15/08/2023 às 20h14min - Atualizada em 15/08/2023 às 20h11min

COMO PREVENIR O PÉ DIABÉTICO E EVITAR FERIDAS GRAVES

Dr. Adjaldes Moraes explica como ocorre e quais são os cuidados necessários com o pé diabético, condição que, se não tratada, pode levar à amputação dos membros.

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Fonte: Jornalista Rafaela Silva)
(Foto: Divulgação)
A diabetes é uma doença crônica caracterizada pela falta de insulina e/ou incapacidade dela de exercer seu papel de manutenção dos níveis de glicose no sangue. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 464 milhões de pessoas vivem com a doença em todo planeta.

As pessoas com diabetes podem sofrer de inúmeros problemas vasculares, sendo um deles o conhecido pé diabético.
Essas pessoas têm mais chances de desenvolver feridas neste local, de acordo com os fatores de risco:
•    Problemas nos nervos ou neuropatia diabética: complicação do diabetes que afeta os nervos das pernas e pés, diminuindo a sensibilidade dessa região e favorecendo as lesões; •    Problemas na circulação: o diabetes prejudica os vasos sanguíneos de todo o corpo, principalmente as artérias, responsáveis por levar o sangue com oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo.

O médico cirurgião Vascular, explica  que a prevenção, o diagnóstico precoce e o bom acompanhamento são fundamentais para evitar complicações graves no pé diabético.

“Quem tem diabetes deve redobrar os cuidados com os pés e fazer o autoexame diariamente, sempre procurando por quaisquer lesões, áreas avermelhadas ou alterações nas unhas, bolhas e mudança no aspecto do membro.” Ressalta.

O especialista ainda recomenda algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir a doença nos pés:

* Controlar a glicemia;
* Parar de fumar;
* Ter cuidado ao cortar as unhas, mantendo o formato reto;
* Lavar os pés diariamente e secar bem para evitar infecções;
* Usar calçados confortáveis que cobrem todo o pé e evitar andar descalço;
* Colocar os pés para cima quando estiver sentado;
* Fazer exercícios frequentes se não tiver feridas;
* Hidratar os pés, mas manter a região entre os dedos sempre seca.

Ainda de acordo com o especialista, o pé diabético não tem cura, mas existem tratamentos disponíveis em caso de complicações. E terapias como: pressão negativa, câmara Hiperbarica e Medicina Regenerativa estão revolucionando de forma muito positiva a assistência a esses pacientes. 
O principal cuidado é comparecer ao médico e fazer exames para os pés a cada seis meses, no mínimo. Apenas um profissional especializado poderá realizar uma avaliação e dar o diagnóstico correto, encaminhando o paciente para o tratamento mais indicado.

Drº Adjaldes Ribeiro de Moraes Júnior
Cirurgião Vascular e Endovascular 

Instagram: @institutomjr

https://institutomjr.com.br
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp