02/08/2023 às 19h03min - Atualizada em 02/08/2023 às 18h59min

Ensino técnico é a saída para o crescimento do Brasil, diz pesquisa

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Fonte: Caderno1 Comunicação)
(Foto: Divulgação)
O ensino técnico desempenha um papel estratégico na economia, fornecendo profissionais altamente capacitados, impulsionando a inovação, fortalecendo a indústria, gerando empregos, sendo assim um verdadeiro impulsionador econômico. É o que afirma a pesquisa "Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil", realizada pelo Itaú Educação e Trabalho.

Com os dados disponibilizados, é possível visualizar que uma das saídas para o crescimento do Brasil é a expansão da educação técnica. De acordo com o levantamento, se o Brasil aumentasse a oferta da modalidade de ensino em questão, o PIB (Produto Interno Bruto) subiria 2%, e a desigualdade social também diminuiria.

"Os resultados obtidos evidenciam que investimentos na expansão da oferta de ensino médio técnico valem a pena ser considerados. Isso não apenas no Brasil, mas também em economias em desenvolvimento com baixa produtividade. Há um significativo potencial de resultar em benefícios para a sociedade, como a redução da desigualdade de renda, o aumento do PIB e do bem-estar em termos de consumo", relata trecho da pesquisa.

A implantação de políticas públicas com educação técnica e a democratização do acesso dos jovens aos programas de formação profissional são alguns caminhos sugeridos pela pesquisa em questão.

Maior rede de ensino técnico particular do Brasil

Diante desses fatos, fica evidente que o ensino técnico desempenha um papel crucial na economia brasileira, impulsionando o crescimento econômico, a inovação, a competitividade e a geração de empregos. É fundamental que haja investimentos contínuos nessa modalidade de ensino, fortalecendo e expandindo os programas de formação técnica em todo o país.

Um dos maiores impulsionadores dessa modalidade é a rede Grau Técnico. Como a maior rede de ensino técnico particular do país, o Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional e oferece mais de 30 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de 18 a 24 meses, com aulas três vezes por semana.

Atualmente, o grupo conta com mais de 200 mil alunos em 130 unidades em todo o país. Com mais de 10 anos de fundação, já foram mais de 100 mil alunos encaminhados para o mercado de trabalho. Além de cursos de excelência com valores acessíveis para a população, a rede oferece bolsas de estudos anualmente.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp