20/07/2023 às 20h37min - Atualizada em 20/07/2023 às 20h18min

29ª INCANTO TRENTINO TERÁ MUITAS NOVIDADES PARA OS VISITANTES

Festa acontecerá em dois finais de semana, dos dias 27 a 30 de julho e de 03 a 06 de agosto, no Centro de Eventos Cremilda Tridapalli

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Fonte SECOM Prefeitura Municipal de Nova Trento)
(Fotos: Arquivo / Carlos Pedrotti)
Alegria, música, gastronomia típica e muito vinho! Presentes na cultura italiana e seguidos pelos moradores de Nova Trento, esses costumes poderão ser conferidos de perto por visitantes de todo o Estado, e também de outras regiões do Brasil,  que visitarem a 29ª edição da Incanto Trentino - A Festa das Tradições Trentino-Italianas. 
Considerada uma das maiores festas de divulgação da cultura italiana em Santa Catarina, o evento deste ano está repleto de novidades. A maior delas é a realização da festa em dois finais de semana, dos dias 27 a 30 de julho e de 03 a 06 de agosto, no Centro de Eventos Cremilda Tridapalli. A realização da Incanto Trentino é da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 
"Devido ao pedido de milhares de pessoas para ampliarmos o tamanho da festa, a Comissão Organização da Incanto Trentino, se reuniu com o Prefeito e a Secretária de Cultura e Turismo e, em conjunto, decidimos por dois finais de semana. Outra novidade é uma estrutura mais moderna, à base de LEDs, decoração com mais cores, sem perder o rústico da nossa cultura. Além disso, teremos muitas atrações culturais e várias bandas. Vamos preservar a Cultura Italiana, mas também contaremos com shows nacionais", anunciou Cirineu Bunn.
A abertura oficial da 29ª Incanto Trentino será no dia 27 de julho, às 20h com a presença de autoridades e convidados. Neste dia, os portões abrem às 17h já com apresentações culturais e show com a Camerata Florianópolis sendo que, durante a apresentação, não será cobrado ingresso. A cerimônia terá ainda a tradicional sangria do primeiro barril de vinho e o tombamento da polenta, que é sempre uma atração à parte e encanta os visitantes. O Tradicional Desfile que sempre reúne famílias e amigos que mostram a alegria das tradições italianas, acontecerá no domingo, dia 06 de agosto, às 10h e também contará com a presença dos mascotes da Incanto Trentino, o Luigi e a Pina. 
Lembrando que, nos dias 27 e 28 de julho e 03 e 04 de agosto, as entradas são gratuitas das 17 às 19h e nos dias 29 de julho e 05 de agosto, das 10 às 17h e 30 de julho e 06 de agosto, das 10h às 14h, o público também não paga ingresso. Nos demais dias e horários os ingressos custam R$ 20,00.  Estudantes, idosos e todos os públicos previstos em Lei terão garantidos o meio ingresso. Quem for à festa com traje típico também terá entrada gratuita.
ATRAÇÕES CULTURAIS E GASTRONOMIA TÍPICA
Durante a Incanto Trentino, a cultura italiana será apresentada pelos moradores de Nova Trento, através das músicas típicas interpretadas por bandas italianas e populares, da cidade e vindas de outras regiões; das danças típicas, apresentadas pelos grupos folclóricos e pelas competições que são lembradas até hoje pelas famílias neotrentinas, como serrador, estilingue, chope e vinho em metro e muitas outras.
Outra grande atração da festa é a gastronomia. Queijos, salames e geleias fabricadas por famílias do município, bem como todas as marcas de vinhos de Nova Trento e da cervejaria da cidade, estarão sendo comercializadas na festa. Com o setor de gastronomia ampliado, o público terá mais opções de refeições, como massas, pizzas, polenta, entre outras, com destaque para o prato típico da festa que é o Piatto Nostrano.
REALEZAS DA 29ª INCANTO TRENTINO
A beleza italiana será representada pela Rainha e Princesas da Incanto Trentino e pela “Piccola Regina” e  Principessas, que são as realezas mirins da festa. Nesta 29ª edição as representantes mirins são Maria Clara Gon Vanini, como Seconda principessa; Suzana Fachin Till, como Prima principessa e Ana Betina Fantini, que é a nova Piccola regina da Incanto Trentino. Já a realeza adulta da 29ª Incanto Trentino é representada pela Rainha Ariani Dalla Brida; Eduarda Grott da Silveira, 2ª princesa e Adriana Izabel Dalsenter, 1ª princesa. 
Para a edição de 2024 que comemora os 30 anos da Incanto Trentino, as realezas mirins serão escolhidas no domingo, dia 6, a partir das 16h. Já o concurso para escolha das realezas adultas terá duas etapas, a primeira aconteceu na última sexta-feira, dia 14, quando jurados definiram, em um evento privado, as três finalistas do concurso e, posteriormente, no dia 6 de agosto, novos jurados escolherão entre as finalistas, a Rainha e as princesas da 30ª Incanto Trentino. 
"A parceria entre Poder Público e os organizadores da festa, está cada vez mais sólida, o que nos dá muita força para fazer com que este evento se torne imperdível. Estamos melhorando e ampliando a estrutura bem como toda a programação, para desta forma suprir a expectativa do público - já que esta edição deve ser muito maior, levando em conta que a festa terá mais dias e muito mais atrações culturais e gastronômicas", frisou a secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento, Mariléia Cipriani Tomasoni.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp