiar

Pessoas que possuem parentes com histórico de doenças cardíacas correm mais riscos de desenvolvê-las também. Nesse sentido, mesmo que o histórico familiar não possa ser alterado, conhecer esse fator de risco e realizar acompanhamento regular, como a realização de exames e consultas em clínica Uberlândia, é essencial..

Cuide da saúde!

Com fatores de risco ou não, realizar acompanhamento regular com cardiologista é extremamente importante. Além disso, é essencial também realizar acompanhamento com outras especialidades, como uma clínica urologia em Uberlândia, pneumologista e muito mais.

Tratando-se de crianças, é extremamente importante realizar consultas regulares com pediatra em Uberlândia e outras especialidades, se necessário.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp