09/08/2023 às 21h07min - Atualizada em 09/08/2023 às 22h15min

Big Bang Boca, chega ao Instituto Artium de Cultura

Renato Galvão
Divulgação
A partir de 27 de agosto, o Instituto Artium de Cultura, em Higienópolis, inaugura a exposição Big Bang Boca, da artista Maria Nepomuceno, famosa mundialmente pelo seu trabalho que cria vida em tramas, adquirindo referências de atividades destacando comunidades indígenas e Carnaval. A mostra que fica até 04 de novembro, com entrada franca, tem sua produção utlizando diversos materiais, como cordas, palha, cerâmica, madeira, barro e resina.
 
"Neste novo projeto tive a oportunidade de explorar um espaço singular, um palacete com uma arquitetura desafiadora por se fazer bastante presente. Concebi uma instalação que ganha vida a partir do jardim, como se emergisse naturalmente desse ambiente. Gradualmente, ela se expande, escala paredes e adentra a sala através da janela, criando uma sensação de invasão, mas de maneira acolhedora", detalha Maria Nepomuceno.
 
"A ideia dessa obra contrapõe outros trabalhos que desenvolvi durante a pandemia, em que os organismos escapavam pelas janelas. Agora, os organismos enraizados partem da própria natureza, ocupando o espaço interior de forma orgânica e conectam-se à estrutura arquitetônica do salão. Esta relação com a terra reflete um desejo profundo de aterramento, de reforçar a importância do retorno à natureza e de expandir minhas raízes simbólicas através dessa instalação", completa.
 
"Formas vulcânicas pulsam no interior da sala principal, como um organismo vivo, cheio de veias, capilares e artérias - que nos remetem não só ao nosso corpo, mas também ao universo e ao planeta. Ao espectador basta somente identificar-se ou ser absorvido completamente por bocas famintas e tentáculos que serpenteiam pelo espaço", explica o curador da exposição, Danniel Rangel.
 
A visitação que será de 27 de agosto, até 04 de novembro, tem entrada franca toda quarta, quinta e sexta-feira (12 até 18 horas); e aos sábados e domingos (10 até 18 horas). O Instituto Artium de Cultura, fica na Rua Piauí, 874, em Higienópolis, região central de São Paulo. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp