14/08/2023 às 20h08min - Atualizada em 14/08/2023 às 20h07min

Origem das bebidas: onde surgiram as bebidas mais famosas?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Ao consumir alguma bebida, você já parou para pensar em sua história? Imaginamos que não, já que, nesse momento, as pessoas apenas pensam na degustação do produto. No entanto, conhecer a origem das bebidas mais famosas, como cerveja, whisky e muitas outras, nos permite apreciar ainda mais essas deliciosas criações da humanidade.

Veja as regiões do mundo que deram origem a algumas das bebidas alcoólicas mais consumidas 

Cerveja

A cerveja é não é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo à toa; ela detém essa popularidade muito por conta de ser uma das mais antigas já inventadas pelo homem; sua origem remonta a cerca de 6 mil anos atrás, na antiga Mesopotâmia, região em que viviam os sumérios, que produziam e consumiam essa bebida feita de cevada.

Com o tempo e popularidade, o gosto pela cerveja se espalhou pelo Egito, Grécia, Alemanha e outros lugares do mundo, cada cultura trazendo suas próprias técnicas e sabores únicos.

Whisky

Já ouviu histórias em que a origem das bebidas alcoólicas é dividida? Esse é o caso do whisky, já que não há precisão entre o surgimento na Escócia ou na Irlanda; dessa forma, é melhor creditar a origem à região do Reino Unido (por mais que a Irlanda seja independente).

Acredita-se que a destilação de bebidas alcoólicas nessas regiões tenha começado no século XV, e o whisky foi uma das criações mais notáveis em todo o processo. Hoje, a apreciação dessa bebida é notável, com diversas variações espalhadas pelo mundo.

Vodka

Novamente, a origem das bebidas mais famosas se encontra em uma divisão, dessa vez entre russos e poloneses. Originalmente, a vodka, com forte produção no leste europeu, era usada para fins medicinais e como uma forma de desinfetar feridas.

Com o passar dos anos, a produção de vodka foi aprimorada, e hoje ela é apreciada em diversas preparações de coquetéis e drinks, muito por conta da neutralidade de seu sabor.

Tequila

A tequila é uma bebida icônica do México, produzida principalmente a partir da agave-azul, uma planta nativa. Quando os colonizadores espanhóis chegaram à região, no século XVI, começaram a destilar a bebida usando técnicas indígenas e, por isso, a tequila ainda é tão valorizada no país, por conta de suas raízes.

Rum

O rum tem origens controversas, mas muitos acreditam que a bebida foi desenvolvida nas ilhas do Caribe durante os séculos XVII e XVIII; logo, não é de se espantar que, em produções audiovisuais, essa bebida seja tão ligada aos piratas e marinheiros.

Cachaça

Achou que não mencionaríamos a origem das bebidas brasileiras? A cachaça nasceu em nosso país, feita a partir da cana-de-açúcar. É possível dizer que a cachaça surgiu por volta do século XVIII, quando os portugueses chegaram em terras tupiniquins.

A produção da cachaça evoluiu e a indústria da bebida permanece forte no país, tanto que, atualmente, não é nada difícil encontrar cachaça por preço de atacado, para economizar e consumir da melhor forma possível.

Vinho

O preço do vinho branco, tinto, ou qualquer outra variação da bebida também é algo muito buscado, pela popularidade desse produto, mas muitas pessoas não sabem de onde o vinho surgiu. Se esse é o seu caso, não se preocupe, já que não há precisão nessa informação, visto que a bebida possui mais de 6.000 anos desde sua invenção; no entanto, acredita-se que o Oriente Médio seja a região mais indicada. 

Se você, como um consumidor ou fornecedor de vinho tinto, pensava que a origem da bebida seria a Itália ou França, não cometeu nenhum erro grave, já que, atualmente, esses países estão entre os maiores produtores de vinho.

Conhaque

A resposta para a origem do conhaque está mais fácil do que imaginamos: no nome. Esse destilado foi criado em Cognac, na França, onde o clima e o solo propiciam condições ideais para o cultivo das uvas utilizadas em sua produção. Os produtores, para homenagear a cidade, deram à bebida o seu nome.

O preço do conhaque de Cognac costuma ser mais elevado, independentemente da marca, justamente pela nobreza do local.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp